Translate

16 de junho de 2024

O crente comemora festa junina?

 A festa junina veio para o Brasil com a colonização de Portugal, antigamente era chamada de festa Joanina, por causa de João Batista, pois nesse dia se comemora seu aniversário, como Joao Batista nasceu 6 meses antes de Jesus, foi separado o dia 24 de Junho, assim como separaram o dia 25 de Dezembro para o nascimento de Cristo (sabemos que essas datas não procedem) com o tempo o nome foi mudado para festa Junina devido ao mês de Junho.


Qual o objetivo ?

Essa festa o intuito principal é adoração aos ídolos, São João,  e São Pedro.
Sobre a fogueira, isso se origina de uma história católica de uma fogueira sendo acesa para alertar Maria sobre o nascimento de João Batista e assim para ter sua assistência após o parto, Isabel teria que acender uma fogueira em um morro. (Wikipedia)
Então amados fica claro que esses princípios é de origem católica, nada tem a ver com o crente, pois o crente segue os princípios de Cristo.

Essa festa, também chamada de festa caipira, é comemorada  com danças,  quadrilhas, e outros rituais, a festa é comemorada em vários países, e em todo Brasil, principalmente no Nordeste.

A luz da bíblia devemos ter cuidado, devido a origem, pois o nosso Deus diz; Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; (Ex 20:3:4).

Então fica claro que a festa Junina o objetivo principal é adoração aos ídolos,  atribuem as bênçãos a São João, são Pedro, e tambem no mês de Junho, se comemora o dia de santo Antônio, no dia 12,  denominado pelos católicos como o Santo casamenteiro, também é comemorado o dia dos namorados. Crente  não comemora dia dos namorados, pois é atribuído a esse ídolo Santo Antônio.
O crente nada tem nada ver com os ídolos.
Não comemoramos o dia de São João, nem de nenhum ídolo com nome de "santo", comemoramos todos os dias o Santo de Israel que é Jesus! Todos os dias comemoramos o seu senhorio em nossas vidas

Sobre comidas típicas

Isso é devido ao mês, vou explicar melhor, em Portugal era tradição comemorar a colheita do trigo, e nessa época o Brasil não era um grande produtor de trigo.  No Brasil Junho é o mês da colheita do milho, por isso a festa é comemorada com o grão do milho, por isso essas comidas maravilhosas feitas com o milho, canjica, pamonha, cural e etc...
Muitos acham pecado comer alguma comida nessa época pois acham que são oferecidas aos ídolos, se baseando em Atos 15:29a, que diz que os gentios não comam carne sacrificada a ídolos. Alegam que as comidas das festas junina são sacrificadas aos santos, isso pode ser como também não, pois tem pessoas que fazem as comidas sem esse intuito e sim somente o de vender.

Quando foi decidido isso no concílio de Jerusalém foi porque os Judeus não comiam as carnes vendidas nos mercados, pois achavam que era pecado pois as vendas das carnes eram sacrificada aos ídolos,  e muitas das vezes eram sobras de alguns
sacrifícios pagão, e os gentios que se convertiam achavam que não tinha nada a ver, pois essas coisas não tinha força sobre os cristãos, posteriormente Paulo fala em 1 Cor. 8 sobre o assunto e deixa claro que essas coisas não tem efeito sobre a vida do cristão pois o ídolo nada é, ele deixa claro que não alcancamos o favor de Deus pelo o que comemos, não nos tonamos piores ou melhores se comermos ou não,  dai ele aconselha que por causa dos fracos, não comecem,  para não escandaliza os fracos na fé,  mas de forma alguma Paulo diz que não podemos comer, leia todo o texto.

Na minha opinião não é pecado comermos comidas feitas com o milho, que sao vendidas nessa época,  pois quando  compramos consagramos ao Senhor tudo o que comemos. Veja o que diz em  I Timóteo 4:4-5;  Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças, pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração.

Vejamos  Romanos 14:22,23
Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus. Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova.
Mas aquele que tem dúvida é condenado se comer, porque não come com fé; e tudo o que não provém da fé é pecado.

Então sobre a comida ore a Deus e coma pela fé, se não quiser comer nao julgue quem come, como diz: Ramanos 14:3; O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu. Leia todo o texto de Romanos 14 :1-23.

