Translate

5 de fevereiro de 2011

Que tipo de árvore você é?

Existem várias passagens bíblicas que nos mostram que a árvore é símbolo do homem. Uma delas está nos Salmos 1:3 “Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará”.
Diz que o justo será como árvore plantada junto a ribeiros de água; sendo a água um dos símbolos da Palavra de Deus – a Bíblia.
Se o crente não estiver com a sua vida alicerçada na Palavra de Deus, será como uma árvore inútil, e que não servirá para alimentar vidas. E é isso que temos visto em nossos dias, árvores secas, pessoas vazias da Palavra e que dão mal exemplo e péssimo testemunho. Estes só dão frutos podres e problemáticos e ninguém consegue ver ou encontrar frutos desejáveis.
Como disse um estudioso da Bíblia: “Entre o Joio e o trigo só se sabe quem é quem quando os frutos aparecem. Você abre o trigo e ele tem o alimento, e o joio quando é aberto está vazio”. E isso é uma grande verdade! O joio não serve para nada não alimenta vidas. Sua semente pode até matar, mas o trigo é cheio, e serve para alimentar vidas. Com o trigo podemos preparar vários alimentos, inclusive, o pão que é um alimento universal.
 
Aprendemos algo muito importante com essa simbologia da árvore e o homem. A árvore só está de pé quando suas raízes adquirem certa profundidade, fica enraizada e então, produzirá frutos. Assim é a nossa vida! Só produziremos frutos quando estivermos enraizados na Palavra de Deus. Não sendo só ouvintes, mas praticantes da Palavra.
Não adianta somente dizer: “leia a Bíblia”! Pois advogados, juizes, espíritas, e outros segmentos seculares, diabólicos ou não, também lêem a Bíblia. Mas devemos praticar a Bíblia. Pois, muitos hoje, atrás de púlpitos lêem a Bíblia e tem certo conhecimento das Escrituras, mais são árvores secas, que não alimentam vidas; os seus frutos produzem morte. Porque, apenas falam do que está na Bíblia, mas não vivem e nem praticam a Palavra de Deus.
 
Não adianta dizer que servem a Deus, e que conhecem a Bíblia, se os frutos não condizem com o que falam.
Eu nunca vi uma árvore dar frutos pela metade!  Nunca vi uma mangueira seca de um lado, e do outro produzindo mangas! Ou é árvore frutífera, ou é árvore seca. Sem meio-termo! O próprio Jesus falou que: “Assim toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis”. (Mt 7:16-20) Palavras gloriosas que saíram da boca do próprio Senhor. Fica bem claro que a árvore má produz frutos, só que são frutos maus. E esse é o sinal que o Senhor nos dá para identificarmos a árvore má e a árvore boa: pelos seus frutos.
Quando vejo pessoas que se dizem crentes odiando os outros, desejando que os outros caiam, que se desviem, mentindo, caluniando, eu fico a me perguntar: com quem essas pessoas estão aprendendo essas coisas? Com Cristo não é, pois o Senhor Jesus disse: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”. Portanto, se você ver pessoas desejando mal ao próximo, se alegrando com a fraqueza dos outros, brigando, praguejando, pode ter certeza que é uma árvore má e está aprendendo com o próprio diabo e não com Cristo. Pois Ele nos ensinou ser humilde e manso de coração. Ensinou-nos a perdoar e a pedir perdão.
 
Quando uma árvore está seca, isso é notório. É visto de longe! Ela ainda está no mesmo local em que foi plantada, ainda continuam chamando-a de mangueira, ou goiabeira, ou seja, o nome que for, mas não é mais fértil. Está seca! Não alimenta mais vidas. No local em que foi plantada a água não irriga mais. Logo, ela secou e para nada mais presta. Ela estar plantada no mesmo lugar e ser chamada de mangueira, é só uma questão de tempo, pois o Agricultor virá, e mostrará a todos que ela é uma árvore inútil. Lembra do que Ele fez com a figueira? A amaldiçoou, e disse: Nunca mais nasça fruto de ti! Sabemos que essa figueira simboliza a nação de Israel, mas que também simboliza o homem e a mulher. E se Deus estiver procurando frutos em tua vida e não achar? Cuidado! Ele ainda é o mesmo, e a quem muito é dado, muito será cobrado. Portanto, se você é uma mangueira, você tem a obrigação de dar mangas, pois essa é tua função. Se você falhar, Deus cobrará muito caro de você, pois Ele é amor, mas é justiça também.
 
