Translate

5 de fevereiro de 2011

Guarde o que tens!

“E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar” (Gn. 2:15).
 
Deus quer que sempre estejamos dispostos a guardar algo, pois nas Escrituras várias vezes Ele nos ordena a isso. Ele quer que tenhamos um compromisso com a Sua Palavra, e que a obedeçamos custe o que custar.
Criou o homem (Adão) e lhe deu uma ordem, uma missão – cultivar e guardar o jardim. Mas guardar de quem ou do que, se só existiam eles no jardim?
Quando Deus deu essa ordem para Adão – cultivar e guardar o jardim. Deus sabia que satanás iria tentá-lo, por isso ele deveria está vigiando.
E o que é o jardim? O jardim é a nossa própria vida, e a terra é o nosso coração. Devemos lavrá-lo a cada dia, adubá-lo, cultivá-lo, e guardá-lo. Devemos ficar atentos a que tipo de ervas, de frutos, o nosso jardim está produzindo.
 
Adão tinha essa missão (a de guardar o jardim), que foi confiada pelo próprio Deus. Ele não valorizou e não guardou o seu coração; e diante da primeira proposta do diabo, cedeu, caiu. O seu jardim foi invadido, a sua terra ficou vulnerável a qualquer erva daninha. Agora (depois do pecado), poderia crescer livremente espinhos e cardos, coisa que outrora não tinha nascido no jardim. Espinhos e cardos são símbolos do pecado que agora estavam crescendo na terra (coração). Mas o que é guardar? Guardar é conservar, manter intacto, vigiar. Em Apocalipse 3:11 diz: “Guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa”.
 
Mas o que o homem tem para que ele possa guardar?
Adão tinha um jardim dado por Deus, e nesse jardim Deus mantinha comunhão com ele, e na viração do dia Deus lhe falava. E nesse jardim Deus manifestava toda a Sua glória.
O Senhor se manifestava a Adão como: Jeová-jireh – O Deus das provisões; Elohim – O Deus forte; El-Olam – O Deus eterno; El-Shadai – O Deus poderoso; Adonai – Senhor Soberano; Jeová-Shalom – O Senhor é paz; Jeová-Nissi – O Senhor é minha bandeira; Jeová Shamá – O Deus presente; Jeová-Tsidkenu – O Senhor é justiça.
De todas essas formas Deus se revelou a Adão, inclusive, a do Deus de justiça, que o julgou com retidão, quando falhou em sua missão – a de cultivar e guardar o jardim. Adão até cultivou, mas não guardou, e o nosso Deus não aceita que O obedeçamos pela metade, mas que cumpramos cabalmente a Sua Palavra.
 
E nós, o que temos a guardar? Também temos um jardim, que é a nossa vida, a qual devemos vigiar para que ninguém a roube de nós. Deus nos deu a vida eterna por meio do Seu filho, e nos ordena que a cada dia estejamos vigiando. Pois o diabo veio para roubar, matar e destruir. Ele quer roubar algo valioso em teu jardim, que é a tua coroa (comunhão com Deus) como fez com Adão. Quando Adão perdeu a comunhão, perdeu a coroa, que é algo magnífico e glorioso na vida do crente. Quando temos comunhão com Deus, Ele se manifesta a nós com todos aqueles títulos mencionados no item anterior. E é maravilhoso sabermos que temos o Deus vivo, que trabalha por aqueles que Nele espera.
Perdemos a nossa coroa quando deixamos de lado a ordem do Senhor, e trocamos a comunhão com Ele, por qualquer prato que nos é oferecido.
 