Sobre a festa em si, comemorar esses dias é render louvor aos Santos, pois a festa foi criada com o único objetivo de honrar a esses ídolos.

Tenho  certeza que João Batista que era um servo de Deus, se tivesse vivo não aprovaria tais práticas,  pois ele não queria glória para ele e sim pra Cristo, ele disse que  Cristo era o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29)
Também disse que o importante era que Cristo crescesse e ele diminuísse (João 3:30). O objetivo dele era levar o povo para Cristo e não para ele.

Que Deus em Cristo Jesus nos abençoe com essa palavra.

Cristina M Silvano do Nascimento/cris-silvano@hotmail.com 

31 de maio de 2024

Jejum é para a igreja ou para os judeus?

O que é jejum? Segundo o dicionário é privação parcial ou total de alimentos. As pessoas ficam um longo período, ou algumas horas sem comer, com o propósito de receber uma determinada benção e quando recebem  atribuiem ao fato de ter recebido por causa do jejum(,ficar sem comer).

O que é natural não interfere no que é espiritual,  mas o que é espiritual interfere no natural. Então eu pergunto como o ato de ficar sem comer pode traser bênçãos espirituais? O natural (comida, coisas palpaveis) nunca vai interferir no espiritual (mover de Deus, invisível, não palpável).
A nossa vitória vem pela fé,  a fé está  baseada nas coisas que não se vê,  leia Hebreus 11:1. 
As pessoas falam eu jejuei e recebi tal bênção, eu te pergunto: Quando você jejuou você orou? Leu a palavra? Respondem sim! Então respondo: experimenta jejuar, sem orar e sem ler a palavra, pra ver o que acontece,  não acontece absolutamente nada! Então amados não foi por causa do jejum (ficar sem comer) e sim pela oração e pela  palavra de Deus .

O jejum era uma prática muito comum, dos Judeus, os judeus jejuavam em situações de calamidades, (isso fica claro no livro de Ester ) e quando sentiam ausência de Deus, quando estavam  tristes (Davi quando o filho que teve com Batseba adoeceu).
Alem de não comerem nada, se vestiam com panos de sacos e cinzas em sinal de humilhação, tristeza, angústia. Mas esqueciam de fazer o que realmente Deus queria, e no livro de Isaias Deus fala qual o verdadeiro jejum que lhe agrada.

Vejamos: Em Isaias 58:5-11 Deus fala qual o jejum que lê agrada.

Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao Senhor?

Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?

Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?

Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda.

Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente;

E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.

E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.

Em Mateus 17:21 diz: Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.
A palavra "jejum" não faz parte do original, antigamente essa palavra jejum vinha em colchetes indicando que não faz parte do original, retiraram os colchetes das bíblias atuais, com isso as  pessoas que leem pensam que faz parte do original; já vi várias pessoas que não jejuam (mas são fiéis) expulsando demônios,  se satanas só saísse com jejum, ele que é um acusador lançaria na cara e não sairia, pois ja ouvi testemunho de satanás envergonhando os que estavam em pecado, tentado o expulsar e ele não saiu.

Mateus 6:16

"Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os outros vejam que eles estão jejuando. Eu digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa.

Nessa passagem está claro que Jesus está falando para pessoas que já praticavam o jejum, ou seja ele estava falando para os judeus, essa passagem só é encontrada em Mateus e o evangelho de Mateua foi escrito direcionado ao povo judeu,  Jesus  disse que continuassem  jejuando, mas que não se mostrasse  para os homens, mas para  Deus, pois, muitos queriam jejuar para aparecer para os homens.

Os discípulos de Jesus não Jejuavam mesmo sendo Judeus, vamos analisar o texto de Marcos 2:19,20

Então, chegaram ao pé dele os discípulos de João, dizendo: Por que jejuamos nós e os fariseus muitas vezes, e os teus discípulos não jejuam?

E disse-lhes Jesus: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão naqueles dias.

Jesus deixa claro que eles não jejuavam porque  não estavam tristes e porque Jesus o esposo, estava com eles; Ele diz: Dias virão em que o esposo será tirado, e então jejuarao naqueles dias. Eu pergunto quais dias? quando o esposo foi tirado? Quando ele foi crucificado,  nesses dias estavam em tristeza, angústia, sentindo ausência de Jesus, de  Deus (era nessas situações que os judeus jejuavam) nesses dias os discípulos jejuaram.