Se a árvore estiver plantada em uma boa terra, terra molhada irrigada pela Palavra de Deus, jamais secará. Mas se a terra secou, não é mais irrigada com a Água do Espírito, certamente essa árvore secará.
Um dos sintomas que mostra que uma pessoa está seca e que não produz mais frutos bons é quando pensa e age como que: só ela serve a Deus; só ela tem um ministério; só ela tem um chamado; só a igreja dela é a certa; que só ela tem a razão, e se julga até insubstituível. Isso é terrível! Essa pessoa está sequíssima, e não alimenta mais vidas.
Que tipo de árvore você é? Aquela que produz maus frutos, ou a que produz bons frutos só em uma estação, em um período do ano? Ou você é aquela que produz frutos durante todo ano, e nunca deixa de produzir? Pense nisso!
 
É triste vermos pessoas, que um dia foram árvores férteis, que serviram para alimentar vidas, que quando abriam a boca realmente tinham palavras de vida, e agora o que lhes restaram foram palavras de morte. “Pastores” que usam os púlpitos, não mais para alimentar vidas, mas para desabafos, para afrontar e tentar desmoralizar os outros, pensando que só eles estão certos.
Não enxergam que são árvores secas, e que de longe isso é notório. Não tem mais Palavra e nem a Rhema de Deus (palavra revelada). As palavras que pregam são baseadas em intrigas e fofocas que lhe chegaram aos ouvidos. Não tem unção.  Querem gritar para mostrar aos outros que estão de pé, mas não estão. Gritam por emoção e não por unção. Estão vazios! Querem viver dos frutos que produziram no passado. Os seus corações estão cheio de ódio, inveja, rancor e orgulho. Criam frases heréticas dizendo que: Sou insubstituível! Isso é uma heresia terrível, pois os únicos que são insubstituíveis são: O Pai, o Filho, e o Espírito Santo.
 
Como mencionei no início deste estudo que a árvore é símbolo do homem. Então vejamos:
Se o agricultor tem um pé de laranja, e por algum motivo esse secou e, não tem mais produzido laranjas, o agricultor vai arrancá-lo, adubar, irrigar e tratar a terra, para plantar outro pé de laranja no lugar desse que secou. Esse novo pé de laranja que foi plantado no lugar do outro, o substituirá, e dará laranjas, e não limão ou outra fruta qualquer.
 
Nesse mundo, NINGUÉM é insubstituível. Pobre coitado e miserável é aquele que pensa que Deus nunca o substituirá. Aquele que pensa assim, Deus fala com ele da mesma forma que disse para Saul: Que ele veria o seu sucessor (Davi) crescer diante dos seus olhos. Pois segundo o dicionário da língua portuguesa substituir é: pôr ou ser posto em lugar de outra pessoa, tirar mudar ou deslocar para por outro e etc. E foi isso que aconteceu com Saul; Foi substituído por Davi, ficou para traz, e Davi viu a glória de Deus.
Em Ezequiel existe uma passagem fantástica que diz: “Assim saberão todas as árvores do campo que eu, o Senhor, abati a árvore alta, elevei a árvore baixa, sequei a árvore verde, e fiz reverdecer a árvore seca; eu, o Senhor, o disse e o farei” (17:24). É o Senhor que abate os que se exaltam, que se acham insubstituíveis. É o Senhor quem os derruba, e faz a árvore baixa crescer diante dos seus olhos. Pois ninguém julga como o justo juiz.
 
Jesus nunca desejou o mal de ninguém, nem mesmo o de Judas que o traiu, nem mesmo o de Pedro que o negou, nem mesmo daqueles que o matou. Ele disse a cerca dos tais: “Pai, perdoa-os, pois eles não sabem o que fazem”.
Esse é o sinal de uma árvore que produz bons frutos; não retribui o mal com o mal; não calunia; não mente contra o seu próximo, perdoa, não só de lábios, mas de coração.
Portanto, você é uma árvore, e é hora de analisar que tipo de frutos você esta produzindo, ou melhor, é hora de analisar que tipo de árvore você é: se é boa, ou má.
“Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos”. (Jó 14:7)
Se você se identificou como uma árvore má, que seus frutos não estão agradando ao Agricultor, deixa Ele te podar. Pois Ele te podando crescerás novamente, e darás bons frutos. Ele quer que você produza frutos dignos de arrependimento. Só assim você brotará, e serás renovado pela Palavra de Deus.
“Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu castiçal, caso não te arrependas”. (Apoc. 2:5).
Deus ainda te dá uma nova chance de se arrepender, de voltar ao primeiro amor. Deus te dá uma nova chance de salvação. Mas se não te arrependeres e o teu castiçal for arrancado, então ficarás como Saul, que jamais voltou para a posição que Deus o arrancou. “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo”.
 
 
 
Cristina M. Silvano de Andrade/cris-silvano@hotmail.com
 

Jesus está voltando! Ele te ama e te chama vem!

Image Hosted by ImageShack.us