Translate

19 de fevereiro de 2011

Olhai, vigiai, e orai! (os três mandamentos que te livrarão da queda)

Chamou-me muito a atenção o fato de Jesus ter falado tanto sobre a vigilância. Várias vezes ele ressaltou a importância da vigilância. Parei para meditar nesses textos e percebi que um dos motivos que muitas das vezes não recebemos a bênção, é devido à falta de vigilância. Muitos passam horas com os joelhos dobrados, mas na primeira oportunidade em que têm de colocar na prática àquelas horas de oração, põem tudo a perder. Passam horas orando, mas quando o chefe mente e pede para dizer que ele não está, obedecem ao chefe e desobedecem a Deus, e põe tudo a perder. Passam horas orando mais na primeira oportunidade mentem, xingam, roubam, adulteram, se prostituem, odeiam, são desonestos, e depois perguntam: Senhor porque o Senhor não me responde? Ele não te responde por que você não está vivendo conforme a Sua Palavra. Não adianta passar horas orando e lendo a bíblia se não colocar em prática tudo o que leu, e o que prometeu a Deus.
 
A falta de vigilância é o motivo pelo qual as comportas do céu se fecham fazendo com que as bênçãos não te alcancem.
 
Em Marcos 13.33 Jesus diz: “Olhai, vigiai, e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo.
Olhar, vigiar e orar, é um mandamento do Senhor, pois disso depende a nossa posição espiritual. Temos que em todo tempo, olhar, vigiar e orar o fato. Um ato complementa o outro. Eu não posso só, olhar e não vigiar; ou eu não posso só vigiar e não orar. Ambos são interdependes.
Certa vez disse um pregador: Se você vigia, mas não ora está perdendo forças para a batalha, e se você ora, mas não vigia, você vai perder a batalha orando. Acho essa frase fantástica. Devemos realmente estar orando e vigiando se quisermos ter vitória.
 
Vejamos a importância dos três mandamentos do Senhor:
 
Olhai - Se um guarda noturno está no seu trabalho ele não pode dormir, pois a função dele é guardar e por em segurança aquilo que lhe foi confiado. Ele deve está atento a tudo. Antes de vigiar ele deve estar olhando. Pois assim ele verá qualquer presença estranha. Ao olhar essa estranha presença, estará dando o primeiro passo para desempenhar satisfatoriamente a sua função. Mas para ele ter sucesso, não deve só ficar olhando. É preciso vigiar para entender se essa estranha presença é um ladrão. E se assim for, ele possa impedir a sua ação.
Devemos estar com os nossos olhos espirituais bem abertos. Só assim poderemos detectar quando Satanás se apresentar com suas artimanhas e sutilezas. O nosso inimigo é um ser espiritual e somente através dos olhos do espírito poderemos detectá-lo e impedir que ele entre em nossas vidas.
 
Vigiai - Primeiro detectamos o perigo. Agora devemos vigiar para que ele não nos atinja.
Vigiar é você estar na posição de ataque. É estar pronta para rejeitar e banir todos os dardos inflamados do maligno. Temos de estar com a Espada do Espírito, que é a Palavra de Deus, em punho. Só assim venceremos o maligno e impediremos que entre e nos roube. Observe que o versículo diz que não sabemos quando chegará o tempo. Não sabemos quando o nosso Senhor voltará para nos buscar. Sabemos que Ele virá, por isso, se estivermos em vigilância estaremos prontos. Não sabemos a que horas Satanás vai nos tentar e lançar as suas setas. Mas devemos está vigiando para quando ele atacar, venhamos nos levantar em nome do Senhor, e o expulsar, em nome de Jesus. A vigilância é o veiculo que nos livrará da tentação e nos conduzirá em oração aos braços do pai.
 
Orai - Há muito tempo ouvi uma frase que diz: A oração é a corda que move a mão de Deus. Quando nos colocamos na presença do Senhor e oramos (conversamos com Ele), verdadeiramente, o Senhor se agrada, e se inclina até nós, e nos dá vitória. Pois é através da oração que mantemos uma intima comunhão com Ele. Então devemos estar sempre orando. É a oração que nos dará forças para vencermos, em vigilância, a tentação. Jamais podemos separar uma coisa da outra, observe que quando Eva estava no jardim, às três coisas estavam á disposição dela. Se você falhar em uma delas a queda, com certeza, será fatal. Eva olhou e viu a serpente (diabo). Mesmo tendo visto a serpente, ela não vigiou e acabou aceitando as sugestões da serpente. Não adiantou só olhar. Talvez, ela também estivesse orando, mas faltou à vigilância. E o resultado foi à queda espiritual de Eva e logo em seguida a de Adão, que também não vigiou.
Portanto, devemos orar em todo tempo, como disse o apóstolo Paulo, pois precisamos de forças para vencer quando chegar o dia mal.
 