Te pergunto: E hoje o esposo está longe ou perto? hoje sentimos a ausência do esposo? Claro que não! Ele nos prometeu está conosco todos os dias até a consumação dos séculos (Mat.28:20).
Só nessa passagem fica clara que a igreja não precisa jejuar, pois temos a presença constante do Senhor em nossas vidas.

Outra passagem muito comentada é Mateus 4 e Lucas 4, que fala da tentação de Jesus, Mateus diz que Jesus jejuou e Lucas diz que ele ficou sem comer, Lucas era médico por isso usa essa expressão. O fato é que Jesus era judeu,  e o jejum era uma prática do judaísmo.

Portanto! fica claro em todas essas passagens que lemos, que o jejum não é para a igreja e sim para os Judeus.
Que fique claro que temos a vitória não é pelo jejum , mas sim , pela obediência a sua palavra e pelo sangue de Jesus (Apoc 12:11).
Não é um ato de ficar sem comer que nos dá autoridade sobre os demônios,  mas é obedecer, levar uma vida de santificação e crer na sua palavra.

Se alguém mesmo depois de ler esse texto quer continuar com a prática do jejum,  que continue, sabendo que essa prática pode até trazer benefícios para o corpo, para a saúde física, como já foi comprovado cientificamente,  mas não para a área espiritual.
Que Deus em  Cristo Jesus nos abençoe com essa palavra



Cristina M Silvano Nascimento/cris-silvano@hotmail.com 







23 de abril de 2024

Dízimo nunca foi sobre dinheiro

Hoje vamos falar de um assunto muito polemico nas "igrejas" dízimos, esse assunto tem assustado muitos "pastores" pois temem em falar a verdade e dizer o verdadeiro significado do dízimo, temem que o povo abram os olhos e vejam toda a verdade. A palavra dízimo significa décima parte, 10 por cento. Vamos estudar a luz da palavra de Deus e provar pela bíblia que o dízimo, nunca foi, não é, e jamais será sobre dinheiro, e que também não é para igreja, graça (gentios), mas sim para o tempo da lei
Israel (judeus) em especifico tambem para o sustento da tribo de Levi, que ficou sem herança.(Lev. 18.1,2)

Vejamos;

Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação. E nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da congregação, para que não levem sobre si o pecado e morram. Mas os levitas farão o serviço da tenda da congregação e responderão por suas faltas; estatuto perpétuo é este para todas as vossas gerações. E não terão eles nenhuma herança no meio dos filhos de Israel. Porque os dízimos dos filhos de Israel, que apresentam ao SENHOR em oferta, dei-os por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel, nenhuma herança tereis. Números 18:21-24 

Os dízimos também servia para sustento dos órfãos, viúvas, estrangeiros, ou seja para os pobres, Lembrando que não era dinheiro e sim mantimento, hoje em dia querem 10% do nosso dinheiro, mas não é para ajudar o órfão e as viúvas, estrangeiros e pobres, mas para ostentarem com carrões e mansões e para seus filhos estudarem na melhores escolas fora do país  com o dinheiro do povo, desculpa deles é que é pra manutenção da igreja,  mas essa igreja se resume a eles; os líderes e sua família. 

Muitos enganam o povo dizendo que hoje o dizimo tem que ser dinheiro, pois é a nossa forma de subsistência, isso não tem base bíblica o dízimo nunca foi dado em dinheiro, nessa época já existia dinheiro, pois Jose  foi vendido pelos seus irmãos, por 20 moedas de prata. Fica claro quando Deus diz para o povo,  que se a jornada fosse longa, que eles vendessem os mantimentos , e pegassem o dinheiro, e quando chegassem no local, comprassem novamente com o dinheiro os mantimentos e bebidas, e comessem com suas famílias, em parte alguma Deus manda eles pegarem o dinheiro que venderam os mantimentos darem em forma de dízimos, mas sim que fosse sustento para as suas famílias;  Vejamos em Deuteronômio 14:22-26 que diz:

