Translate

11 de junho de 2018

A mulher e o seu papel na igreja

A mulher tem um papel muito importante na igreja; teve um papel muito importante na igreja primitiva como na igreja atual. No novo testamento existia muitas mulheres que eram empenhadas na obra de Deus e que deram as suas vidas em prol do evangelho.

O papel de algumas mulheres que foram usadas por Deus

Maria Madalena, era assim chamada pois era de uma cidade chamada Magdala, ela foi liberta pelo o Senhor Jesus que expulsou dela 7 demônios, e a partir dai ela se entregou a Cristo e o seguia incansavelmente, seguia todos os seus passos, ao ponto de na ressurreição do Senhor ela foi a primeira a vê-lo, a primeira pessoa que o mestre conversou e chamou-a pelo nome.

Jesus apareceu primeiro a uma mulher mostrando com isso que deveria ser quebrado todo o preconceito e o machismo do mundo de então com o sexo feminino, pois ele logo lhe deu a missão de pregar para os demais que ele havia ressuscitado, logo entendemos que Maria Madalena foi comissionada a dar as boas novas, ele teve a missão (missionária) de levar ao demais discípulos, de propagar que o mestre estava vivo!
fica claro nessa passagem que a mulher pode ser, uma missionária, pregadora das boas novas, do evangelho de Jesus, e que ela tem um papel fundamental no reino.

 
A mulher Samaritana: Ela teve um encontro com Cristo no tanque de Jacó, Jesus conversou com ela, teve um diálogo muito importante, puxou ela do natural para o espiritual, quebrou todas as regras da época, pois os Judeus não falavam com os samaritanos, e nem um homem conversava com uma mulher em público, muito menos sozinhos, mas o amôr de Cristo foi maior, ele queria resgatar aquela vida e usá-la em prol do seu reino, logo após o encontro com Cristo ela saiu testemunhando e falando de Cristo para os outros, ao ponto de depois os Samaritanos dizerem que agora criam em Cristo não somente pelo o que foi anunciado por ela, mas pelo o que eles tinha visto, fica claro aqui que essa mulher ganhou almas para Cristo através do evangelismo.


Maria (Mãe de Jesus) Uma mulher escolhida por Deus, bem aventurada, uma humilde serva do Senhor, que foi usada por Deus pra ser um canal natural que trouxe ao mundo o filho de Deus, era serva de cristo, estava sempre atenta a todos os sinais de Deus na vida de Jesus, foi serva obediente, colocou em risco a sua reputação como mulher para carregar no ventre por 9 meses a obra de Deus (Jesus), não desfaleceu um só momento, até o fim esteve com ele na cruz, mostrando com isso que levou a sério a sua missão até o fim. Ela nos apontou para obedecer a Cristo e não a ela, quando faltou o vinho, e foram falar com ela em João Cap. 2, ela mandou que fizessem tudo o que Jesus dissesse, ela não quis glória pra ela, ela mandou obedecer e glorificar a Deus. Mostrando com isso a dedicação de uma mulher, o comprometimento e a seriedade com a obra de Deus.


O que a bíblia não mostra é uma mulher pastoreando uma igreja, não existe mulher pastora, pois a liderança espiritual de pastorear foi dada ao homem (veja o estudo: Pastora uma consagração divina ou Humana?), mais isso não menospreza a mulher, de forma alguma ela não é menos importante em não poder desempenhar a função de pastora. A mulher pode desempenhar o seu papel na igreja, na obra de Deus sem querer o título de pastora, pois é um título meramente humano, mulher de pastor nunca foi e nunca será pastora o ministério é individual. muitos pastores querem agradar suas esposas, deixam o emocional falar em uma área que é totalmente espiritual, racional, e consagram as suas esposas a pastoras, só para agrada-las, mas isso não agrada ao senhor. O apostolo Pedro disse: Importa obedecer a Deus e não ao homem (Atos 5:29).

O que a mulher pode fazer na igreja? Chegaremos lá, analisaremos outros fatos, outras mulheres que foram importante com  suas função na igreja, na obra de Deus. Vejamos;

Existiam também as mulheres que serviam a Jesus com suas fazendas (bens), Maria Madalena, Joana, Suzana e muitas outras (Luc 8:2). Elas haviam sido libertas e curadas pelo Senhor, por isso sustentaram financeiramente o seu ministério, faziam isso com amor, por gratidão pelos benefícios recebidos, não faziam por obrigação, pois sabiam que com esse ato estavam cooperando com a obra de Deus, desempenhando um papel muito importante no ministério de Cristo.

Existia também uma mulher chamada Dorcas, ela servia ao senhor, e ajudava nas costuras, fazia túnicas para as viúvas, ajudava muito os pobres, a forma que ela achava para ajudar na obra era ajudando os pobres, fazendo uma ação social, ela exercia a caridade. Dorcas ou Tabita foi ressuscitada pelo Apostolo pedro em Atos 9:36-42.

Priscila foi uma pregadora do Evangelho e não uma pastora, foi esposa de Áquila ambos ajudaram muito a Paulo no ministério (Rom. 16:3,4 ; Atos 18:1-28) ela e o esposo não se cansaram para ajudar o Apostolo Paulo na propagação do evangelho.

