Translate

5 de fevereiro de 2011

Fala Deus que o Teu servo ouve!

Durante os anos de caminhada com Cristo (17 anos), tenho ouvido muito essa frase: Fala Deus que o teu servo ouve! Principalmente no meio pentecostal. Será que ouvem mesmo? E tenho observado que é muito fácil pronunciarmos palavras diante de Deus, o difícil é por em prática. Temos visto nos últimos dias homens amantes de si mesmo, orgulhosos, presunçosos, que querem ser o centro das atenções. O pior é que muitas dessas pessoas estão atrás dos púlpitos, até têm o chamado de Deus, mas muita das vezes parece que se esquecem disso. Chegam a pensar que a obra de Deus só acontece porque elas estão à frente, que absurdo! Pois no reino de Deus ninguém é insubstituível. No capítulo 1 de Jeremias, Deus o chamou para o ministério, mas Jeremias tinha o livre arbítrio, se ele não quisesse com certeza seria substituído. A obra de Deus é que não ia parar por causa do homem.
 
Em I Sm 3:10 Deus chamou Samuel, queria dá-lhe o ministério de profeta, e Samuel disse: Fala Senhor porque o teu servo ouve. Verdadeiramente Samuel ouviu e obedeceu a voz do Senhor. Que desafio! Deus queria usá-lo para exortar o sacerdote Elí, que estava com a sua casa em desordem, fazendo vista grossa para os erros dos seus filhos. Elí para Samuel não era só um sacerdote, mais era um segundo pai, pois foi com Elí que Samuel passou a maior parte da sua vida; desde que Ana, sua mãe, o entregou no templo nas mãos de Elí. Mas Samuel não deixou se envolver pelos sentimentos, e levou a Palavra do Senhor, independente do que ele sentia por Elí, ele escolheu a melhor parte, obedecer à voz de Deus. Quantos Elí existem hoje por trás dos púlpitos, passam à mão na cabeça dos seus familiares, se esquecendo que na terra ainda existem profetas tal como Samuel, que não se intimidam, devido ao fato de Elí ser um sacerdote, mais é consciente que importa obedecer a Deus do que aos homens.
 
Uma coisa que tem se alastrado dentro das igrejas é o comodismo. As pessoas estão acomodadas com as suas vidinhas, e só porque, aparentemente, têm alguma coisa material, e o pior ainda, espiritual, acham que o que têm já é suficiente; e Deus tem que se moldar às suas vontades, ao que elas acham. Conheci várias pessoas que disseram para Deus: fala que o teu servo ouve, e quando Deus realmente falou disseram não prá Deus. Vim aqui para o Rio de Janeiro passar uma temporada.  O Deus onisciente que conhece o nosso futuro usou um profeta e me disse: “Assim manda te dizer o Senhor, que a obra que ele tem na tua vida é aqui nessa terra (Rio), na outra terra de onde vieste acabou o teu tempo lá”. A princípio, eu não quis aceitar mais eu sempre disse: fala Deus que a tua serva ouve! E agora? Ou eu aceitava ou não, pois Deus não nos obriga a nada. Fiquei muito triste, pois afinal o Rio de Janeiro não estava em meus planos, mas estava nos planos de Deus, e falei: Senhor como pode? Não gosto desse lugar! É fora de tudo o que planejei para mim. Como tudo gira em torno de uma decisão, ainda meio impactada com a mudança, pois toda mudança trás um impacto em nossas vidas, decidi dizer sim para Deus e para os seus propósitos, e disse: “Eis-me aqui Senhor envia-me a mim”. Outra frase que pesa né? Envia-me a mim! Na hora em que Deus quer enviar, muitas das vezes é dito: agora não Senhor, espera mais um pouco! Se eu não quisesse aceitar, estaria até hoje na minha terra vivendo a minha vidinha, e fora dos propósitos de Deus. Obedeci, vim morar no Rio. Anos depois conheci o meu esposo, que é uma bênção em minha vida, presente de Deus, um homem de Deus, inigualável em todos os sentidos. Costumo dizer que Deus pegou o melhor que tinha nessa terra e me deu.
 
Fala Deus que o teu servo ouve -  só vai ficar ouvindo? E o obedecer? Obedecer é contigo e não com Deus. Existem pessoas que pegam textos da Bíblia para aplicá-los à sua vontade, como o de I Ts 5:21 onde Paulo diz: “Examinai tudo e retende o que é bom”. Elas ouvem a profecia, examinam, mas esse “reter o que é bom”, é só o que elas acham que é bom para elas, ou seja, o que agradam a elas, aí elas retêm. Receber o que é contrário às suas vontades, elas dizem que não é de Deus. Eu nunca pensei que o bem para mim, seria morar no Rio, mas Deus queria que fosse assim. E é maravilhoso! Porque é o Rio de Janeiro? Não, e sim porque é o lugar que Deus escolheu para glorificar o nome Dele em minha vida. Isso sim é maravilhoso! Existem pessoas que só obedecem à voz de Deus quando a situação é agradável aos seus olhos. Esse não foi o caso de Abraão, quando Deus lhe disse: “Sai da tua terra e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra em que eu te mostrarei “(Gn 12:1). Se Abrão fosse do tipo de certos “crentes”’ que temos visto hoje, logo diria: O que é isso Senhor não pode ser, vou sair da minha comodidade? Afinal a parentela de AbrãoZc 4:4 diz: “Não é por força nem por violência, mas pelo o meu Espírito diz o Senhor”. Portanto é muito fácil dizer: Fala Deus que o teu ouve, eis-me aqui, envia-me a mim. Quando Deus fala e revela a sua vontade dizem: Não é bem assim Senhor. E quando Deus fala através de um profeta, dizem até que a profecia não foi de Deus. Dizem isso porque não foi conforme o plano que eles trançaram, porque se fosse, diriam: Verdadeiramente Deus falou. Deus (o da Bíblia) não entra em planos traçados por ideais humanos. Ele traça os seus planos, e convida o homem a entrar neles para aceitá-los ou não. Se disserem sim, muito bem, verão a glória de Deus. Se disserem não, só eles perderão. Quantos já estão vivendo na vontade permissiva de Deus, e acham que está na vontade absoluta. Esquecem-se que no reino de Deus, não se vive de lembranças das renúncias que fizeram no passado, a cada dia Deus nos convida a renunciar algo. Será que temos renunciado todos os dias? Pense se tem algo que Deus te pediu, e você ainda não fez? Será que você está esperando Deus tomar atitude por você? Desperta antes que aconteça contigo o que aconteceu com o rei Saul, era chamado de rei, mas aos olhos de Deus, não era mais rei.
 