Certamente, darás os dízimos de todo o fruto das tuas sementes, que ano após ano se recolher do campo.  E, perante o Senhor, teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu cereal, do teu vinho, do teu azeite e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer o Senhor, teu Deus, todos os dias. Quando o caminho te for comprido demais, que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que o Senhor, teu Deus, escolher para ali pôr o seu nome, quando o Senhor, teu Deus, te tiver abençoado,  então, vende-os, e leva o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que o Senhor, teu Deus, escolher. Esse dinheiro, dá-lo-ás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, ou ovelhas, ou vinho, ou bebida forte, ou qualquer coisa que te pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor, teu Deus, e te alegrarás, tu e a tua casa (esse era o dízimo para os pobres)

Também dizem que o dizimo foi antes da lei, quando foi dado a Melquisedeque (tipo de Cristo) pelo patriarca Abraão, sim isso é verdade, mas Melquisedeque não pediu, não ameaçou, não obrigou Abraão fazer isso, e se esquecem também que o dizimo foi dado dos despojos que Abraão adquiriu das cidades que conquistaram, não foi dinheiro. 

Vejamos os tipos de dízimos que existiam;

Dízimo a Melquisedeque, dado por Abraão (Gn 14;18)
Dízimo dos levitas (Nm 18:21-24)
Dízimo dos dízimos (Num 18:26,27; Neemias 10;38)
Dizimo das festas (Deut. 12:5,6,11,12,17-19)
Dízimos trienal  (de 3 em 3 anos) que eram destinados aos pobres (Deut. 14:28,29) 
Obs. Nenhum desses dízimos eram dados em DINHEIRO.

Então te pergunto quem inventou o dizimo mensal que é do nosso salario, dado todo mês, dentro de um envelope, onde você coloca seu nome e o valor que você ganha (para terem o controle de quem deixa de dá), foi Deus ou o homem? Claro que foi o homem.
 Já vi igrejas que tinha um mural para os dizimistas fiéis, e cadeira de destaque para quem dava o dízimo mais alto, você acha que Deus compactua com isso? Claro que não, isso é coisa dos mercenários que só quer arrancar a pele das ovelhas.

Vejamos o que diz a Wikipédia:
No Catolicismo, durante o Conselho de Tours em 567, um decreto para a coleta do dízimo foi promulgado. Em 585, durante o Segundo Concílio de Macon, um decreto foi adotado para a excomunhão daqueles que não pagam o dízimo pela Igreja. 

No ProtestantismoMartinho Lutero, o teólogo por trás da reforma protestante, disse que a lei da graça exclui a lei do dízimo. Em um sermão de 27 de agosto de 1525, ele mencionou a passagem de Paulo em Gálatas 5: 3, onde se diz que quem concordar em viver de acordo com a lei de Moisés seria obrigado a praticar toda a lei (Dt 28:58). Boa parte das denominações protestantes acreditam no dízimo como um modelo de generosidade não obrigatória ou que as despesas da Igreja e de suas missões devam ser custeadas de forma voluntária.


Meus amados conhecereis a verdade e a verdade te libertará, deixe que Cristo liberte o teu entendimento, e te lave dessa lavagem celebral que fizeram em você, desde quando nos convertemos, eles colocam isso na nossa mente para que acreditemos que é sobre dinheiro,  eles querem enriquecer a custa do rebanho do Senhor, como Pedro profetizou dizendo: E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.(2 Pe 2:1-3).

Malaquias 3:10,11 a passagem mais usadas pelos "pastores" para arrancar dinheiro do povo, para intimidar e ameaçar, vejamos o que diz: Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.
Essa passagem foi direcionada a Israel, se analisarmos todo o contexto desde os capítulos 1e 2, essa mensagem também era direcionada aos sacerdotes que estavam roubando os dízimos e não estavam distribuindo conforme Deus ordenou, estavam ficando pra eles, Deus falou que eles eram ladrões, e com tudo, não era sobre dinheiro..

A casa do tesouro não é a igreja e sim era o templo da época, Jesus disse a minha casa será chamada casa de oração, mas vocês tem as transformado em covis de ladroes e salteadores (Mc 11:17) Não é isso que temos visto nos dias atuais? Fazem da casa de Deus negocio, mudam só os produtos, não é mais animais que estavam vendendo no templo, mas agora é bazar, cantina, funerária do lado da igreja, tudo com um único intuito arrecadar dinheiro para os seus bolsos, se fosse para a obra, seria maravilhoso, mas sabemos que não é.

