Translate

16 de junho de 2024

O crente comemora festa junina?

 A festa junina veio para o Brasil com a colonização de Portugal, antigamente era chamada de festa Joanina, por causa de João Batista, pois nesse dia se comemora seu aniversário, como Joao Batista nasceu 6 meses antes de Jesus, foi separado o dia 24 de Junho, assim como separaram o dia 25 de Dezembro para o nascimento de Cristo (sabemos que essas datas não procedem) com o tempo o nome foi mudado para festa Junina devido ao mês de Junho.


Qual o objetivo ?

Essa festa o intuito principal é adoração aos ídolos, São João,  e São Pedro.
Sobre a fogueira, isso se origina de uma história católica de uma fogueira sendo acesa para alertar Maria sobre o nascimento de João Batista e assim para ter sua assistência após o parto, Isabel teria que acender uma fogueira em um morro. (Wikipedia)
Então amados fica claro que esses princípios é de origem católica, nada tem a ver com o crente, pois o crente segue os princípios de Cristo.

Essa festa, também chamada de festa caipira, é comemorada  com danças,  quadrilhas, e outros rituais, a festa é comemorada em vários países, e em todo Brasil, principalmente no Nordeste.

A luz da bíblia devemos ter cuidado, devido a origem, pois o nosso Deus diz; Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; (Ex 20:3:4).

Então fica claro que a festa Junina o objetivo principal é adoração aos ídolos,  atribuem as bênçãos a São João, são Pedro, e tambem no mês de Junho, se comemora o dia de santo Antônio, no dia 12,  denominado pelos católicos como o Santo casamenteiro, também é comemorado o dia dos namorados. Crente  não comemora dia dos namorados, pois é atribuído a esse ídolo Santo Antônio.
O crente nada tem nada ver com os ídolos.
Não comemoramos o dia de São João, nem de nenhum ídolo com nome de "santo", comemoramos todos os dias o Santo de Israel que é Jesus! Todos os dias comemoramos o seu senhorio em nossas vidas

Sobre comidas típicas

Isso é devido ao mês, vou explicar melhor, em Portugal era tradição comemorar a colheita do trigo, e nessa época o Brasil não era um grande produtor de trigo.  No Brasil Junho é o mês da colheita do milho, por isso a festa é comemorada com o grão do milho, por isso essas comidas maravilhosas feitas com o milho, canjica, pamonha, cural e etc...
Muitos acham pecado comer alguma comida nessa época pois acham que são oferecidas aos ídolos, se baseando em Atos 15:29a, que diz que os gentios não comam carne sacrificada a ídolos. Alegam que as comidas das festas junina são sacrificadas aos santos, isso pode ser como também não, pois tem pessoas que fazem as comidas sem esse intuito e sim somente o de vender.

Quando foi decidido isso no concílio de Jerusalém foi porque os Judeus não comiam as carnes vendidas nos mercados, pois achavam que era pecado pois as vendas das carnes eram sacrificada aos ídolos,  e muitas das vezes eram sobras de alguns
sacrifícios pagão, e os gentios que se convertiam achavam que não tinha nada a ver, pois essas coisas não tinha força sobre os cristãos, posteriormente Paulo fala em 1 Cor. 8 sobre o assunto e deixa claro que essas coisas não tem efeito sobre a vida do cristão pois o ídolo nada é, ele deixa claro que não alcancamos o favor de Deus pelo o que comemos, não nos tonamos piores ou melhores se comermos ou não,  dai ele aconselha que por causa dos fracos, não comecem,  para não escandaliza os fracos na fé,  mas de forma alguma Paulo diz que não podemos comer, leia todo o texto.

Na minha opinião não é pecado comermos comidas feitas com o milho, que sao vendidas nessa época,  pois quando  compramos consagramos ao Senhor tudo o que comemos. Veja o que diz em  I Timóteo 4:4-5;  Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças, pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração.

Vejamos  Romanos 14:22,23
Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus. Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova.
Mas aquele que tem dúvida é condenado se comer, porque não come com fé; e tudo o que não provém da fé é pecado.

Então sobre a comida ore a Deus e coma pela fé, se não quiser comer nao julgue quem come, como diz: Ramanos 14:3; O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu. Leia todo o texto de Romanos 14 :1-23.

Sobre a festa em si, comemorar esses dias é render louvor aos Santos, pois a festa foi criada com o único objetivo de honrar a esses ídolos.

Tenho  certeza que João Batista que era um servo de Deus, se tivesse vivo não aprovaria tais práticas,  pois ele não queria glória para ele e sim pra Cristo, ele disse que  Cristo era o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29)
Também disse que o importante era que Cristo crescesse e ele diminuísse (João 3:30). O objetivo dele era levar o povo para Cristo e não para ele.

Que Deus em Cristo Jesus nos abençoe com essa palavra.

Cristina M Silvano do Nascimento/cris-silvano@hotmail.com 

Jesus está voltando! Ele te ama e te chama vem!

Image Hosted by ImageShack.us