Translate

31 de maio de 2024

Jejum é para a igreja ou para os judeus?

O que é jejum? Segundo o dicionário é privação parcial ou total de alimentos. As pessoas ficam um longo período, ou algumas horas sem comer, com o propósito de receber uma determinada benção e quando recebem  atribuiem ao fato de ter recebido por causa do jejum(,ficar sem comer).

O que é natural não interfere no que é espiritual,  mas o que é espiritual interfere no natural. Então eu pergunto como o ato de ficar sem comer pode traser bênçãos espirituais? O natural (comida, coisas palpaveis) nunca vai interferir no espiritual (mover de Deus, invisível, não palpável).
A nossa vitória vem pela fé,  a fé está  baseada nas coisas que não se vê,  leia Hebreus 11:1. 
As pessoas falam eu jejuei e recebi tal bênção, eu te pergunto: Quando você jejuou você orou? Leu a palavra? Respondem sim! Então respondo: experimenta jejuar, sem orar e sem ler a palavra, pra ver o que acontece,  não acontece absolutamente nada! Então amados não foi por causa do jejum (ficar sem comer) e sim pela oração e pela  palavra de Deus .

O jejum era uma prática muito comum, dos Judeus, os judeus jejuavam em situações de calamidades, (isso fica claro no livro de Ester ) e quando sentiam ausência de Deus, quando estavam  tristes (Davi quando o filho que teve com Batseba adoeceu).
Alem de não comerem nada, se vestiam com panos de sacos e cinzas em sinal de humilhação, tristeza, angústia. Mas esqueciam de fazer o que realmente Deus queria, e no livro de Isaias Deus fala qual o verdadeiro jejum que lhe agrada.

Vejamos: Em Isaias 58:5-11 Deus fala qual o jejum que lê agrada.

Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao Senhor?

Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?

Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?

Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda.

Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente;

E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.

E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.

Em Mateus 17:21 diz: Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.
A palavra "jejum" não faz parte do original, antigamente essa palavra jejum vinha em colchetes indicando que não faz parte do original, retiraram os colchetes das bíblias atuais, com isso as  pessoas que leem pensam que faz parte do original; já vi várias pessoas que não jejuam (mas são fiéis) expulsando demônios,  se satanas só saísse com jejum, ele que é um acusador lançaria na cara e não sairia, pois ja ouvi testemunho de satanás envergonhando os que estavam em pecado, tentado o expulsar e ele não saiu.

Mateus 6:16

"Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os outros vejam que eles estão jejuando. Eu digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa.

Nessa passagem está claro que Jesus está falando para pessoas que já praticavam o jejum, ou seja ele estava falando para os judeus, essa passagem só é encontrada em Mateus e o evangelho de Mateua foi escrito direcionado ao povo judeu,  Jesus  disse que continuassem  jejuando, mas que não se mostrasse  para os homens, mas para  Deus, pois, muitos queriam jejuar para aparecer para os homens.

Os discípulos de Jesus não Jejuavam mesmo sendo Judeus, vamos analisar o texto de Marcos 2:19,20

Então, chegaram ao pé dele os discípulos de João, dizendo: Por que jejuamos nós e os fariseus muitas vezes, e os teus discípulos não jejuam?

E disse-lhes Jesus: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão naqueles dias.

Jesus deixa claro que eles não jejuavam porque  não estavam tristes e porque Jesus o esposo, estava com eles; Ele diz: Dias virão em que o esposo será tirado, e então jejuarao naqueles dias. Eu pergunto quais dias? quando o esposo foi tirado? Quando ele foi crucificado,  nesses dias estavam em tristeza, angústia, sentindo ausência de Jesus, de  Deus (era nessas situações que os judeus jejuavam) nesses dias os discípulos jejuaram.

Te pergunto: E hoje o esposo está longe ou perto? hoje sentimos a ausência do esposo? Claro que não! Ele nos prometeu está conosco todos os dias até a consumação dos séculos (Mat.28:20).
Só nessa passagem fica clara que a igreja não precisa jejuar, pois temos a presença constante do Senhor em nossas vidas.

Outra passagem muito comentada é Mateus 4 e Lucas 4, que fala da tentação de Jesus, Mateus diz que Jesus jejuou e Lucas diz que ele ficou sem comer, Lucas era médico por isso usa essa expressão. O fato é que Jesus era judeu,  e o jejum era uma prática do judaísmo.

Portanto! fica claro em todas essas passagens que lemos, que o jejum não é para a igreja e sim para os Judeus.
Que fique claro que temos a vitória não é pelo jejum , mas sim , pela obediência a sua palavra e pelo sangue de Jesus (Apoc 12:11).
Não é um ato de ficar sem comer que nos dá autoridade sobre os demônios,  mas é obedecer, levar uma vida de santificação e crer na sua palavra.

Se alguém mesmo depois de ler esse texto quer continuar com a prática do jejum,  que continue, sabendo que essa prática pode até trazer benefícios para o corpo, para a saúde física, como já foi comprovado cientificamente,  mas não para a área espiritual.
Que Deus em  Cristo Jesus nos abençoe com essa palavra



Cristina M Silvano Nascimento/cris-silvano@hotmail.com 







Jesus está voltando! Ele te ama e te chama vem!

Image Hosted by ImageShack.us