Translate

5 de fevereiro de 2011

As propostas do diabo e a atitude do crente

Estamos vivendo em tempos difíceis, tempos trabalhosos, tempos nos quais temos visto claramente o diabo agindo sobre a terra. Como disse um pastor que conheço, servo de Deus: O diabo é o maior estudioso do homem. Ele fica estudando dia a dia uma maneira para nos fazer cair, de parar a obra que Deus tem em nossas vidas.
 
Em Êxodo 8:25,28; 10:10,11,24. Fala-nos das propostas que Faraó (diabo) fez a Moisés:
 
A primeira proposta: Adorar a Deus nesta terra. O objetivo do diabo era tirar Moisés do propósito do Senhor, era que Moisés saísse do centro da vontade de Deus. Pois a ordem de Deus era que fosse oferecido sacrifício, que adorassem na terra que o Senhor lhes prometera. Moisés, como servo de Deus, não aceitou a proposta do diabo. É assim que devemos agir a cada dia; dizer não ao diabo. “Resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tg 4:7). É o mesmo objetivo o diabo tem com as nossas vidas. Por isso ele sugestiona todos os dias que pequemos contra o Senhor. Mas, maior é o que está conosco.
 
A segunda proposta: Não ir longe. O diabo sabe que o crente cheio da unção, da palavra, do poder de Deus, é uma ameaça pra ele. Por isso essa expressão de não ir longe. Satanás quer que você pare; que não vá adiante. Enquanto o nosso Deus nos diz para avançarmos, para prosseguirmos. Oséias 6:3 diz: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”. Portanto, não devemos deixar que nada nos pare. Para o diabo e suas sugestões, só lhes resta um lugar pra eles, que é debaixo dos nossos pés.
 
A terceira proposta: Que só os homens fossem adorar ao Senhor. Moisés não aceitou, pois todos devem ter liberdade para adorar e servir ao Senhor. Não é só uma classe de pessoas, mais todos, homens, mulheres, jovens e crianças são convocados para adorar ao Senhor. O segredo é nos mantermos firmes e não nos curvarmos diante das sugestões do diabo. Se você tem uma palavra de Deus, uma direção cumpra-a, custe o que custar. Devemos a todo custo guardar a palavra que o Senhor nos deu, e Ele disse: “Quando houveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus nesse monte” (Ex 3:12b).
 
A quarta proposta: Que os animais ficassem. Faraó queria que ficassem os animais, pois assim o povo não teria como sacrificar ao Senhor. Satanás é astuto, a todo custo ele queria impedir o objetivo do povo. Tirando-lhes os animais como sacrificariam ao Senhor? Não deixe que satanás roube o que você tem de melhor para ofertar ao Senhor, que é a sua própria vida. Muitos pegam esse texto para dizer que não devemos deixar o diabo nos prender para ofertarmos ao Senhor; Só que essas pessoas falam de uma oferta terrena, de bens desta terra, e se esquecem da maior oferta que possamos dar ao Senhor, que é a nossa vida, em sacrifício vivo, santo, e agradável ao Senhor, que é o nosso culto racional (Rm 12:1).  Não estamos mais no tempo da lei, glória a Deus! Estamos no tempo da graça. Não precisamos sacrificar animais ao Senhor, pois o Cordeiro Pascoal que tira o pecado do mundo, já foi imolado pelos nossos pecados. Observe que Moisés não se curvou diante das propostas de Faraó, e com essa atitude Deus o honrou e libertou o seu povo das garras de faraó (do diabo).
 
Mateus 4. Mostra-nos que Jesus foi tentado, ou seja, também recebeu propostas do diabo. Porque a tentação nada mais é, do que o diabo te sugestionando a pecar:
 
A primeira proposta que o diabo fez a Jesus foi que:Transformasse as pedras em pães” O diabo sugestionou Jesus para que ele pensasse em si mesmo, pois sabia que Jesus estava com fome. Ele quis dizer: vamos lá, sacia a tua fome, enche o teu estômago de comida! O diabo quer direcionar as pessoas só para as coisas terrenas, materiais, naturais. Mas Jesus lhe diz: “Não só de pão viverá o homem mais de toda a palavra que sai da boca de Deus”.  Jesus queria nos mostrar que não somos só naturais, mais que temos um homem espiritual que clama pelas coisas do alto, de onde vem o nosso socorro.
 
