Translate

1 de julho de 2019

COMO ANDAR EM SANTIDADE?

COMO UMA MULHER DEVE SER SANTA? As pessoas tem confundido muito santidade, com roupas, com aparências, com usos e costumes, e uma coisa não tem nada a ver com a outra, a palavra santo vem de origem Hebraica "Kadosh" = sagrado, separado, consagrado. Mais utilizada como "Separado". Então ser santa é ser separada, é ter sua vida consagrada a Deus, e roupas é questão de usos e costumes, questão de gosto. Existem costumes culturais, cada lugar tem a sua cultura, o apostolo Paulo fala muito nas suas cartas para a igreja de Coríntios, ele fala sobre uso de véu, sobre cabelos, sobre a mulher não falar na igreja, mas isso tudo tem um contexto histórico, ele estava se referindo a cultura da época, e não a um mandamentos do Senhor.  Os homens da Escócia usam saias (kilt), aqui no Brasil a cultura do homem não é usar saia e sim calça comprida, quem está certo ou errado, quem está em pecado? Não vamos ser ignorantes, isso não tem nada a ver com pecado e sim com costumes. Um costume só é pecado quando ele é contrário a lei do Senhor.


Andar em santidade é se separar dos falsos prazeres do mundo, e abandonar o pecado, é deixar de praticar aquilo que a bíblia deixa bem claro que é pecado, não é o que eu acho que é pecado e sim o que a bíblia diz, pois tem gente que acha que é pecado uma mulher usar maquiagem, usar calça comprida, cortar  cabelo, acha pecado um homem usar bermuda e camiseta, até tacham certas roupas como "roupa de crente", isso não passa de costumes humanos e se agrava mais ainda quando uma pessoa condena a outra que usa tais roupas ou maquiagens que ela não usa, pois Jesus quando veio na terra, nunca pregou sobre roupas, e nunca mandou ninguém pregar, ele só pregou as boas novas, e o arrependimento, não vamos criar doutrinas que não foram ordenadas por Jesus.

Pegam uma passagem no livro de Deuteronômio para criarem suas doutrinas, pegam um só versículo bíblico para tentar confundir os que não tem conhecimento, para criarem heresias, que ao longo do tempo tem destruído muitos. Vejamos o que diz: Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher (Deut 22:5).
Essa passagem tem um significado histórico, pois diz alguns historiadores que nessa época as mulheres queriam se vestir de homens para ir para a guerra e isso não era permitido, por isso veio essa ordem. Em toda época haverá o vestiário feminino e o masculino, hoje existe calça comprida para homens e calça comprida para mulheres, fica estranho um homem usar calça e blusa feminina e vice e versa, Jesus usava vestidos, e dizem os historiadores o que diferenciava o de homem e o de mulher eram as cores, ou até mesmo as cores dos cintos. Te pergunto Jesus  estava em pecado por usar esse tipo de vestes? Pecado é a ignorância do ser humano que se isolam em doutrinas criadas por homens cegos, com capas de ovelhas mais são lobos destruidores.

Outra passagem muito usada é a que o apóstolo Pedro fala: O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura dos vestidos; Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. (1 Pe 3:3,4).
Muitos só leem o versículo 3, não entendem que o 4 é o complemento, não adianta cuidar do exterior, se cobrir com joias, roupas compostas, frisado de cabelos, e sim no interior, ter um coração puro, um espírito quebrantado e contrito o qual Deus não despreza.

O diabo não respeita quem usa terno e gravata, quem usa vestido até aos pés, quem não usa maquiagens, ele treme e estremece diante do homem e da mulher de Deus, ungidos, e banhados no sangue do cordeiro, roupa não expulsa demônios e sim a autoridade que há no nome de Jesus, que só tem quem leva uma vida santificada, que todos os dias se separa do que realmente é pecado, e rejeita o que  entristece o Senhor.
Ele condenou a atitude dos fariseus, pois queriam através da vestes e dos seus costumes meramente humanos, queriam ser melhores que os outros. (Leia Mat. 23).

Não podemos dizer que uma mulher que usa burca, que cobre da cabeça até aos pés é santa só por causa das vestimentas, as mulheres muçulmanas se vestem dessa forma, e são idólatras e servem ao islamismo, seguem a Maomé e rejeitam a Jesus Cristo como Senhor, e quem rejeita o Senhorio de Cristo só lhe resta a condenação, leia João 3:17-20. Jesus não olha a aparência ele ver o coração, não adianta uma mulher usar burca, lenços que cobrem o rosto, cobrir todo o corpo, mostrar só os olhos se o coração for mal, pois somente em pensamento se cobiçarmos o homem ou a mulher do próximo já em seu coração cometemos adultério leia Mateus 5:28.

Jesus olhou para a mulher samaritana que se vestia de vestes descente de acordo com a época, em momento algum ele fala de suas vestes, de sua aparência, mas ele a amou e se manifestou a ela como a agua viva, e disse que ela estava vivendo em pecado, com o marido que não era dela, mas a amou e se revelou a ela como o filho de Deus, que veio buscar e salvar o que se havia perdido.

