Translate

5 de fevereiro de 2011

Em meio à adversidade exalte ao Senhor!

Exaltar e glorificar o nome do Senhor em meio às lutas e dificuldades não é fácil. O ser humano tende a reclamar quando as coisas não saem à sua maneira. Mas Deus quer que em meio à adversidade, em meio as aparentes dificuldades, exaltemos o Seu Nome, e testemunhemos do Seu poder.  É muito fácil falar de Jesus, dizer que Ele é bom quando tudo vai bem; E quando tudo está dando errado? Quando as portas parecem estar fechadas, quando não obtemos as respostas das nossas orações? É nessa hora que o Senhor que ouvir dos nossos lábios uma frase de adoração, gratidão e louvor ao Seu Nome. Ele disse: “Se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus” (Mt 5:20). Não basta dizer que é crente, temos que agir como tal. Pois crente é aquele que crê e não duvida, e em meio à adversidade o Senhor enviará o socorro.
 
No livro de 2 Reis 5: 2-4; conta-nos de uma menina que foi levada pelo general Naamã, para ser sua escrava, criada, empregada. Essa menina nos deixa um exemplo maravilhoso de como é possível na adversidade exaltar ao Senhor. Pois ela não se rendeu em meio à adversidade, antes confiou e testemunhou do seu Deus.  Vejamos alguns pontos que se destacaram na vida dessa menina.
 
1 – O nome dessa menina não aparece
Não sabemos o seu nome, a sua idade; só sabemos que era uma menina israelita.
Isso é uma coisa fantástica! Mostra-nos que não devemos nos preocupar se o nosso nome está aparecendo ou não. Pois o único nome que deve aparecer é o Nome do nosso Senhor; o Nome que é sobre todos os nomes. Deus quer nos usar na nossa pequenez. Ele quer te usar! Não importa onde você esteja: se na cova ou na fornalha, não importa. Ele quer glorificar o Nome Dele através da sua vida. Deus quer contar contigo onde você estiver! O importante não é onde você está, e sim, como você está diante Dele. Pergunto-te: Onde você está Deus pode te usar como você está? Aquela menina estava em uma situação terrível, mas a vida dela estava diante do Senhor. O ambiente em que ela estava vivendo não influenciou em seu caráter, e não abalou a confiança que ela tinha em Deus e por isso Deus pôde contar com ela. Não deixe que o lugar onde você está vivendo, interfira na tua comunhão com Deus. Aquela menina fisicamente era escrava, mas espiritualmente era livre, e era com ela que Deus estava contando.  
 
2 – Ela tinha tudo para ser uma pessoa frustrada
 Ela foi capturada, levada como escrava e presa. Não sabemos se tinha pais, e se tinha como devem ter ficado os seus pais, vendo sua filha sendo levada cativa. Aquela menina deveria ter seus sonhos, seus planos, e tudo de repente foi interrompido. Ela poderia ter pensado: A vida para mim acabou. Verdadeiramente os nossos pensamentos não são os do Senhor, os nossos caminhos não são os Dele. Às vezes passamos por situações difíceis que não entendemos, mais é lá que Deus quer contar conosco. Às vezes estamos reclamando de algo, e vendo-o como uma coisa ruim, mais é esse algo, o melhor que Deus preparou para nós. Não estamos sendo gratos ao Senhor por aquilo que Ele nos deu, porque aos nossos olhos não é aquilo que queríamos.
 
Essa menina era uma escrava, vivia em uma situação de humilhação. Mas foi o próprio Deus quem permitiu que ela chegasse aquele lugar. Pois era ali que Deus queria usá-la, ali que Deus queria ser exaltado e era ali que tinha um homem leproso que precisava ser curado. Fique atento à situação e ao mover do Senhor! Esteja apercebido! Se não, você estará desprezando a bênção que Deus te deu, e murmurando do nome do Senhor. Aquela menina não murmurou não desfaleceu em meio à adversidade. Deus quer que você se levante nesta hora na força do Senhor e não olhe para a circunstância, não olhe para a aparente dificuldade. Ele quer contar contigo! Ele quer te usar como canal de bênção!
 
