Translate

31 de janeiro de 2011

Como estamos agindo diante das dificuldades?


Ao lermos em 2 Rs 6:1-7, a primeira coisa que detectamos é que eles estão diante de um grande problema, uma grande dificuldade. Um dos moços deixou cair nas águas um machado, mas o grande problema é que, o machado era emprestado, logo aquele homem se desesperou. Note que no vs 3, ele convidou a Eliseu para ir com ele. Entendemos pela simbologia bíblica que Eliseu simboliza o Espírito Santo, então eles poderiam descansar. Quantas vezes estamos vivendo situações em que nos desesperamos e dizemos: ai Senhor e agora? mas nunca devemos esquecer que temos o Espírito Santo, que nos consola, e intercede por nós com gemidos inexprimíveis, e nos dará a vitória. Quero destacar quatro pontos interessantes para meditarmos, e daí vem a pergunta: como estamos agindo diante das dificuldades?

1- Você está tentando fugir?
Ex: Elias fugiu diante das ameaças de Jezabel (I Rs 19:2,3,9,10), um homem que orou e caiu fogo do céu agora está fugindo com medo, de morrer, pois, ele temeu por sua prória vida, e fugiu. E você, como está agindo diante do problema? Deus não te chamou pra fugir, e nem temer as ameaças do diabo, ele nos chamou para desfazer as obras do diabo, portanto, é ele que tem que fugir. O profeta Jonas (Jn 1:1-17 ) tentou fugir, não do problema, mais do centro da vontade de Deus, e com isso ele criou um problema prá sua própria vida, ao ponto dos marinheiros terem que jogá-lo para fora do navio, para que a fúria do mar se aquietasse.Mais uma vez ficou claro que fugir não é a solução.
2- Você está murmurando?
Ex: Israel no deserto.Se existiu um povo que soube murmurar, esse povo foi a nação de Israel. Diante de tantas maravilhas que Deus operou a murmuração nunca saiu dos seus lábios. Em Ex. 15:24,25. Eles enfrentaram a primeira dificuldade após a saida do Egito; a falta de água, chegaram em Mara, mas não poderam beber água, pois as águas de Mara eram amargas, então começaram a murmurar. No vs 25, diz que: Moisés lançou um lenho nas águas, e as águas tornaram-se doces. Na versão atualizada diz que ele lançou uma árvore nas águas, lenho e árvore são a mesma coisa. Temos visto na simbologia bíblica que árvore é simbolo do homem, logo entendemos que nós (árvores) devemos nos lançar sobre a água (símbolo da palavra) para que o sistema do mundo não sufoque a nossa vida.
3- Você está desistindo diante das dificuldades?
Ex: os dez espias desistiram diante das aparentes dificuldades (Nm 13:31-33). Eles preferiram acreditar que não iam conseguir, que os homens eram mais fortes que eles. Por esse ato de covardia eles pagaram um preço muito alto, que foi o de não entrar na terra prometida; diferente de Josué e Calebe que entraram na terra, pois neles haviam outro espírito, o espírito de valentia. Outro exemplo foi o de Orfa (Rt 1:14,15), ela desistiu; preferiu voltar pra o seu povo, e para seus deuses. Diferente de Rute, que deixou umas das declarações mais bela da Bíblia: " o teu povo é o meu povo, e o teu Deus é o meu Deus" (1:16). Que diferença existe na vida daqueles que desistem e na vida daqueles que vão adiante, olha pra quem foi Rute, e olha pra quem foi Orfa;esta simplesmente sumiu da história, enquanto Rute foi mencionada na genealogia de Mt 1:5. Deus não conta com quem volta atrás, só com quem não desiste. Aos covardes diga a eles que voltem (Jz 7:3). Deus não conta com covarde.
4- você está vendo o problema com que olhos?
Ex: Eliseu, diante dessa dificuldade onde não havia mais esperança, afinal foi um ferro que afundou, um ferro emprestado, que situação. Mas a atitude de quem vê o problema com os olhos espirituais é bem diferente. Observe a atitude de Eliseu (Espírito Santo), ele pergunta onde caiu? cadê? onde está o problema? e o moço lhe mostrou o lugar, e imediatamente ele lançou o pau nas águas e o ferro flutuou. O Espírito Santo te pergunta onde caiu? Ele quer que você mostre o lugar que precisa de um milagre, pois só Ele tem a solução, Ele quer que você se lance sobre a palavra e creia que para Ele nada é impossivel. Em Jó 41:27 diz: Ele trata o ferro como palha, e o bronze como o pau podre, diante dessa declaração eu te pergunto: onde está o teu problema? Ele é o mesmo ontem hoje e será eternamente( Hb 8:13). O ferro simboliza os nossos problemas, que está sob a palavra, que é a água; se nos lançarmos na água, nossos problemas serão resolvidos. Só depende de como estamos agindo diante das dificuldades, dos problemas que são inevitável. Que surjam! Pois o próprio Jesus falou que "no mundo tereis aflições, mais tende bom ânimo eu venci o mundo". (Jo 16:33).
 
 
 
Cristina m. Silvano de Andrade 

Jesus está voltando! Ele te ama e te chama vem!

Image Hosted by ImageShack.us