Quando Deus fala sobre o devorador, não é sobre o demônio, eles querem aterrorizar o povo dizendo que o diabo vai segurar tuas finanças se não der o dizimo, são mentirosos, e filhos das trevas, pois esse devorador a qual o texto se refere é um tipo de gafanhoto que devorava a plantação, não tem nada a ver com dinheiro e nem com o diabo.
Como o dízimo era dado da colheita (nunca em dinheiro) Deus disse que se eles (judeus) cumprissem o que Deus queria para sustento do templo, dos levitas, órfãos, viúvas, estrangeiros, Deus repreenderia o devorador que era um tipo de gafanhoto (Joel 1:4) Deus não ia permitir que a plantação fosse destruida e o povo poderia entregar o dízimo da colheita, não tem nada a ver com as nossas finanças. 

E o dízimo no novo testamento? Esse nunca existiu

Querem usar Mateus 23;23 para dizer que Jesus mandou dá o dizimo , vamos ver o que o texto diz:
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.

A quem foi direcionado essas palavras? Está claro que foi aos escribas e fariseus, judeus, a quem de fato era ordenado o dízimo, nós somos igreja, gentios, tempo da graça, jesus não ordenou para sua igreja dizimar, e outra coisa muito clara nessa passagem, que são: Hortelã, endro, cominho, isso é dinheiro? Mas uma prova que o dízimo não era dinheiro.
Hortelã, endro, cominhos, são temperos, especiarias que fazia parte do principio dos dízimos que eram de mantimentos.
Os escribas e fariseus, queriam ser  tão fieis nas mínimas coisas , que até das menores especiarias eles davam o dízimos, mas esqueciam do juízo, da misericórdia e da fé. Jesus disse que eles poderiam continuar dando o dízimo mas que praticassem também essas outras coisa. Está claro que nunca foi sobre dinheiro.

Vamos fingir que acreditamos que o dízimo é sobre dinheiro, então; teria que ser distribuído para os irmãos pobres da igreja, para as viúvas, órfãos, estrangeiros e etc. Eu pergunto isso acontece? Claro que não, tem pessoas que passam necessidades nessas denominações, é um sistema terrível, em que existe um "pastor" presidente que arrecada todo o dinheiro das congregações, pra ir tudo para o templo central, nas mãos do pastor presidente, e as congregações ficam com quase nada, os irmãos tiram dinheiro dos próprios bolsos, fora dos dízimos e ofertas, para comprar as coisas que faltam na igreja, fazem campanha pra que o povo levem quilos de alimentos, ou pra construção ou qualquer evento, querem que o povo leve mais dinheiro quando isso era pra ser tirado dos dízimos e ofertas.

E sobre ofertas? Sim ofertas tem base bíblica, pois para pagar luz, água, aluguel e o que precisa para a igreja, é necessário ter a oferta, não por obrigação, mas por amor, sem estipular quantia, mas tudo com clareza, mostrando aos membros o que está sendo feito com o dinheiro.
Base bíblica no novo testamento para ofertar Luc 12:41-44
Jesus sentou-se em frente do lugar onde eram colocadas as contribuições, e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias.  Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor
Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: “Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver.

Os discípulos não pediam dízimos na igreja primitiva, em 2 Coríntios 9:7 diz:
Cada um contribua conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.
Isso era oferta voluntária,  pois quem ama a Deus e a sua obra, contribui com alegria, não para aparecer, nem por obrigação, mas com alegria, para ajudar aqueles que precisam, pois esse era o intuito do apóstolo Paulo quando escreveu essa passagem, era pra ajudar os necessitados, e não para enriquecer a nenhum lobo devorador. 

Portanto, meus amados peça ao Espírito santo para te esclarecer, se depois desse estudo você ainda quer dá o teu dinheiro para homens enriquecerem, terem mansões,  jatinhos particularem, vidas luxuosas ai é com você e Deus.

Que Deus em Cristo Jesus nos abençoe com essa palavra.


