Translate

19 de setembro de 2018

Os planos de Deus


O que são planos? Planos são projetos e ideias. os planos eles podem ser realizados ou não depende de como vamos reagir a esses planos. Deus traça planos e regras e convida o homem a entrar por eles, para cada ser humano ele traçou um plano, mais o homem decide se aceita esse plano ou não. (através do livre arbítrio, que é o poder de escolha) Ele traçou um plano para a humanidade, um plano maior, o plano da salvação.

João 3:16 diz: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

O plano de Deus de salvar a vida dos pecadores é o maior e o melhor de todos os planos, o plano da salvação das nossas almas. Ele traçou esse plano e a regra é que através de Cristo Jesus seremos salvos, a regra é que sem Cristo, fora de Cristo não há salvação.

Observe o que diz o versículo: "para todo aquele que nele crer" tem que aceitar o plano de Deus que é Cristo o salvador da humanidade, se não crer nesse plano ele deixou bem claro quando disse: Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. Jesus é o plano perfeito de Deus.


O plano dele era que Israel fosse uma nação sacerdotal, Israel rejeitou (os judeus até hoje estão esperando o messias) mas nós o aceitamos e com essa aceitação, ele nos deu o poder de sermos feitos filhos de Deus pois cremos no seu nome e aceitamos os seus planos para nós (João 1:11,12).

Na bíblia tem relatos de vários homens e mulheres os quais Deus traçou planos e eles entraram, nesses planos, nesses propósitos, como também tem outros que se embaraçaram com as coisas do mundo, pecaram, erraram alvo e disseram não ao plano de Deus.

Vejamos alguns que disseram sim ao plano de Deus

José; O plano de Deus começou acontecer na vida de José com 17 anos, foi invejado pelos irmãos que o venderam, ele  foi levado como escravo para o Egito, foi escravo na casa de Potifar e depois foi parar em uma prisão por causa de uma calunia, mas se manteve firme e cumpriu o seu chamado até o fim, até o dia em que Deus lhe mostrou o propósito de ele ter passado por tudo aquilo, ele mesmo declara: Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.
Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega.
Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento.
Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito. (Gênesis 45:5-8).

Ester; De uma simples jovem humilde, Deus a colocou como rainha, para a conservação do povo Judeu, foi necessário a rainha Vasti ter se rebelado, não aceitando o banquete do rei, o afrontando com tal atitude, para que o rei decidisse casar-se novamente, e Deus já havia traçado esse plano para que Ester fosse rainha e com isso, livraria o seu povo.

Queridos aceite os planos de Deus, ele sabe o começo o meio e o fim, ele é onisciente, então não tente dá desculpas, não murmure, glorifique, e ele te mostrará qual o final da tua colheita quando somos obedientes ao seu plano.

Jó; O plano de Deus para esse homem foi um plano árduo, Deus quis que ele passasse por perdas, dores, aflições, para mostrar com isso que ele não desampara os seus, que ele nos prova, mas não nos abandona, e que ele vira todo e qualquer cativeiro, creia que ele vai virar o seu nesta hora, tão somente obedeça e persevere, pois o seu dia vai chegar.

Moisés; O plano de Deus para ele, era que ele fosse parar no palácio dos egípcios tendo do bom e do melhor, e ter a decisão se aceitaria o chamado de ir libertar o  povo ou não, ele poderia ter dito não a esse plano, mais ele aceitou e foi um canal de Deus, para a libertação do povo de Deus que vivia sofrendo e sendo massacrado pelos Egípcios. Moisés rejeitos ser chamada filho da filha de Faraó para cumprir os propósitos do Senhor.

Existia outros homens e mulheres que alcançaram a vitória por terem entrado no plano que Deus traçou, mais vamos ficar só com esses exemplos gloriosos.

Vejamos agora os que disseram não a esse plano.

Saul; Mediante ao pedido do povo que queria um rei, Deus traçou um plano para que Saul fosse rei em Israel, Deus o chamou, ele profetizou no meio dos profetas, mas depois rejeitou esse plano, pois não obedeu a Deus na integra, conforme Deus havia ordenado. A ordem de Deus era para que fosse mortos todos os Amalequitas, Saul pois popou o rei e os melhores animais e isso dessagradou a Deus de tal maneira que o destituiu do trono, dando ao seu sucessor Davi. E o final da sua vida foi triste, consultou feiticeiros e por fim se suicidou.

Sansão; O plano de Deus para Sansão é que ele seria um Nazireu, e um juiz para julgar Israel, Sansão foi até um certo ponto e depois se desviou, quando se envolveu com a impia Dalila, contou segredos que não esram pra ser contados, pois a nossa intimidade com Deus não deve ser revelado a ninguém, muito menos a impios. Ele perdeu a visão física e espiritual, e experimentou a chacota dos filisteus, mostrando com isso que quando nos afastamos dos planos de Deus perdemos a visão espiritual e somos somente motivo de escarnio para os ímpios

 
Salomão; O plano de Deus para ele foi tremendo, Deus permitiu que ele construisse o templo (coisa que Davi queria muito e não lhe foi permitido), Deus lhe deu uma sabedoria tal que não foi dada a ninguém, da forma que lhe foi dada, e ele se desviou seguindo a outros deuses, se envolvendo com mulheres pagãs que lhe fizeram errar, até sacrificio de crianças (coisa que Deus abomina) ele praticou. Se afastou totalmente do plano de Deus que era o de levar o seu povo a adoração só a ele, pois o rei quado era guiado pelo Senhor o povo lhe obedecia. A bíblia não mostra que houve um arrependimento antes dele morrer.

Vamos parar com esses tres exemplos, e que fique de reflexão para nós, devemos ter muito cuidado de como estamos nos portando nos planos em que Deus traçou para nós.

Não diga não ao plano de Deus na sua vida, não deixe que o pecado te tire da direção e faça você perder a benção, e a principal de todas as bênçãos que é a salvação.

O homem muitas vezes traça planos e quer que Deus entre nos seus planos, procura um realacionamento com um impio que não agrada a Deus, e quer que Deus concorde com o seu plano, e ainda acha que vai ganhar o impio para Cristo, na verdade o impio vai fazer o crente se desviar,( é o que mais temos visto ao longo desses anos de caminhada com Cristo) pois Deus não entra em planos traçados pelos homens, Ele é soberano!

Quantas vezes traçamos planos e dão errados, logo queremos questionar a Deus e perguntsmos por que? A resposta é simples, porque andamos pelos nossos desejos, traçamos um plano em que Deus não aprova e quebramos a cara, agora devemos ter a humildade de reconhecermos e força para passar pelas consequencias das nossas escolhas, pois elas vem, devemos passar por tudo e pedirmos a Deus misericordia!

Que possamos escolher andar pelos planos de Deus, e por sua vontade que é boa, perfeita e agradavel.

Não queira culpar a Deus, nem as pessoas, e nem o diabo, pelas suas escolhas,  se as coisas não estão dando certo na sua vida, se examine e veja se você está seguindo exatamente o plano que Deus traçou pra você, ou se você se desviou dele, traçando o seu proprio plano.



Termino esse estudo com a seguinte frase que diz: De que se queixe pois o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados (Lamentações 3:39)

Cristina M Silvano Nascimento 

Jesus está voltando! Ele te ama e te chama vem!

Image Hosted by ImageShack.us