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mc 14.38). Muitos usam esse versículo para darem base à vida pecaminosa que querem leva. Alegam que pecam porque a carne é fraca. Sim, de fato Jesus disse isso, mas disse também, que o espírito está pronto. O nosso espírito estará sempre pronto, se estivermos levando uma vida de oração e vigilância. É no nosso espírito que armazenamos a Palavra de Deus, e é através da Palavra de Deus que nos fortalecemos e desejamos orar, vigiar, e estar sempre atentos. Quando a Palavra de Deus está escondida em nossos corações, sabemos o que é certo e o que é errado, e decidimos não pecar contra o Senhor (Salmo 119.11).
 
Portanto, se quisermos vencer essa constante luta , devemos nos vestir da armadura de Deus que está em Efésios
Vigiemos, pois! Quem estivermos alimentando mais, esse será o vencedor. Se estivermos alimentando mais a nossa carne, no sentido de buscarmos somente as coisas dessa terra, os prazeres momentâneos e passageiros, com certeza ela prevalecerá. Mas se tivermos alimentando o nosso espírito e a cada dia nos enchermos da Palavra de Deus, orando e vigiando, com certeza seremos mais do que vencedores, pois escolhemos estar em Cristo. A luta na verdade existe, mais somos nós que decidimos quem vencerá: se a carne ou o espírito.
 
Uma coisa que acontece muitas vezes é que queremos olhar para a vida dos outros, e vigiar o gesto e atitudes dos outros e esquecemos a nossa própria vida. Mas Cristo nos diz: “E olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia” (Lc 21.34). Se estivermos olhando para nossas próprias vidas, concertando aquilo que podemos concertar, vigiando por nós mesmo, não buscando as coisas da terra, as coisas naturais, com certeza, quando Cristo vier buscar a sua igreja, estaremos de pé diante Dele, e subiremos com o Cordeiro e para sempre com Ele reinaremos. Caso contrário, se o nosso coração estiver cheio dos cuidados dessa vida, aquele dia nos pegará de surpresa, e pagaremos muito caro, por ter tido a oportunidade de olhar, vigiar e orar, mas por escolha própria termos negligenciado esse mandamento tão glorioso.
 
Podemos citar um grande exemplo de vigilância. Um homem que vigiou para que os inimigos não lhe roubassem algo muito importante, foi Gideão. Em Juizes 6.11 nos diz que: Gideão estava no lagar, malhando o trigo, para salvá-lo dos midianitas. Ou seja, Gideão estava em total vigilância. Ele estava cansando de sempre perder a colheita para os midianitas, então decidiu vigiar e guardar o trigo, para que os inimigos não o roubassem. Portanto, se até agora você tem perdido algo, você tem sido roubado por Satanás, (pois essa é a função dele, roubar, matar e destruir) é porque você não tem vigiado, e quem não vigia se torna presa fácil diante do inimigo. Se você já está cansado de tantas derrotas e fracasso, dê um basta nisso nesta hora e se levante em vigilância, com autoridade e não permita mais que Satanás roube os teus planos e sonhos.
 
Gideão usou uma estratégia fantástica! Ele foi malhar o trigo no lagar, onde jamais os inimigos iam achar, pois o lagar era o lugar de pisar uvas, e não trigo. Jamais os midianitas achariam que o trigo estivesse no lagar. Se você guardar a Palavra de Deus em seu espírito, jamais o inimigo a roubará de você. Observe que vigiamos e guardamos o que tem valor para nós. Gideão estava guardando o trigo (símbolo da Palavra), seu alimento diário, pois se os inimigos o roubassem ele iria passar fome. Se para você a Palavra de Deus tem importância, você vai vigiar para que a ave de rapina (Satanás) não a roube de você. Use a Palavra de Deus, a oração e a vigilância como os únicos pontos de estratégia que te fará vencer, e fará com que o inimigo fuja derrotado e envergonhado. Pois Deus quer te levantar como fez com Gideão, para dar vitória ao Seu povo, mas é necessário que você esteja na posição de vigilância, como Gideão estava. Se Gideão tivesse malhando o trigo no lugar de sempre, com certeza os inimigos o roubaria. Isso nos mostra que se tivermos cometendo os mesmos erros, com certeza Satanás virá e nos arrasará. Mude de atitude! Crie estratégia e veja qual é o lugar em que você está dando espaço para Satanás agir e mude isso agora em nome de Jesus.
 
Que esse estudo venha te abençoar, e abrir o teu entendimento de uma maneira tal, que você possa a partir de hoje, dar mais valor, não somente a oração, mais também a vigilância. Pois o céu nos espera e somente se tivermos olhando, vigiando, e orando chegaremos lá.
Quem olha, vigia, ora, lê a Palavra e a pratica, o seu rumo é o céu. Pois quem cumpre esses mandamentos está de pé, e alcança a vitória.
Eis que venho como ladrão. Bem aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas” (Ap 16.15).
 

 
Por: Cristina Silvano /cris-silvano@hotmail.com
 

Jesus está voltando! Ele te ama e te chama vem!

Image Hosted by ImageShack.us