Translate

5 de fevereiro de 2011

Encorajados por Deus

Deus sempre está nos encorajando. Existem momentos em nossas vidas que olhamos para dentro de nós mesmo, e não gostamos do que vemos. Muitas vezes pensamos até em desistir, mas o Senhor se preocupa conosco e nos anima.
Encontramos na palavra de Deus (a Bíblia), homens e mulheres que estavam desanimados, já estavam sem esperança, mas Deus os levantou.
Vamos falar de algumas pessoas que foram encorajadas por Deus a fazerem a sua obra. Pessoas que Deus as chamou com uma missão a realizar.
Abraão tinha uma missão: Era de ser um abençoador (Gn 12:1-3). Através de Abraão Deus queria abençoar todo o seu povo. Deus te chamou pra ser bênção, para ser um abençoador, para repreender as maldições hereditárias. Deus quer que onde você coloque as tuas mãos o mal que houver seja desfeito.
No capítulo 15:1-16; Deus encorajou Abraão. Ele estava triste, desanimado, Deus havia lhe prometido uma descendência. Sara já era velha, ele estava temeroso, e achando seu futuro incerto. Foi então que Deus lhe apareceu e lhe disse: Não temas Abraão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. Deus lhe convidou pra dar um passeio, e lhe mostrou as estrelas do céu, e disse: Assim será a tua descendência. E creu Abraão no Senhor e isso lhe foi imputado por justiça. Deus o encorajou a seguir em frente. Todos os dias o Senhor nos fala -  não temas; Pois ele é o nosso escudo, e nem um mal nos sucederá nem praga alguma chegará a nossa tenda.
 Aparentemente Abraão tinha tudo pra não ter fé, vejamos:
Deus lhe prometeu um filho; Mas sua mulher era estéril. 
Mandou-o sair da sua terra, e lhe prometeu outra. Mas a terra que Deus lhe prometera já estava ocupada, já tinha “dono”. E agora? Abraão poderia ter dito: Senhor mais porque me prometeste uma terra que já tem habitantes, isso vai ser impossível. Deus queria mostrar para Abraão e também para nós, que Ele é o Deus do impossível. Que pra Ele nada é difícil. Portanto, o que está te desanimando? É a enfermidade que não quer largar o teu corpo? É o pecado, (adultério, prostituição, idolatria, pornografia, a mentira) que você não tem encontrado forças pra vencer? É a falta de perdão? Nesta hora o Deus da Bíblia, o Deus de Abraão, quer te libertar, e te mostrar que ele é o mesmo, que como ele fez com Abraão fará também com você. Creia, e tome uma atitude! E isso fará de você um vencedor.
Outro homem que tinha uma missão confiada por Deus foi Moisés, ele tinha a missão de: Libertar o povo do Egito, das garras de Faraó. Temos também essa missão, de libertar o povo que está nas garras do diabo. O que você tem feito com essa missão que Deus te deu? Tens posto em prática, ou tens deixado de lado, e deixado que os cuidados dessa vida te sufoquem? Deus encorajou Moisés (Ex 3:14). Eu Sou te enviou, essa foi à palavra de encorajamento que Deus deu a Moisés. Observe que Moisés tentou dar desculpas pra Deus, dizendo que não sabia falar. Deus não está interessado em tuas desculpas, nem na tua indisponibilidade de tempo, e sim na tua prontidão. Deus quer que você entenda que O Eu Sou é quem te envia, é quem te capacita. O Senhor quer te usar poderosamente pra desfazer as obras do diabo. Não há mais tempo de lamentarmos, nem de nos sentirmos incapazes. Estamos em uma guerra, e na guerra só quem vence são os valentes. Por isso, levanta-te nesta hora! O Eu Sou é contigo.
Gideão tinha uma missão: Libertar o seu povo das mãos dos midianitas. Fazia sete anos que Israel estava sofrendo nas mãos dos midianitas. Tudo o que Israel semeava eles destruíam; todo o produto da terra (Jz 6:1-6). Era assim todos os anos.