Cristina M Silvano do Nascimento 



15 de abril de 2024

Jesus e a mulher samaritana

 Essa passagem é uma das mais lindas da bíblia, onde narra o diálogo do mestre Jesus e uma mulher samaritana (João 4:1-30). Nessa passagem Jesus quebra duas regras sociais judaicas, vejamos:


1ª - A mulher era considerada inferior ao homem. Um homem do oriente médio, jamais falaria em público com uma mulher, mesmo se fosse irmã ou mãe. Um homem respeitável, muito menos um mestre ficaria horas conversando com uma mulher. 

2ª - Os judeus não falavam com os samaritanos pois achavam que eles tinha traído sua fé realizando casamentos com estrangeiros,( o que era proibido pela palavra de Deus). Judeus e samaritanos se odiavam e evitavam ter qualquer contato, um judeu jamais comeria em um prato que o samaritano tivesse comido. 

Tudo começou com a divisão das tribos, o reino do sul,  capital Judá e o reino do Norte  capital Samaria, com a chegada de outros povos e dos assírios houve casamentos mistos . Os samaritanos  desprezavam as leis dos judeus o Talmude, dizendo ser coisa da cabeça dos judeus, só aceitavam o pentateuco.

Jesus não está preocupado com costumes e tradições humanas, o seu proposito e objetivo quando esteve aqui na terra era o de alcançar vidas, esse continua sendo o seu desejo, salvar e libertar vidas do reino das trevas e trazer para o seu maravilhoso reino da luz. Ele amou aquela mulher e se manifestou, se revelou a ela, independente do que os "crentes" da época aprovassem ou não.


O historiador Flávio Josefo nos conta que por esse trajeto a viajem ficava três dias menor.  Mas temos certeza que não foi por isso que Jesus tinha que passar por Samaria, pois o nosso mestre nunca viu distancia, nunca mediu esforço para alcançar e salvar uma vida.

 Era necessário ele passar por Samaria para alcançar aquela vida, Deus havia marcado um encontro naquele lugar com aquela mulher para que ela fosse liberta e o nome dele fosse glorificado. Era necessário para que hoje eu e você tivéssemos acesso a esse relato maravilhoso, e vermos o quanto o nosso mestre ama o pecador, independente de sexo, cor, idade, nacionalidade, ou posição social. Ele quer libertar aqueles que estão afastados da sociedade, excluídos pelos homens, vivendo uma vida a mercê de Satanás. Ele veio nos dá vida e vida com abundancia (João 10:10b).

Aquela mulher foi buscar água no poço por volta do meio dia, pois nesse horário ela não encontraria outras mulheres, que provavelmente viravam as costas para ela e a discriminavam, para aquela mulher essa hora seria uma maneira dela fugir das afrontas, para Deus aquela hora foi a hora que ele preparou para mudar o quadro da vida dela.. Creia nesse Deus na eficácia da palavra Dele e Ele mudará todo o quadro da tua vida. Para aquela mulher ela estava ali por uma razão natural, a agua; para Jesus ela estava ali por uma razão espiritual, a sua libertação, Jesus usou a agua natural para lhe dá da agua espiritual que é sua palavra á agua da vida.

Alguns fatos importantes que me chamou atenção na vida daquela mulher:

- Ela parou para ouvir Jesus; ela poderia ter ido embora pois reconheceu que ele era judeu.

- Ele teve interesse de ouvir a palavra de Deus, vs 10,11,12, e começou a fazer perguntas.

- Ela falou a verdade, (disse que não tinha marido), ela abriu o coração para o mestre vs 17.

- Ela creu na palavra. Quando ela creu deixou o natural (cantáro) e correu para falar do que era espiritual.

- Ela começou a praticar a palavra saiu para anunciar a Cristo no meio dos seus.

A mulher samaritana  quando teve um encontro com Jesus ela tinha um objetivo falar de Jesus, ela disse vinde comigo e vede! Que possamos convidar a todos para um encontro com Jesus!

Ela deixou o  cântaro que simboliza as coisas naturais,  e foi tratar do espiritual, das coisas que saltam para a  vida eterna!

Ela foi evangelizar, foi fazer missões, ela teve uma experiência gloriosa e não foi egoísta,  ela não queria essa experiência só pra ela, que venhamos levar a palavra do Senhor a todos ao nosso redor, e proclamar que Jesus pode transformar vidas e que Ele está voltando!


