Translate

19 de fevereiro de 2011

A tenda e a Glória de Deus

O Espírito do Senhor dirigiu-me a escrever sobre a tenda e a Sua glória revelada na tenda, e pensei: Porque sobre a tenda? Orei e fui meditar na Palavra do Senhor e o Espírito me revelou o porquê. Ele queria que fosse feito um estudo sobre a tenda, e glorifico ao Senhor, pois somente Ele é quem nos trás a palavra revelada.
Pela misericórdia do Senhor, espero que esse estudo venha alimentar o teu espírito, assim como alimentou o meu.
 
Vejamos:
 
Primeiro ponto: A primeira coisa que me chamou atenção é que a tenda era feita de pele de animais (Êxodo 26:14). Era feita de pele de carneiro tingida de vermelho, e coberta com pele de texugo por cima. Isto nos mostra que era preciso que fosse morto um animal para que fosse feito uma tenda (abrigo). Era necessário o derramamento de sangue. E a bíblia diz que sem derramamento de sangue não há remissão de pecado. Observe que a pele de carneiro era tingida de vermelho, vermelho simboliza o sangue de Cristo que nos lavou e nos purificou de todos os nossos pecados.
 
A tenda apontava para Cristo que foi preciso morrer na cruz do calvário para que Nele tenhamos abrigo seguro, pois a tenda servia como abrigo, proteção, amparo. Somente em Cristo, que é a nossa tenda, podemos ser salvos dos perigos; somente em Cristo estamos seguros e salvos dos ataques de Satanás.
 
Segundo ponto: Quando Deus tirou o Seu povo do Egito a primeira “preocupação” de Deus foi: providenciar tendas para o seu povo. Em Levítico 23: 42,43 o Senhor ordena que o povo habite sete dias em tendas (festa das cabanas) para que as gerações soubessem que o Senhor os fez habitar em tendas, quando os tirou da terra do Egito. Sete é o numero da perfeição. Deus queria mostrar com isso que o Seu povo estaria perfeitamente seguro estando em seu abrigo (Cristo).
 
Deus providenciou um abrigo para o Seu povo, e queria que isso fosse conhecido pelas gerações posteriores. Mas por quê? Porque Deus queria que os descendentes soubessem, e que também, os judeus tivessem plena consciência de que seria através do sacrifício de Cristo (nossa tenda) que eles estariam seguros. Deus queria que todos os povos soubessem do seu cuidado e do seu amor pelo Seu povo. Isso nos mostra que Deus nos resgatou do mundo, e preparou algo tremendo para as nossas vidas. Ele não nos desampara nunca! Sempre estará nos guardando e nos protegendo.
 
Ele nos tirou do Egito, das garras do diabo, não foi para nos deixar ao léu. Ele nos resgatou e nos deu um abrigo eterno, pois em Cristo teremos morada eterna nas mansões celestiais, basta tão somente sermos fiéis a Sua Palavra e valorizar o Seu sacrifício expiatório, que nos lava e nos purifica de todos os nossos pecados.
 
Terceiro ponto: Era na tenda que Deus falava com Moisés e Moisés transmitia para o povo as ordens do Senhor (Lv 1:1). È através de Cristo, que é a nossa tenda e, que é a Palavra de Deus revelada, que Deus fala conosco e nos revela a Sua vontade. Cristo é o nosso mediador entre Deus e os homens, a nossa tenda, o nosso lugar seguro. Não adianta querer buscar abrigo e proteção em rituais, e, em filosofias humanas, pois abrigo perfeito só Cristo pode nos dar. 
 
A tenda era o tabernáculo. Nela se manifestava a glória de Deus. Só teremos a glória de Deus se estivermos na tenda, se sairmos dela é morte na certa. Se sairmos da tenda ficaremos frágeis e abatidos facilmente. Por isso, não saia da tenda! Pois é na tenda, através da tenda, e pela tenda, que verás a glória de Deus. Quando Moisés entrava na tenda, a presença de Deus, e a Sua glória, também, entravam na tenda (Ex. 33:9). E o povo via a glória de Deus e o adoravam, e congregavam louvando ao senhor.
 
Quarto ponto: Hoje nós somos as tendas de Deus. Somos o Seu tabernáculo move. Hoje a Sua glória habita em nós, pois hoje, somos templos e morada do Seu Espírito. Portanto, todos os dias, devemos zelar por Sua presença que habita, não em tendas feitas por mãos humanas, mas por Suas próprias mãos. Somos as tendas que Deus selou com o Seu Sangue, e o Seu desejo é fazer morada permanente em nós. Devemos sempre vigiar para não perdermos o abrigo seguro, o esconderijo do Altíssimo que é a Sua constante presença em nós.
 
Amados, não permita que nada e nem ninguém danifique a sua tenda, destrua os teus sonhos, quebre a tua comunhão com Deus! Não esqueça que Cristo é o teu lugar seguro, a tua redenção. Não permita que os vendavais e tempestades levem a tua tenda para longe e você se distancie de Deus. Saiba que Deus jamais se esquecerá de você. Como ele cuidou do seu povo no passado continua cuidando de você, pois Ele te ama e quer cuidar de você para sempre.
 
Em Amós 9:11, Deus faz a promessa que em um só dia tornará a levantar a tenda de Davi que está caída, e que tapará as suas aberturas, e tornará a levantar as suas ruínas, e a edificará como nos dias da antiguidade. Sabemos que essa promessa se cumprirá totalmente no milênio, quando as doze tribos de Israel estiverem reinando com Cristo no milênio, mas o sentido espiritual dela se cumpre hoje em sua vida.
Creia e tome posse dessa promessa pela fé!
 
 Peça para o Senhor, nessa hora, levantar a sua Tenda, restaurar a sua vida, e tapar todas as fendas que um dia se abriram. Peça para o Senhor reinar em tua Tenda, e aspergir o Seu sangue para sempre em seu coração, para que você desfrute das promessas que te foram prometidas.
 
Hoje Deus levanta a tua tenda, restaura a tua vida, e faz com que você enxergue que Ele nunca desiste de você, pois Ele te criou para louvor da Sua glória. Criou-te como tenda especial onde todos os dias Ele quer revelar a Sua Shekiná. Ele quer revelar a Sua glória em sua vida, e mostrar que o que está caído Ele levanta, o que foi quebrado Ele conserta, e o que está em ruínas ele restaura, e o que está morto Ele ressuscita, pois só Ele é SENHOR.
 
Olha para Sião, a cidade das nossas solenidades; os teus olhos verão a Jerusalém, habitação quieta, tenda que não será derribada, cujas estacas nunca serão arrancadas, e das suas cordas nenhuma se quebrará” (Isaias 33:20).
 
 
 
Por: Cristina M Silvano de Andrade

Jesus está voltando! Ele te ama e te chama vem!

Image Hosted by ImageShack.us