Gideão estava no lagar malhando o trigo quando o Senhor lhe apareceu. Um fato interessante acontece nesse episódio, é que, no lagar se pisava uvas, e não trigo. Sabe o que isso significa? Significa que não importa o lugar que você esteja, você tem que estar guardando a palavra para que o inimigo não a roube de você, ou seja, para que você não troque pelas sugestões do diabo. Davi entendeu isso muito bem quando disse no Salmo 119:11. “Escondi a tua palavra no meu coração para eu não pecar contra ti”. Portanto não importa onde você esteja; em casa, na rua, no trabalho, no colégio, você deve sempre guardar a palavra do Senhor. E nunca deve esquecer que você é o deposito da palavra de Deus. Deus encorajou Gideão (Jz 6:12,14). O Senhor lhe disse: “O Senhor é contigo varão valoroso. E Vai nesta tua força”. Duas palavras tremendas de encorajamento que Deus deu a Gideão. Isto nos mostra que o Senhor não quer que venhamos parar e desistir diante do desânimo, Ele quer prossigamos. Ele nos diz:Vai nesta tua força! Você tem a palavra de Deus? Então, nela está a força que você precisa para vencer. Não foi à toa que Deus disse para Gideão – “vai nesta tua força”. Mais que força, se aparentemente ele estava derrotado? Era a força do conhecimento que ele tinha da palavra de Deus; vamos ver isso no versículo 13 quando ele diz: O que é feito de todas as maravilhas que os nossos pais nos contaram”. Isto prova que ele tinha conhecimento da palavra de Deus, dos feitos que o Senhor fizera com o seu povo quando os livrou da terra do Egito
A atitude de Gideão diante do Senhor foi quase igual à de Moisés (achavam-se incapazes). Ele disse que sua família era a mais pobre, ele era o menor na casa de seu pai. Gideão se sentia um nada, um zero à esquerda, um incapaz. Você se sente assim? Muda isso nesta hora e toma uma atitude em nome de Jesus! Deus não quer que o seu povo seja um povo frustrado, mais sim um povo cheio do seu poder, da sua palavra. Deus não está olhando para o que você tem de bens materiais, se você fez faculdade, se é intelectual, se sua família é importante ou da alta sociedade. Isto não interessa para o Senhor. Ele quer olhar pra você agora e ver se tem conteúdo Dele dentro de você. Porque se não tiver meu irmão, de que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Chega de viver o mesmo sistema de valores que o mundo! Ou você toma uma posição e faz a diferença, ou então vai ficar para traz. Gideão aceitou a missão que o Senhor lhe deu, fez prova do Senhor e o Senhor o respondeu, o levantou, lhe capacitou, e entregou os midianitas em suas mãos, e o seu povo foi vitorioso.
Maria Madalena estava triste desanimada sofrendo com a perda do seu mestre. Jesus a encorajou quando lhe disse: Maria! Ele a chamou pelo nome. Trouxe-lhe o consolo, a alegria, a força, a coragem que faltava para que continuasse a viver. O Senhor também te chama pelo o nome, te consola e te dá ânimo para que você se levante e não deixe o desânimo te dominar. Logo em seguida lhe deu uma missão: Anunciar para os outros que Ele tinha ressuscitado (Jo 20:11-18). Ela cumpriu essa maravilhosa missão, quando no versículo 18, foi e anunciou aos discípulos que o mestre havia ressuscitado. Devemos  levar mais a sério, a missão que o Senhor nos ortogou; pois vemos a cada dia que passa, mais vidas  sendo destruídas por Satanás. E você o que está fazendo? Está desanimado? Receba nesta hora o Encorajamento de Deus. Se Abraão, Moisés, Gideão, Maria, não tivessem tomado a atitude de por em prática a palavra que ouviram, com certeza Deus teria chamado outros e sua obra seria feita da mesma maneira. Só eles teriam perdido. Por isso ao ouvir a voz de Deus tome uma posição, pois no seu reino ninguém é insubstituível.
 
Cristina M Silvano de Andrade/cris-silvano@hotmail.com
 

Jesus está voltando! Ele te ama e te chama vem!

Image Hosted by ImageShack.us