Desde aquele dia com toda certeza a vida daquela mulher jamais foi a mesma, quando temos um encontro verdadeiro com Cristo, ele torna tudo novo, faz com que a agua da sua palavra nos lave, nos limpe, e nos molda segundo o seu quer e a sua vontade.

Vamos ficar atentos a voz do Senhor, a sua direção, pois muitas das vezes será necessário, passarmos por determinados lugares, por determinadas situações para que o nome dele venha ser glorificado através de nossas vidas.


 
Cristina M  Silvano do Nascimento 

25 de fevereiro de 2024

Alá é o mesmo Deus dos cristãos?

 Vamos falar hoje de um assunto muito polêmico, o deus do Islamismo, o deus dos muçulmanos. Eles creem em um único deus que se chama Alá ou Alah .

Já vi cristãos em cima de púlpitos dizerem que  Alah é o nosso Deus, que Alá é o mesmo Deus que os cristãos adoram.
Será que os que fazem tal afirmação estão certos?

Vejamos;

Segundo Francis Edwards Peters, "o Corão sustenta, os muçulmanos acreditam e os historiadores afirmam que Maomé e seus seguidores veneram o mesmo Deus dos judeus. O Alá do Corão é o mesmo Deus criador que fez a aliança com Abraão." No entanto, o Corão retrata Alá como mais poderoso e mais remoto do que YHWH, que segue de perto os israelitas. (Wikipedia)

Com essa afirmação, identificamos uma contradição, pois, como veneram o mesmo Deus dos judeus, se no seu livro sagrado  dizem que Alá é mais poderoso do que o Deus que segue de perto os Israelitas? Por essa declaração já podemos desconfiar que  não é o mesmo Deus.


O deus Alah não teve filho, o Deus da bíblia, Deus dos cristãos teve um único filho Jesus, o qual enviou o seu filho para morrer pelos nossos pecados (Jo 3:16). 

Eles não creem na trindade e nem na divnidade de Jesus, querem comparar Cristo, ao profeta Maomé,  um homem que nasceu, morreu e continua morto, enquanto que Jesus, nasceu, morreu e ressuscitou e está vivo e sentado a direita do  pai.

O Deus de Abraão,  Isaque e  Jacó, Deus dos cristãos, deixou a sua palavra, as sagradas escrituras, a bíblia (vem do grego biblos que significa coleção de pequenos livros) como regra de fé e prática, a Bíblia foi escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo, e essa palavra tem se cumprindo até o dia de hoje, levou cerca de 1600 anos pra ficar pronta, e teve cerca de mais  40 escritores das mais diferentes classes sociais,  uns pescadores, outros doutores, outros reis, e estadistas, e em diferente épocas, e todas as palavras se completam, não  se contradizem, desde Gênesis a Apocalipse apontam para Cristo.

Enquanto o deus Alá deixou o Alcorão livro escrito por um homem chamado Maomé  sem a ajuda do Espírito Santo, pois ele diz ter recebido a revelação de um anjo, o anjo Gabriel que mandou ele escrever , e levou cerca de 23 anos para escrever. Isso é característica de todas as seitas, dizem ter recebido a revelação de um anjo, e desprezam as escrituras, e querem ser exclusivistas.
O apóstolo Paulo fala que ainda que um anjo descer  do céu e apresentar um  outro evangelho, além do que ele anunciou que seja anátema (maldito) Gálatas 1:8. Sabemos que o próprio satanas se transforma em anjo de luz (2 Cor 11:14)

Portanto; não tenha medo de afirmar que o Deus dos muçulmanos deus do Islamismo Alá, não é o Deus da bíblia.
O  Deus da biblia diz: Ouve Israel o Senhor teu Deus é o único Senhor (Dt 6:4).

Jesus disse eu sou o caminho a verdade e a  vida, ninguém vem ao pai senão  por mim (Jo 14:6).

Que venhamos examinar as escrituras a cada dia como nos ordenou o mestre (Jo 5 39) para não sermos enganados pelos mentirosos e falsos profetas.

Que Deus em Cristo Jesus nos abençoe!

Cristina M Silvano Nascimento/cris-silvano@hotmail.com 

Jesus está voltando! Ele te ama e te chama vem!

Image Hosted by ImageShack.us