Translate

19 de fevereiro de 2011

A resposta de Deus nem sempre é a que queremos ouvir; mas sim, a que precisamos ouvir

No capítulo primeiro do livro de Habacuque observamos algo muito interessante:
Habacuque estava questionando a Deus porque Ele ainda não havia castigado Judá. Ele estava querendo uma resposta de Deus. Não estava entendo porque Judá estava praticando tantas atrocidades e Deus ainda não o havia punido. Habacuque reclamou. Reclamou do versículo 1 ao 4. Do versículo 5 ao 11, Deus lhe responde e diz que suscitará os caldeus para castigar Judá. Com essa resposta Habacuque fica aterrorizado, afinal, Deus respondeu; mas não da forma que ele queria ouvir.
 
Quantas vezes clamamos ao Senhor, imploramos, pedimos respostas, e quando Deus nos responde agimos qual Habacuque: ficamos decepcionados. Afinal, não era aquilo que queríamos ouvir. “Os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os meus caminhos os vossos caminhos diz o Senhor”. Uma coisa é certa: Deus não nos deixa sem respostas. Ele nos responde. Só que Ele nos responde da forma que Ele quer, da maneira que Ele quer e como Ele quer. Ele é soberano, está no controle e sabe o que é melhor para nós. Ele não nos responde conforme o que queremos, e, sim, conforme o que precisamos. E nem sempre o que queremos, realmente é o que precisamos. Realmente, o que precisamos, é da Sua presença em nossas vidas.
 
Observe que a indignação de Habacuque foi porque Deus levantou os caldeus, uma nação ímpia, maléfica. Logo ele questionou e pensou: Como pode uma nação ímpia, injusta, matar o povo escolhido? Ele diz: “Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a vexação não podes contemplar; por que, pois, olhas para os que procedem aleivosamente e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?” (Hc. 1: 13). Vemos, claramente, que o mesmo Habacuque que estava pedindo uma resposta, agora estava questionando a Deus pela resposta enviada. Isso para você é familiar? É assim que você age? Deus te deu uma resposta e não foi conforme o esperado e você se entristeceu, se indignou, e lamenta até hoje porque aquilo não saiu conforme você planejou. Se for assim que você está agindo, mude isso nesta hora! Pois, Ele só quer o melhor para você.
 
Mesmo chocado com a resposta, Habacuque declarou: “Por-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa”. (Hc. 2:1) Mesmo tendo recebido uma resposta que não havia lhe agradado, ele não desanimou, e nem deixou de servir ao Senhor. Ao contrário, ele não desistiu; colocou-se na posição e continuou clamando ao Senhor. Deus lhe respondeu novamente, confirmando o que lhe havia dito. Mas dessa vez, Habacuque aceitou os desígnios do Senhor e declarou: “Todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação”. (Hc. 3:18) Habacuque confiou no Senhor, e, tinha a certeza, que mesmo que viesse o caos sobre Judá, ele estaria seguro, pois, vivia pela fé que tinha em seu Deus. O próprio Deus lhe disse: “Mas o justo viverá pela sua fé”. (Hc 2: 4) Descansa, pois, no Senhor! Para os que andam em obediência á Sua palavra, Ele sempre tem o melhor.
 
Gideão, também, estava clamando a Deus, para que enviasse socorro para o seu povo. Em Juízes 6:6-7, nos relata que os filhos de Israel estavam clamando a Deus por socorro. Estavam clamando para que Deus desse um basta naquela situação. Pois, já estavam cansados de sempre perder a sua colheita, os seus bens para os midianitas. A expressão “os filhos de Israel”, nos leva a entender que Gideão, também, estava clamando ao Senhor por socorro. E Deus lhe enviou a resposta. Do versículo 11 ao 24, Deus envia a resposta para Gideão. Mas por essa resposta, ele não estava esperando, pois Deus lhe diz que livraria Israel das mãos dos midianitas, mas que seria através dele. Deus queria usá-lo como um canal para dar vitória ao seu povo. Mais uma vez, Deus dá a resposta, mais não conforme o esperado. Gideão começa a dar desculpas para Deus e diz que é pobre, que é o menor, que não pode, e tenta fugir do chamado e Deus.  Gideão, também, estava aguardando a resposta de Deus; só que quando essa veio ele relutou para aceita-la.
Quantas vezes você falou: Senhor conta comigo, eis-me aqui, me envia, me capacita. E quando Deus diz: É agora! Enviar-te-ei a tal lugar. Então, você diz: Não Senhor, para aquele lugar não! Como pode ser? Eu não sou capaz! Então, Deus diz: Leva a Minha Palavra para tal pessoa. Você diz: Não Senhor, para aquela pessoa não! Ela não vai aceitar. Então, começa a dar desculpas para Deus, e não se coloca na posição de vaso, de servo; e, acaba sendo senhor da sua própria vida, pois, segue a sua própria vontade. Não é isso que muitas vezes acontece? Queremos a resposta de Deus, mas queremos moldá-la ao nosso querer, à nossa vontade. Pedimos: usa-me! E, quando Ele quer nos usar para glorificar o Nome Dele, através das nossas vidas, colocamos empecilhos, e, acabamos dizendo não para Deus.
 
 
Quando Deus tem prazer em nos ouvir e atender? Quando os pedidos que são feitos a Ele tem o objetivo de exaltar e glorificar o Nome Dele. Um exemplo bem claro disso é o caso de Ana (I Sm. 1). Ela queria ter um filho, estava buscando isso. Queria um filho, não para se exibir diante de Penina que a humilhava por ser estéril, nem para chamar a atenção de Elcana para si. Ela queria um filho para que pudesse servir melhor ao Senhor, com o que de melhor ela tivesse. E Deus a atendeu, dando-lhe um filho que se tornou o grande profeta Samuel. Esse filho foi para Ana a maior dádiva que Deus lhe deu. Ana o ofertou ao Senhor, como prova de gratidão pela bênção recebida. Peça ao Senhor coisas que glorificarão o Nome Dele (coisas espirituais) as demais coisas (materiais), tenha certeza que Ele te acrescentará. (Mt 6:33)
Não fique triste se as coisas não estão saindo conforme você deseja. Agradeça a Ele! Glorifique a esse Deus, vivo, único e incomparável.
 
A resposta Dele pode ser: sim, não, espera. Ele nunca te responderá com o talvez, pois, Ele não é Deus de confusão. O não de Deus é tão bênção quanto o sim, pois, o não de hoje que soa tão duro aos teus ouvidos, é a palavra chave que te livrará da queda, do mal de amanhã.
Portanto, nunca desista! Busque sempre a resposta do Senhor, pois esta é certa. (Pv 16:1) Ele sempre nos responde com prazer, pois, se agrada do servo que busca a Sua direção.
Ao esperar a resposta do Senhor, declare do seu ser mais profundo, como disse o nosso amado Jesus: “Pai, seja feita a tua vontade”.
Pois a vontade Dele a nosso respeito, sempre será boa, perfeita e agradável. (Rm 12:2)
 
 
 
Cristina Silvano/cris-silvano@hotmail.com  

Jesus está voltando! Ele te ama e te chama vem!

Image Hosted by ImageShack.us