Translate

15 de abril de 2024

Jesus e a mulher samaritana

 Essa passagem é uma das mais lindas da bíblia, onde narra o diálogo do mestre Jesus e uma mulher samaritana (João 4:1-30). Nessa passagem Jesus quebra duas regras sociais judaicas, vejamos:


1ª - A mulher era considerada inferior ao homem. Um homem do oriente médio, jamais falaria em público com uma mulher, mesmo se fosse irmã ou mãe. Um homem respeitável, muito menos um mestre ficaria horas conversando com uma mulher. 

2ª - Os judeus não falavam com os samaritanos pois achavam que eles tinha traído sua fé realizando casamentos com estrangeiros,( o que era proibido pela palavra de Deus). Judeus e samaritanos se odiavam e evitavam ter qualquer contato, um judeu jamais comeria em um prato que o samaritano tivesse comido. 

Tudo começou com a divisão das tribos, o reino do sul,  capital Judá e o reino do Norte  capital Samaria, com a chegada de outros povos e dos assírios houve casamentos mistos . Os samaritanos  desprezavam as leis dos judeus o Talmude, dizendo ser coisa da cabeça dos judeus, só aceitavam o pentateuco.

Jesus não está preocupado com costumes e tradições humanas, o seu proposito e objetivo quando esteve aqui na terra era o de alcançar vidas, esse continua sendo o seu desejo, salvar e libertar vidas do reino das trevas e trazer para o seu maravilhoso reino da luz. Ele amou aquela mulher e se manifestou, se revelou a ela, independente do que os "crentes" da época aprovassem ou não.


O historiador Flávio Josefo nos conta que por esse trajeto a viajem ficava três dias menor.  Mas temos certeza que não foi por isso que Jesus tinha que passar por Samaria, pois o nosso mestre nunca viu distancia, nunca mediu esforço para alcançar e salvar uma vida.

 Era necessário ele passar por Samaria para alcançar aquela vida, Deus havia marcado um encontro naquele lugar com aquela mulher para que ela fosse liberta e o nome dele fosse glorificado. Era necessário para que hoje eu e você tivéssemos acesso a esse relato maravilhoso, e vermos o quanto o nosso mestre ama o pecador, independente de sexo, cor, idade, nacionalidade, ou posição social. Ele quer libertar aqueles que estão afastados da sociedade, excluídos pelos homens, vivendo uma vida a mercê de Satanás. Ele veio nos dá vida e vida com abundancia (João 10:10b).

Aquela mulher foi buscar água no poço por volta do meio dia, pois nesse horário ela não encontraria outras mulheres, que provavelmente viravam as costas para ela e a discriminavam, para aquela mulher essa hora seria uma maneira dela fugir das afrontas, para Deus aquela hora foi a hora que ele preparou para mudar o quadro da vida dela.. Creia nesse Deus na eficácia da palavra Dele e Ele mudará todo o quadro da tua vida. Para aquela mulher ela estava ali por uma razão natural, a agua; para Jesus ela estava ali por uma razão espiritual, a sua libertação, Jesus usou a agua natural para lhe dá da agua espiritual que é sua palavra á agua da vida.

Alguns fatos importantes que me chamou atenção na vida daquela mulher:

- Ela parou para ouvir Jesus; ela poderia ter ido embora pois reconheceu que ele era judeu.

- Ele teve interesse de ouvir a palavra de Deus, vs 10,11,12, e começou a fazer perguntas.

- Ela falou a verdade, (disse que não tinha marido), ela abriu o coração para o mestre vs 17.

- Ela creu na palavra. Quando ela creu deixou o natural (cantáro) e correu para falar do que era espiritual.

- Ela começou a praticar a palavra saiu para anunciar a Cristo no meio dos seus.

A mulher samaritana  quando teve um encontro com Jesus ela tinha um objetivo falar de Jesus, ela disse vinde comigo e vede! Que possamos convidar a todos para um encontro com Jesus!

Ela deixou o  cântaro que simboliza as coisas naturais,  e foi tratar do espiritual, das coisas que saltam para a  vida eterna!

Ela foi evangelizar, foi fazer missões, ela teve uma experiência gloriosa e não foi egoísta,  ela não queria essa experiência só pra ela, que venhamos levar a palavra do Senhor a todos ao nosso redor, e proclamar que Jesus pode transformar vidas e que Ele está voltando!


Desde aquele dia com toda certeza a vida daquela mulher jamais foi a mesma, quando temos um encontro verdadeiro com Cristo, ele torna tudo novo, faz com que a agua da sua palavra nos lave, nos limpe, e nos molda segundo o seu quer e a sua vontade.

Vamos ficar atentos a voz do Senhor, a sua direção, pois muitas das vezes será necessário, passarmos por determinados lugares, por determinadas situações para que o nome dele venha ser glorificado através de nossas vidas.


 
Cristina M  Silvano do Nascimento 

Jesus está voltando! Ele te ama e te chama vem!

Image Hosted by ImageShack.us