A segunda proposta que o diabo fez a Jesus foi: “Lança-te daqui pra baixo”. O diabo sabia que se Jesus se jogasse estaria se suicidando; pois ele estava em carne. Com certeza morreria. Quantas pessoas estão ouvindo essa proposta do diabo, e estão se matando, destruindo suas próprias vidas. Observe que o diabo usa a palavra de Deus pra tentar confundir Jesus, ele diz: “Está escrito que aos seus anjos dará ordem ao seu respeito, e eles te tomarão nas tuas mãos para que não tropeces em alguma pedra”. É verdade, estava escrito! Mas Jesus lembra que também está escrito: “Não tentarás ao Senhor teu Deus”.

Hoje, muitos estão usando a palavra de Deus para confundirem pessoas fracas, que não tem conhecimento da palavra de Deus. Aí eles inventam campanhas, correntes loucas, baseado em um texto que está fora do seu contexto, criando assim uma heresia. Mas nesse episódio, fica bem claro que o diabo não pode enganar quem tem o Espírito de Deus, e cheio do conhecimento da Sua palavra; Pois com a palavra de Deus o Senhor o venceu.
Ouvi um relato de uma jovem que disse que ia andar sobre as águas pois Pedro havia andado, o resultado é que ela morreu afogada. 
Não tentarás ao Senhor teu Deus”. Uma coisa foi Pedro ter ido mediante a ordem do Senhor, outra coisa é ela ter ido sem o Senhor ordenar. Devemos ter cuidado para que o exibicionismo não tome conta das nossas vidas.
 
A terceira proposta que o diabo fez a Jesus foi: Que “Jesus o adorasse”. Satanás quer adoração, pois ele é um imitador das coisas de Deus. Ele disse: “Tudo isso te darei se prostrado me adorares”. Existem templos satânicos espalhados por todo o mundo, onde as pessoas adoram o diabo, e levam os seus projetos para consagrarem ao diabo. Daí surge os pactos satânicos, e as pessoas entregam a sua alma ao diabo em troca de riquezas da terra. O descaramento do diabo foi tanto que com essa proposta ele estava querendo que o Senhor Jesus fizesse um pacto com ele - lhe daria os bens da terra, e em troca, Jesus lhe daria a alma. E Jesus lhe disse: “Vai-te, satanás! Pois está escrito ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás”. Jesus deixou bem claro que não estava interessado nos bens dessa terra, que o objetivo Dele era a cruz, era as nossas vidas. Observe que Jesus disse: “Vai-te satanás”, e o diabo se retirou. Jesus também nos deu essa autoridade de dizermos para o diabo: Sai em nome de Jesus! Não aceitamos as tuas propostas. 

Hoje, diga não para as propostas do diabo! Mais não fique só em palavras, tome uma atitude, e vença em nome de Jesus. Logo em seguida diz que: “os anjos vieram e serviram a Jesus”. Provavelmente os anjos trouxeram alimentos para ele, esse servir é em todos os aspectos. Pois o anjo preparou aquela comida maravilhosa para Elias, e ele caminhou quarenta dias e quarenta noites com a força daquela comida. O nosso Deus ainda é o mesmo. O Senhor prepara uma mesa para nós na presença dos nossos adversários. O objetivo número um do diabo é fazer com que nos desviemos do propósito de Deus, do seu objetivo. Ele fez propostas a Moisés, Jesus, e continua nos sugestionando. Só depende de nós aceitarmos ou não.
Termino usando uma frase de um homem de Deus que diz: “Não troque a eternidade por um momento, pois na eternidade não terás mais tempo pra se arrepender daquele momento”.
 
Cristina M Silvano /cris-silvano@hotmail.com

Jesus está voltando! Ele te ama e te chama vem!

Image Hosted by ImageShack.us