O apóstolo Paulo também achava que estava no centro da vontade de Deus, só que o que Deus preparou para ele, era algo mais glorioso, eram os gentios de longe (At 22:21), mas ele se contentou com Jerusalém. Mas e Deus? Era isso que ele queria? De maneira alguma! Mas te pergunto - os gentios de longe foram alcançados ou não? Claro que foram! Por Paulo? Claro que não! Mas por aqueles que disseram: Fala Deus que o teu servo ouve, e obedeceram. Os propósitos de Deus se cumpriram independente de ter sido com Paulo ou não. Deus é Deus. Viu como no Seu reino ninguém é insubstituível? Jó declara no capitulo 42:1 do seu livro: “Bem sei eu que tudo pode, e nenhum dos seus planos podem ser frustrados”. Existem pessoas que usam muito aquele texto que Paulo falou em Rm 8;16, que diz: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”, para darem base aos seus desejos e vontades. Deus diz: faz assim e assim, eles dizem: Não é de Deus, pois não testificou no meu espírito. Fiquei triste quando ouvi essa palavra, não é de Deus, pois a palavra de Deus não trás tristeza, dizem eles. Quando Deus falou para eu morar no Rio, eu fiquei triste, era de Deus, mais não era a minha vontade, mesmo quando você ouve a voz de Deus, os teus sentimentos não são cancelados. Agora, a qual sentimento você vai dá vazão isso é contigo. Não testificou com o teu espírito porque não é de Deus? Ou porque não testificou com a tua vontade? Cuidado! “Os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, e os meus caminhos não são os vossos caminhos diz o Senhor” (Is 55:8).
 
Portanto, ao invés de por a culpa no profeta, não é mais decente, honroso, reconhecer que você não quer aceitar; porque do jeito que foi dito, estava fora dos seus planos? Entre o falar, e o agir há uma grande diferença. É muito fácil dizer, difícil é obedecer. Portanto, provai se o Espírito é de Deus, se a profecia vem de Deus. Porém, cuidado, antes de sair por ai de casa em casa, ou até mesmo nos púlpitos, dizendo que não foi Deus que falou. Certifique-se, se você está falando porque Deus te mandou falar, ou porque a profecia não foi de acordo com o que você esperava. Os púlpitos das igrejas não são lugares para jogar piadas, e nem para desabafos, nem para ser dito o que os homens pensam ou acham, e sim o que Deus diz em Sua Palavra. Em toda a escritura, eu nunca vi Jesus usando os púlpitos das sinagogas para jogar piadas para os escribas e fariseus. Ao contrário, Ele falava cara a cara, olhando em seus olhos, e dizendo: “escribas e fariseus, vocês são hipócritas”. Jesus estava em carne, portanto era homem, e homem tem que ter coragem de falar cara a cara, não jogar piadas, pois piadas não edifica a vida de ninguém. Quando Jesus estava no púlpito da sinagoga abriu o pergaminho de Isaias 61, e começou pregar, e dizer: Hoje se cumpriu essa profecia, essa palavra. Ou seja, nos deixou o exemplo de que de trás dos púlpitos, só deve ser pregado a Palavra Dele, e mais nada. Se o nosso irmão tem alguma coisa contra nós, Jesus nos mandou ir nos reconciliarmos com ele (Mt 5:23,24), nunca mandou jogar piada de púlpito. Portanto, se somos seus discípulos, devemos agir como Ele agiu.
 
Antes de dizermos - fala Deus que o teu servo ouve, cuidado! Isso tem um grande peso diante de Deus; pois todas as nossas palavras ficam registradas diante Dele. Ele disse: “Por tuas palavras sereis justificados, e por tuas palavras sereis condenados”( Mt 12:37). Não esqueça que Deus não cancela o teu livre arbítrio, você escolhe dizer sim ou não para Ele. Como diz um pastor que conheço: Deus te dá a chance de escolher o sim ou o não, o querer ou não querer, mas não te dá a chance de escolher as conseqüências da tua escolha.
 
 
Cristina M Silvano de Andrade/cris-silvano.@hotmail.com

Jesus está voltando! Ele te ama e te chama vem!

Image Hosted by ImageShack.us