Febe, serva do Senhor, foi de muita importância no ministério do Apostolo Paulo, Febe era diaconisa, pois a palavra diácono significa o que serve, o que presta serviço, por isso não tem problema algum a mulher ser diaconisa pois ela está a serviço do ministério, ajudando ministerialmente, muito diferente de pastorear uma igreja, quem pastoreia lidera, e a mulher não foi chamada para liderar, e sim para auxiliar, Deus disse que a mulher seria auxiliadora, ajudadora (Gen 2:18).

Há uma grande confusão quando é citado os parentes de Paulo, Andônico e Junias; Romanos 16;7 diz: Saúdem Andrônico e Júnias, meus parentes que estiveram na prisão comigo. São notáveis entre os apóstolos, e estavam em Cristo antes de mim.

Até hoje não foi provado que Junias era uma mulher pois esse nome podia também ser usado por um homem, eles foram presos junto com o apostolo Paulo (uma mulher não podia dividir a mesma cela com os homens) e jamais podemos tirar um texto do contexto e afirmar que Junias era uma mulher, pois a única parte da bíblia que esse nome é mencionado é nesse texto, e sabemos que texto sem contexto é pretesto para heresia.

Existiam outras mulheres que o apostolo Paulo cita e que foram muito importantes para o reino de Deus, mas nenhuma delas mostra pastoreando nenhuma igreja. Raquel era pastora de ovelhas, animal e não pastora de pessoas. Débora, uma profetiza que julgou a Israel no período dos Juizes, foi usada por Deus como juíza e profetisa e nunca como uma pastora. Ela exerceu uma função civil de juíza e não função sacerdotal, pois em todo antigo e novo testamento nunca houve uma mulher exercendo função sacerdotal (sacerdotisa). Pastor é uma função sacerdotal. Deus a usava como profeta, para entregar ao povo a Sua Palavra, mas Débora não era pastora.

Mas qual é o papel da mulher na igreja e o que ela pode fazer?

Vamos responder á luz da bíblia, á luz da palavra de Deus, pois o que eu acho o que eu penso, o que você acha e o que você pensa não interessa, todos temos que nos curvar o que diz a santa e gloriosa palavra de Deus, e com todos os pontos estudados a respeito da vida de várias mulheres, podemos afirmar com base bíblica que a mulher pode:

- Orar (Ana I Sm 2:1-10)
- Evangelizar (Mulher Samaritana João 4:28,29,42)
- Ser uma missionária (Maria Madalena e as outras mulheres. Jo 20:16-18 ; Mc 16:10; Mat 28:7,8; Luc 24:9,10) Elas tiveram a missão de anunciar a ressurreição de Cristo.
- Ajudar financeiramente no ministério (Luc 8:2)
- Louvar (Mirian Ex. 15:20,21; Debora Jz 5)
- Ajudar os necessitados, fazer obras de caridade (Dorcas At. 9:36)

Todos esses itens não são só exclusividade para as mulheres, mais para todos os crentes em Jesus. Jesus não está à procura de títulos humanos e meramente carnais, ele está à procura dos verdadeiros adoradores que o adorem em espirito e em verdade (Jo 4:23,24).

O Apóstolo Paulo fala para as mulheres ficarem caladas na igreja e que se quisessem saber alguma coisa, que perguntassem em casa aos seus maridos (I Cor. 14:33-35)

Isso foi dito dentro de um contexto da época, pois na igreja de Corinto estava havendo falta de ordem no culto, estava havendo desordem no culto, as mulheres estavam falando muito alto, e com isso atrapalhava o andamento do culto, foi dito para aquela época para que ficassem caladas e depois perguntassem em casa aos seus maridos.

Se isso fosse então para os nossos dias para as nossas igrejas, coitada então das irmãs que os maridos não são crentes, não são convertidos, iam perguntar o que ao ímpio? O que o marido não crente tem a ensinar sobre a palavra de Deus a sua esposa crente? E o que dizer então das que são solteiras? Pense nisso!

Paulo ainda diz: As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. (vs 33)

Ele disse como ordena a lei, e eu pergunto que lei? Pois em parte alguma da bíblia é dito isso, Paulo como bom judeu que era estava falando do Tamulde (O Talmude é uma coletânea de livros sagrados dos judeus, um registro das discussões rabínicas que pertencem à lei, ética, costumes e história do judaísmo) Não era permitido na lei dos judeus tais práticas.

Temos que entender que cada passagem bíblica tem o seu contexto, o porque foi dito aquilo, para quem foi dito aquilo, em que época foi dito aquilo, pois a bíblia também tem o seu contexto histórico e cultural.

espero que esse estudo tenha esclarecido o vosso entendimento, e que toda honra e toda glória sejam dadas ao Deus vivo que nos capacita e nos revela a sua palavra.

Finalizo dizendo: Mulher você tem um papel muito importante na obra de Deus, a ceara é do Senhor, e ele quer contar conosco como trabalhadoras dessa ceara, não importa títulos, cargos e nem posição social, pois o Senhor não está olhando para isso, ele quer contar conosco em obediência a sua palavra. o diabo não respeita títulos, ele respeita quando olha para a vida do homem e da mulher cheios do Espírito de Deus, diante desses ele treme e estremece, o importante é termos o maior título que alguém possa ter, que é o titulo de serva!

Jesus disse basta o servo ser igual ao seu Senhor.

Que Deus em Cristo Jesus nos abençoe e abra o nosso entendimento cada vez mais.

 

 

Cristina M.Silvano.

Jesus está voltando! Ele te ama e te chama vem!

Image Hosted by ImageShack.us