Translate

5 de fevereiro de 2011

A quem você serve: a Cristo ou a Paulo?


São notáveis as confusões que, hoje, existem dentro da maioria das igrejas, por causa das cartas do apóstolo Paulo. A coisa é tão séria a ponto de pessoas baterem no peito e dizer que, o que rege as suas vidas e suas igrejas é a doutrina dos apóstolos.
Há pouco tempo, em uma determinada denominação, um homem falou de púlpito: “A igreja é fundamentada no que diz o apóstolo Paulo”. Isso é um absurdo! Pois, as regras para a nossa vida têm que ser regidas nos ensinamentos de Jesus. Quem fundou a igreja não foi o apóstolo Paulo, e sim, o próprio Cristo. Ele a edificou em Mateus 16:18, quando diz: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Jesus fundou a igreja logo após a declaração que Pedro fez a Seu respeito: “Tu é o Cristo, o filho do Deus vivo”. Jesus lhe disse que sobre essa rocha, ou seja, sobre a declaração feita por que ele, Pedro, Jesus estava edificando e fundando a Sua igreja.
A igreja verdadeira é alicerçada nos ensinamentos de Cristo. Ele é o fundador, e, somente Ele, pode dar mandamentos para igreja.
O que é um mandamento? É uma ordem que deve ser cumprida, custe o que custar. É uma ordem universal, válida para todos os tempos e para todos os povos. Só Deus pode instituí-lo. O homem, só pode aconselhar! E o que é um conselho? É um parecer, uma opinião, dada por alguém, em uma determinada situação, determinado lugar, para determinada pessoa. A pessoa a quem foi direcionado o conselho, aceita se quiser.
Todos devem entender que somente Deus pode instituir mandamentos.
 
Quem era o apóstolo Paulo
 
Paulo era um homem culto, da tribo de Benjamin, fariseu, vivia aos pés de Gamaliel estudando a lei. Era judeu porem, adiquiriu a cidadãnia romana.
Perseguir os cristãos, para ele era fazer a obra de Deus. Pensava que estava fazendo o certo, até que um dia, no caminho de Damasco (At. 9), teve um encontro glorioso com Cristo. Aceitou o chamado de Deus, tornando-se um apóstolo de Cristo.
Foi um homem que deu a sua vida em prol do evangelho. Mas era apenas um homem! Um homem que tinha seus problemas, suas limitações, seus conflitos interiores, pois declarou: “O bem que quero fazer esse não faço, mas o mal que não quero esse faço”. “Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte”? (Rom 7:19,24)
O próprio Paulo sabia que era um miserável pecador e que necessitava da graça de Deus, tal como nós necessitamos. Paulo também declarou: “Sede meus imitadores como também eu sou de Cristo” (I Cor.11:1). Se ele era imitador de Cristo, significa que Cristo vem primeiro e é superior a ele. Na verdade não imitamos a ele, mas a Cristo que é o exemplo e o padrão de perfeição.
Não estamos aqui para denegrir, ou mesmo, desmerecer a obra por ele realizada, pois sabemos que era homem de Deus, como muitos, hoje, também o são.
Queremos que as pessoas enxerguem que Paulo era simplesmente um homem. O que fazia diferença na vida dele (como também faz na nossa) é que ele era cheio do Espírito Santo. Ele realmente entregou a sua vida em prol do evangelho, coisa que todos nós podemos fazer. Basta somente querermos.
Quando Jesus falou em Lucas 10:19 “Eis que vos dou PODER para pisar serpente e escorpiões e toda a obra do mal, e nada vos causará dano algum”. Ele não disse isso diretamente para o apóstolo Paulo (ele não estava lá nessa época), mas, para todos nós, eu e você e todos aqueles que crêem nessa palavra. Portanto, o apóstolo Paulo não era maior e nem menor que nós, pois fomos resgatados pelo mesmo preço, preço de sangue, o sangue de Cristo Jesus.
 