Olhe para o teu jardim nesta hora, e veja qual tipo de semente tem produzido e o que tem crescido na terra do teu jardim?
Será que é necessário arrancar algumas sementes e lança-las fora? Não deixe que brote cardos e espinhos, pois cardos e espinhos só nasceram depois que Adão fracassou em sua missão. E é isso que acontecerá se fracassarmos em guardar os nossos corações, deixando entrar as setas malignas que são as sugestões do diabo.
Não devemos dar créditos às palavras negativas, vozes humanas que querem nos fazer parar. Senão, seremos vencidos e destruídos pela nossa própria escolha – a de baixar a guarda e permitir que o inimigo entre.
Guarde o que Deus tem te dado! Algo grande e valioso que é a Sua Palavra. É através dela que vem a comunhão com Ele e, isso vale mais do que ouro e prata.
Se Adão tivesse guardado a palavra, quando Deus lhe disse pra vigiar o jardim, ele não teria caído. E se nós não guardarmos a palavra de Deus, com certeza cairemos, e seremos destituídos da glória de Deus. Portanto, deixe que cresça na terra do teu jardim, que é o teu coração, árvore frutífera que sirva para alimentar a tua vida.  E também, alimentar a outros, saciando a fome e a sede de muitos!
 
Jardim fechado és tu irmã minha, noiva minha, manancial fechado fonte selada” (Ct 4:12).
Somos a noiva do Cordeiro! O Senhor quer contar conosco como um jardim fechado, selado, guardado. Um jardim que só quem poderá acessá-lo seja Cristo – o esposo. Ele quer que deixemo-LO ser o Senhor em nosso jardim. Quer que vigiemos para que no nosso jardim não entre “as raposas as raposinhas (sugestões do diabo), que fazem mal as vinhas, pois, as nossas vinhas estão em flores” (Ct 2:15). Devemos guardar o nosso jardim em todo tempo, vigiando sempre e nunca esquecendo que: “O diabo nosso adversário, está ao nosso derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”.o Anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra”. (Sl 34:7)
 
Mas o Senhor nos da à missão de guardar, vigiar o jardim, guardar a vinha que está em flores, e se não vigiarmos perderemos as flores (dons) das nossas vinhas, e a virtude do nosso jardim (presença de Deus).
Disse um escritor uma frase que nunca esqueci, e recomendo que você jamais a esqueça. Ele disse: “Se você vigia, mas não ora, está perdendo forças para a batalha, e se você ora, mas não vigia, vai perder a batalha orando”. Que verdade gloriosa! Quantos estão orando, chorando, profetizando, mas não estão vigiando. E quando dão por conta já abriram os seus jardins, o qual deveria está fechado. E mesmo orando, profetizando, cantando, chorando, pregando, perdem a batalha, porque não vigiaram. Pois o inimigo vem com suas artimanhas e sugestões aparentemente agradáveis aos olhos. Como diz um homem de Deus: “O diabo é o maior confeiteiro que existe; ele confeita o bolo lindo e maravilhoso para agradar os teus olhos, mas a morte é o seu o recheio”.
 
Portanto, guarde o teu jardim, boa terra e a tua coroa! Não abra mão dessa missão gloriosa que Deus te deu – a de guardião da Sua palavra, e do nosso jardim. Guarde o que tens! Guarde a palavra, e serás mais que vencedor!
Que Deus nos guarda, isso é fato consumado. Mas quando Ele ordena que guardemos algo, é porque somos capazes. Ele nos confia essa missão porque sabe que podemos cumpri-la, pois é Ele quem nos capacita. Jamais te pedirá algo que você não possa fazer, Ele sabe o potencial que tem dentro de você. Por isso não devemos vacilar. “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4:23).
Guarde o teu coração, adube essa boa terra, cultiva-a, e não deixe que qualquer semente seja plantada em teu jardim!
Você tem a autoridade de não permitir que a erva daninha seja plantada em teu coração. Escolha a boa semente que é a Palavra de Deus! Pois aquele que dá o crescimento é fiel e, conservará em paz a tua boa terra.
 
 
Por: Cristina Silvano/cris-silvano@hotmail.com

Jesus está voltando! Ele te ama e te chama vem!

Image Hosted by ImageShack.us