O que dizer então santidade está nas roupas? Conheço tantas pessoas que se enquadram na passagem que Jesus fala de sepulcros caiados, lindos por fora e podres por dentro, tem uma capa de santidade, mais as suas atitudes não condizem como servos e servas de Deus, fazem igual aos escribas e fariseus coam um mosquito e engolem um camelo, fala que usar determinada roupa é pecado, mas não atenta para o que realmente é pecado, e não largam a mentira, o adultério, a inveja, o gato de luz e de água, enganam o próximo, são caloteiros, compram e não pagam, querem sempre levar vantagens, compram produtos de roubo, caluniam, roubam, desejam mau aos outros, e etc.. e pensam que enganam a Deus, ele vai julgar os tais que assim agem, pois a ele ninguém engana.
Em parte alguma da bíblia quando é citada algumas mulheres que foram referenciais, em parte alguma da bíblia diz sobre suas vestes e sim sobre a sua fé, o que importa é a sua fé em Jesus cristo, pois a maioria das religiões desprezam a Cristo, não creem que ele é o filho de Deus e que veio salvar a humanidade do inferno.

vejamos algumas mulheres que fizeram parte da história, e que foram mencionadas na bíblia, e fala sobre a suas condutas e não sobre suas aparências;

Raquel, era pastora de ovelhas, não podemos confundir, ela era pastora de animais e não de seres humanos, esse ministério não foi dado a mulher. Ela casou-se com Jacó, foi estéril, se desesperou ao ponto de pedir filhos a Jacó, se não ela morreria, teve momento que está claro que ela não tinha largado a idolatria, pois roubou os ídolos do seu pai, Deus lhe abriu a madre e teve Jose e benjamim, e morreu no parto de benjamim. Em Rute 4:11 ela e lia são mencionadas e em Jer. 31:15 em alusão a matança dos inocentes ordenada por Herodes (Mateus 2:18).

Ester; Foi escolhida por Deus, pra ajudar o seu povo judeu, foi rainha e com isso Deus a usou para livrar seu povo do extermínio do mau Hama. Usou a rainha Ester para conservação do povo judeu.

Rute; fez parte da genealogia de Cristo, pois através da descendência dela, veio o rei Davi. Fica claro que ela aceitou servi a Deus, quando disse para sua sogra Noemi, o teu povo é o meu povo, e o teu Deus é o meu Deus, e Deus providenciou tudo na vida dela, lhe deu sustento e o casamento com o parente remidor que era Boaz.

Debora foi uma das juízas de Israel, ela também era profetiza, entenda juíza é uma função civil e não uma função sacerdotal, e nem pastoral, ela não julgava sozinha e sim com Baraque. Foi uma mulher que Deus contou para dá vitória ao seu povo das mãos de Cícera que foi por morto por uma mulher chamada Jael.

Dorcas, uma mulher que ajudava os outros tinha amor pelas almas, ela costurava túnicas e vestes para os menos favorecidos, ela ajudava os pobres, quando morreu suas amigas se entristeceram muito, e choraram e falaram com Pedro, o qual orou e Dorcas ressuscitou.

Eunice e Loíde, eram a mãe e a avó de Timóteo eram mulheres que tiveram uma fé verdadeira em Deus, veja o que Paulo diz a respeito delas: Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti. (2 Tm 1:5).
Com essa palavra fica claro que existe pessoas que tem uma fé fingida, falsa, que é baseada em qualquer outra coisa e não na palavra de Deus, devemos ter cuidados, e não nos deixar enganar com mulheres que aparentam santidade, e no fundo são hipócritas e vivem uma falsa fé. O que chamou a atenção de Paulo a respeito delas, foi a fé, e não a aparência delas.

Maria irmã de Lazaro, era uma mulher humilde mais que em mais de uma ocasião demostrou o seu amor pelo Senhor Jesus vejamos; Então, Maria, tomando uma libra de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus e enxugou lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento (Jo 12:3).
Ela adorou o Senhor, lhe honrou com o melhor, pois o valor desse unguento era equivalente a cerca de 300 denários, que era quase o salário de um trabalhador durante 1 ano, ela deu o melhor pra o Senhor, devemos dá o melhor pra ele, em todos os aspectos, entregar as nossas vidas sem reservas em seu altar, nossa vida em santificação.

Em outra feita Jesus estava em sua casa e Maria preferiu ouvir a palavra de Jesus aos seus pés, enquanto Marta estava preocupada com os afazeres domésticos, Jesus disse a respeito de Maria que ela tinha escolhido a melhor parte, a qual não lhe seria tirada, que a cada dia venhamos dá prioridades e escolhermos sempre está aos pés de Jesus. Nunca será tirada de nós as experiências de estarmos aos pés de Jesus.

Lídia; a bíblia diz que era vendedora de purpura, parece ter sido a primeira mulher europeia a se converter ao Senhor. E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.
E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso (Atos 16:12-15), a bíblia fala pouco de Lídia mas fica claro que aceitou ao Senhor e foi muito hospitaleira com os apóstolos (Atos 16:40), se converteu e entendeu o que era trabalhar em prol da obra de Deus.

Existiam outras mulheres que se destacaram na bíblia por suas condutas, mas falamos somente dessas, para mostrar que nunca foi dito a respeito de nenhuma delas sobre roupas, e usos e costumes.

Portanto mulheres não preguem o que não está na bíblia, não preguem o que Jesus nunca mandou ninguém fazer, usos e costumes é pessoal, se você não gosta de maquiagem, de calça comprida, não use, mas não pense que serás melhor do que as mulheres que usam, pois Deus não está nem ai para aparências, (Gl 2:6) ele conhece o profundo e escondido, isso não quer dizer que vamos nos vestir de qualquer maneira, com sensualidades, querendo mostrar o corpo, pois o furto do espirito fala de moderação, devemos andar descentemente e não com lascívia que é um dos frutos da carne, lascívia é pecado, isso está bem claro na bíblia.

Que o Deus vivo esclareça o vosso entendimento!

Cristina M Silvano Nascimento 

 


Jesus está voltando! Ele te ama e te chama vem!

Image Hosted by ImageShack.us