Por isso, hoje em nossos dias, a maioria das heresias, usos e costume são baseados no que os apóstolos falaram (em especial o apóstolo Paulo). Quando eles falaram tais coisas, nunca imaginaram que ia causar as confusões que estão causando no meio das igrejas.
 
Por exemplo:
A doutrina diabólica e louca da predestinação surgiu baseada no que o apóstolo Paulo diz em vários textos, dentre eles o de Efésios 1:5 que diz: “Nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo segundo o beneplácito de sua vontade”. Os falsos mestres pegam esse versículo isolado e afirmam que uns já nascem predestinados ao céu, e outros ao inferno, esquecendo-se do que está escrito lá em João 3:16, que diz que “Deus amou o mundo....”, Deus dando oportunidade a todos de se arrependerem. Note que o texto diz por meio de Jesus Cristo, podemos dizer que sim, somos predestinados, mas por meio de Cristo, ou seja, em Cristo. Se nos desviarmos de Cristo, com certeza, o inferno nos aguarda.
 
 
Outra coisa que tem causado confusão no meio das igrejas, baseado no que Paulo diz, são os usos e costumes. Paulo em I Cor. 11: 4-15, fala a respeito do uso do véu. Que a mulher deveria usá-lo. Também diz que ter cabelo crescido para o homem é desonra, mas para a mulher, é honra. Enfim, são várias afirmações que Paulo faz a respeito de usos e costumes. Tudo isso tem causado confusões absurdas. Uns não cortam o cabelo e julga e condena quem corta. Outros cortam e criticam quem não corta. Outros, em suas “igrejas” usam o véu, achando que com isso serão salvos. Entre quatro paredes, as mulheres colocam o véu na cabeça aparentando uma suposta submissão. Até mesmo os homens beijam uns aos outros no rosto, baseando-se no que Paulo falou: “Saudai uns aos outros com ósculo santo” (beijos). Onde vamos parar com total cegueira espiritual?
Paulo não deu nenhum mandamento para a igreja, pois o único que pode fazer tal coisa é o dono da igreja – Cristo. Quando Paulo dá aquele conselho, acerca do véu, ele estava escrevendo a igreja de Corinto, pois a carta de Paulo aos Corintios, como a maioria das suas epístolas, eram respostas de muitas perguntas que lhes faziam. Então Paulo lhes respondia dando-lhes um conselho, um parecer, para que houvesse ordem no culto, ordem na igreja. Os conselhos de Paulo eram específicos à determinada igreja e época.  Alguns estudiosos afirmam que: Corinto era uma cidade portuária. Como todo local assim, é freqüentando por prostitutas e algumas deixavam os cabelos curtos. Isso era costume da época. Quando estas mulheres entravam nas igrejas e se convertiam, geravam alguns problemas.
O véu era considerado um sinal da honra e da dignidade das mulheres (Gn 24:65; Ct. 4:1). Também se considerava o véu como um sinal de subordinação da mulher ao marido. Logo, as mulheres de luto, as prostitutas, e as esposas infiéis não faziam uso do véu. No tempo dos apóstolos esse costume era praticado. Mas em Corinto, um movimento de libertação feminina estava se iniciando e tirando a paz da igreja. As mulheres estavam tirando o véu no culto, pois achavam que o evangelho as libertaria do jugo dos seus maridos, e isso estava causando muitos problemas nos lares e na igreja. E também estavam dando mal testemunho à comunidade, pois as pessoas que presenciavam os cultos cristãos, se escandalizavam por verem mulheres sem véu tomando parte do culto, pois sabiam que muitas, antes da conversão, eram indecentes (prostitutas). Seria realmente uma religião própria para mulheres honestas e fiéis, ou se tratava de uma seita formada por prostitutas? Essa era a crítica feita à igreja. Então, baseado nesse problema, Paulo tomou essa atitude para colocar ordem no culto.  
 