3 – Ela conhecia Deus
Ela conhecia ao Senhor! E quem conhece a Deus não pode ser egoísta, quer testemunhar desse Deus, declarar as maravilhas que Ele faz. Ela sabia que Naamã tinha lepra e poderia ter deixado o sentimento de vingança, de ódio lhe dominar. Poderia ter pensado: ”Deixa ele morrer com essa lepra! Me mantém cativa como sua escrava! Eu quero mais que ele morra!”. Mas não foi assim que ela agiu, pois tinha amor e o conhecimento da Palavra de Deus em seu coração. Quem conhece Deus se compadece dos outros, e quer que todos sejam libertos e curados pelo Senhor. Ela se compadeceu e disse para a sua senhora: “Se o meu senhor conhecesse o profeta Eliseu que está em Samaria, ele o restauraria de sua lepra”. Sabemos que na tipologia bíblica, Eliseu tipifica o Espírito Santo. E onde o Espírito Santo está presente, sempre algo acontece: Há a cura, a restauração, a libertação e maravilhas extraordinárias. Ela conhecia Deus de tal forma que afirmou que Naamã seria restaurado. Ela não disse quem sabe, talvez; ela afirmou que Naamã seria restaurado. Naamã não foi simplesmente curado, mas foi totalmente restaurado (Restaurar: É voltar ao estado normal, é reestabelecer, é dar novo resplendor).
 
 
4 – Ela tinha testemunho de vida
Observe que no versículo 4, a esposa de Naamã o notificou e lhe disse tudo o que aquela menina havia declarado. E Naamã fez conforme a menina lhe dissera. Ela era uma escrava, mas mesmo nessa condição dava bom testemunho. Pois, se não fosse assim, Naamã jamais teria dado ouvidos a uma simples escrava; afinal ele era um general. Se ela desse mau testemunho Naamã poderia ter dito: “Eu vou dá ouvidos aquela menina que só reclama da vida, que só vive mal humorada. Pode, por acaso, vir algo bom daquela menina?” Mas diz à Palavra que Naamã deu ouvidos aquela palavra, e verdadeiramente foi restaurado da sua lepra. Ele ficou com a pele de uma criança. Recebeu algo, além da cura física e reconheceu que não existia Deus como o Senhor.
 
Aquela menina foi um referencial. Deus quer nos usar como um referencial! Deus quer que todos olhem para você, e veja que você é diferente, que em meio às lutas, as adversidade, todos digam ao teu respeito: verdadeiramente ela (e) é uma serva (o) de Deus. Deus quer que todos conheçam a Sua Palavra através da tua vida. Ele quer usar você, quer contar com você! Afinal foi para isso que Ele te criou, para louvor da Sua glória. Ele não te criou para você se prostrar diante da adversidade. Não te criou para você ser um murmurador. Ele te criou porque quer contar contigo. Portanto, reveja hoje como está se comportando, em meio à adversidade. Não se esqueça de que Deus virou o cativeiro de Jó quando este orava pelos seus amigos (ou melhor, seus inimigos). Deus mudará o teu cativeiro e te arrancará da situação que está vivendo, quando você arrancar dos teus lábios a murmuração e colocar uma frase de gratidão, adoração e confiança diante Dele.
 
A Bíblia não registra mais nada a respeito daquela menina, mas acredito que algo de maravilhoso tenha acontecido na vida dela. Se Naamã quis presentear o profeta Eliseu por causa da sua cura, quanto mais àquela menina que foi o canal que Deus usou para que ele chegasse até a benção. Não seria de admirar se Naamã desse a alforria, a liberdade àquela menina. Não podemos esquecer que o nosso trabalho não é vão no Senhor. É Ele quem nos recompensa e nos da à vitória. Portanto, em meio à adversidade exalte ao teu Deus.
 
 
 
Cristina M. Silvano de Andrade/cris-silvano@hotmail.com 

Jesus está voltando! Ele te ama e te chama vem!

Image Hosted by ImageShack.us