As setes igrejas de Apocalipse são: Éfeso, Esmirna, Pergámo, Tiatira, Sardes, Filadélfia, Laodiceia. Essas igrejas estavam situadas na Ásia menor, atual Turquia. Das setes igrejas somente duas foram aprovadas, Filadélfia e Esmirna. Nesse texto vamos estudar, sobre uma das reprovadas que foi Laodiceia, foi uma igreja que vivia de aparências, era muito rica financeiramente. E hoje em nossos dias a historia se repete, quantos vivem uma vida de aparências, tem recursos naturais, muitos bens mateiras, seus púlpitos parecem shows, ganham muito dinheiro cobrando para pregar e cantar, (Jesus e seus discípulos não cobraram) andam com seus carrões de luxos, suas vidas de ostentações, ricos em coisas da terra, mas pobres das coisas do céu, estão sendo desprezados por Deus e chamados ao arrependimento. Deus os vê como: DESGRAÇADOS, MISERAVEIS, POBRES, CEGOS E NÚS. Cuidado igreja e pastores! Vocês podem achar que estão agradando a Deus, mas ele os tem reprovado! Pois o Senhor não vê como vê o homem, o homem vê a aparência, mas o Senhor ver o coração!
Vejamos; Apc 3.14-21
14 E ao anjo da igreja que está em Laodiceia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus.
15 Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente! 16 Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu), 18 aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas.
19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te.
20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo. 21 Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.
Vs; 14 O anjo da igreja se referia ao líder ao pastor daquela igreja
Vejamos alguns pontos importantes;
1º Jesus se apresenta;(vs 14)
Ele é educado, primeiro ele quer que o pastor daquela igreja saiba quem ele é.
- Jesus se apresenta como o Amém, que significa assim seja, confirmação, Cristo é o cumprimento de todas as promessas, pois ele é o amém, ele é o sim, ela é a nossa confirmação, ele nos garante a vida eterna.(2 Cor. 1:20 ).
- Testemunha fiel e verdadeira, ele é a nossa testemunha, ele é fiel, ele é verdadeiro,, pois é a verdade! Ele é fiel testemunha dos seus servos, isso significa, que nunca seremos injustiçados pois ele vê tudo, e testemunhará ao nosso favor, se formos inocentes e fies a sua palavra, pois a sua fidelidade e a sua verdade sempre acompanhará os seus servos.
- Principio a criação de Deus, Ele estava no principio da criação, ele é o verbo de Deus, a palavra que criou todas as coisas (Jo 1.1-3). Significa que Ele está no controle de tudo!
2º Ele mostra o problema;(vss 15-17)
Ele nos avisa, chama nossa atenção para o nosso bem.
- Quente; é o crente fiel, fervoroso, aquele que coloca Jesus em primeiro lugar na sua vida, que não ama a sua vida mesmo em meio a face da morte (Apc 12:11)
- Frio; Não crer mais, já está entregue aos prazeres do mundo, até vai na igreja, mas está vivendo uma vida de iniquidades (pratica constante o pecado
- Morno; meio termo, em cima do muro, Deus vomita, isso é uma metáfora, quer dizer que Deus não tolera, quem não decide, quem não toma uma posição, Ele lança fora, rejeita, pois a agua morna dá ânsia de vomito, e quem é morno diante de Deus ficará fora.
Muitas vezes Jesus usava as coisas naturais, para nos puxar para as espirituais, foi assim coma a Mulher samaritana em João 4, e aqui não é diferente; ele fala de algo que aquele povo já conhece, pois existia há uma certa distancia fa cidade uma fonte de águas termais, até chegar a cidade por causa da distancia, no caminho ia esfriando e já chegava morna, e dava ânsia de vomito, pois perdia suas propriedades.
- Eram ricos! Ricos de coisas matérias, prósperos das coisas da terra, mas diante de Deus, eram miseráveis, destraçados, pobres, cegos e nus.
A cidade era rica, a igreja era rica, eles tinham ouro, industrias têxtil de roupas, e avançados em medicamentos, tinham colírios de fabricação própria. Jesus pegou algo que eles já conheciam, já estavam acostumados no dia a dia para chamar a sua atenção, não faria sentido falar de algo que não conhecem.
Eram ricos das coisas naturais, mesmo tendo ouro, eram miseráveis e desgraçados; mesmo tendo uma indústria de roupas, eram nus, mesmo tendo colírios, eram cegos. È isso que está acontecendo hoje dentro das igrejas que pregam a falsa teologia da prosperidade, buscam só as coisas da terra (satanás ofereceu a Jesus as coisas da terra Mt 4 e Lc 4). Prosperidade não é ter sobrando, mas nunca ter faltando, ser prospero é todos os dias ter as suas necessidades supridas pelo o Senhor.
3º Ele mostra a solução;(vs 18)
O Senhor sempre nos mostra a saída, ele nos quer perto, e só através do arrependimento e da renuncia, ele pode mudar a nossa história. Ele nos aconselha para adquirirmos recursos dele.
- Ouro provado no fogo, para te enriqueças, ouro dependendo do contexto na simbologia bíblica, simboliza a gloria de Deus, fogo dependendo do contexto simboliza juízo ou aprovação, nesse contexto simboliza aprovação. isso significa que Deus derrama sua gloria sobre nós nos aprovando, e suprindo todas as nossas necessidades, nos enriquecendo da sua palavra da sua presença, e também dos recursos naturais que precisamos, ele nos enriquece física e espiritualmente, devemos buscar dele, não vamos pagar nada de dinheiro, o preço já foi pago lá na cruz! Apresentamos a Ele a nossa renuncia a cada dia a nossa fidelidade e veremos a sua gloria!