Em que parte da Bíblia, Jesus (eu disse Jesus) está falando sobre uso de véu, brincos, batons, corte de cabelos? Em nenhuma! Ele disse: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho.” Evangelho são boas novas. Usos e costumes não são boas novas. Não salva e não liberta ninguém. Somente a palavra de Deus limpa e liberta o homem e o livra do caminho do inferno. Portanto, eu volto a te perguntar: De quem você é servo: de Cristo ou de Paulo? Eu fico pasma quando vejo pessoas brigando e defendendo o apóstolo Paulo com unhas e dentes, e o colocam acima do próprio Cristo. Cuidado! Esse foi um dos erros dos nossos irmãos do passado, que começaram a idolatrar Paulo de tal maneira, que até as suas algemas eram vendidas, e pagavam por elas uma fortuna.
Se tivermos que seguir ao pé da letra tudo o que o apóstolo Paulo disse, então, a mulher não pode ter oportunidades para pregar na igreja. Pois em I Cor. 14:34,35, diz: “As mulheres estejam caladas nas igrejas, pois não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas como também ordena a lei. E se querem aprender alguma coisa interroguem em casa os seus maridos; porque é indecente que as mulheres falem na igreja”. A pergunta é: Na sua igreja a mulher tem oportunidade? Se tiver, então estão desobedecendo à palavra de Deus? Pois Paulo diz pra mulher não falar na igreja. O apóstolo Paulo usa a expressão: como também ordena a lei. Que lei? A que Deus deu a Moisés? Eu nunca li tal expressão na lei de Moisés. Não podemos esquecer que Paulo era judeu, e como um bom judeu o apóstolo Paulo era conhecedor do Talmud (livro de leis, regras, e costumes judaicos), e que certamente continha essa lei, de que a mulher não deveria falar na igreja. Então fica claro que não era a lei de Deus. A que lei você segue a de Deus ou a dos homens?
 
Outra coisa que Paulo declara: “.... perguntem aos seus maridos em casa”. E se os maridos fossem ímpios como aprenderiam? Pois ele diz que é indecente que as mulheres falem na igreja. Você concorda com isso? Não esqueça que mandamentos só quem pode dá é Cristo. Se não, todas as mulheres estariam barradas nos púlpitos das igrejas. Nunca podemos esquecer que esse entre outros conselhos do apóstolo Paulo, foram dados para aquela época e para determinada igreja.
Não quero dizer com isso que devemos desprezar as cartas do apóstolo Paulo, de forma alguma! Pois, tem muitas passagens que realmente fica claro que é o Espírito Santo inspirando-o para falar; outras, porém são apenas conselhos e parecer dele, e isso não devemos seguir. Devemos guiar-nos pelos Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João). Alguns podem até dizer “mais toda a Bíblia é inspirada por Deus”. Mas não esqueçam que na Bíblia o diabo também fala, homens falam, e Deus fala. E então o que dizer? O registro é inspirado, mas as palavras em que o diabo e os homens falam não são.
Então pense nisso e decida! Se você é seguidor de Cristo ou de Paulo. Fiz essa pergunta a uma pessoa e ela teve a coragem de me dizer: Sigo os dois. Fiquei abismada, com tal idolatria! Pois o próprio Cristo nos disse que não podemos servir a dois senhores. Ou você obedece ao que Cristo te diz, ou você não é servo Dele. Servo é aquele que obedece ao seu senhor, pois ele não divide a Sua glória com ninguém.
Que esse estudo venha libertar a tua mente, e então darás somente a Deus a glória que lhe é devida.
Termino com uma frase que o próprio Paulo disse em I Cor. 3:4-7: “Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens? Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
 
 
Por: Cristina M. Silvano de Andrade/cris-silvano@hotmail.com

Jesus está voltando! Ele te ama e te chama vem!

Image Hosted by ImageShack.us