23 de abril de 2024

Dízimo nunca foi sobre dinheiro

Hoje vamos falar de um assunto muito polemico nas "igrejas" dízimos, esse assunto tem assustado muitos "pastores" pois temem em falar a verdade e dizer o verdadeiro significado do dízimo, temem que o povo abram os olhos e vejam toda a verdade. A palavra dízimo significa décima parte, 10 por cento. Vamos estudar a luz da palavra de Deus e provar pela bíblia que o dízimo, nunca foi, não é, e jamais será sobre dinheiro, e que também não é para igreja, graça (gentios), mas sim para o tempo da lei
Israel (judeus) em especifico tambem para a tribo de Levi, que ficou sem herança.(Lev. 18.1,2)

Vejamos;

Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação. E nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da congregação, para que não levem sobre si o pecado e morram. Mas os levitas farão o serviço da tenda da congregação e responderão por suas faltas; estatuto perpétuo é este para todas as vossas gerações. E não terão eles nenhuma herança no meio dos filhos de Israel. Porque os dízimos dos filhos de Israel, que apresentam ao SENHOR em oferta, dei-os por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel, nenhuma herança tereis. Números 18:21-24 

Os dízimos também servia para sustento dos órfãos, viúvas, estrangeiros, ou seja para os pobres, Lembrando que não era dinheiro e sim mantimento, hoje em dia querem 10% do nosso dinheiro, mas não é para ajudar o órfão e as viúvas, estrangeiros e pobres, mas para ostentarem com carrões e mansões e para seus filhos estudarem na melhores escolas fora do país  com o dinheiro do povo. 

Muitos enganam o povo dizendo que hoje o dizimo tem que ser dinheiro, pois é a nossa forma de subsistência, isso não tem base bíblica o dízimo nunca foi dado em dinheiro, nessa época já existia dinheiro, pois Jose  foi vendido pelos seus irmãos, por 20 moedas de prata. Fica claro quando Deus diz para o povo,  que se a jornada fosse longa, que eles vendessem os mantimentos , e pegassem o dinheiro, e quando chegassem no local, comprassem novamente com o dinheiro os mantimentos e bebidas, e comessem com suas famílias, em parte alguma Deus manda eles pegarem o dinheiro que venderam os mantimentos darem em forma de dízimos, vejamos em Deuteronômio 14:22-26 que diz:

Certamente, darás os dízimos de todo o fruto das tuas sementes, que ano após ano se recolher do campo.  E, perante o Senhor, teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu cereal, do teu vinho, do teu azeite e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer o Senhor, teu Deus, todos os dias. Quando o caminho te for comprido demais, que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que o Senhor, teu Deus, escolher para ali pôr o seu nome, quando o Senhor, teu Deus, te tiver abençoado,  então, vende-os, e leva o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que o Senhor, teu Deus, escolher. Esse dinheiro, dá-lo-ás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, ou ovelhas, ou vinho, ou bebida forte, ou qualquer coisa que te pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor, teu Deus, e te alegrarás, tu e a tua casa (esse era o dízimo para os pobres)

Também dizem que o dizimo foi antes da lei, quando foi dado a Melquisedeque (tipo de Cristo) pelo patriarca Abraão, sim isso é verdade, mas Melquisedeque não pediu, não ameaçou, não obrigou Abraão fazer isso, e se esquecem também que o dizimo foi dado dos despojos que Abraão adquiriu das cidades que conquistaram, não foi dinheiro. 

Vejamos os tipos de dízimos que existiam;

Dízimo a Melquisedeque, dado por Abraão (Gn 14;18)
Dízimo dos levitas (Nm 18:21-24)
Dízimo dos dízimos (Num 18:26,27; Neemias 10;38)
Dizimo das festas (Deut. 12:5,6,11,12,17-19)
Dízimos trienal  (de 3 em 3 anos) que eram destinados aos pobres (Deut. 14:28,29) 
Obs. Nenhum desses dízimos eram dados em dinheiro.

Então te pergunto quem inventou o dizimo mensal que é do nosso salario, dado todo mês, dentro de um envelope, onde você coloca seu nome e o valor que você ganha (para terem o controle de quem deixa de dá), foi Deus ou o homem? 

Meus amados conhecereis a verdade e a verdade te libertará, deixe que Cristo liberte o teu entendimento, e te lave dessa lavagem celebral que fizeram em você, desde quando nos convertemos, eles colocam isso na nossa mente para que acreditemos que é sobre dinheiro,  eles querem enriquecer a custa do rebanho do Senhor, como Pedro profetizou dizendo: E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.(2 Pe 2:1-3).

Malaquias 3:10,11 a passagem mais usadas pelos "pastores" para arrancar dinheiro do povo, para intimidar e ameaçar, vejamos o que diz: Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.
Essa passagem foi direcionada a Israel, se analisarmos todo o contexto desde os capítulos 01,02, essa mensagem também era direcionada aos sacerdotes que estavam roubando os dízimos e não estava distribuindo conforme Deus ordenou, estava ficando pra eles, Deus falou que eles eram ladrões, e com tudo, não era sobre dinheiro..

A casa do tesouro não é a igreja e sim era o templo da época, Jesus disse a minha casa será chamada casa de oração, mas vocês tem as transformado em covis de ladroes e salteadores (Mc 11:17) Não é isso que temos visto nos dias atuais? Fazem da casa de Deus negocio, mudam só os produtos, não é mais animais que estavam vendendo no templo, mas agora é bazar, cantina, funerária do lado da igreja, tudo com um único intuito arrecadar dinheiro para os seus bolsos, se fosse para a obra, seria maravilhoso, mas sabemos que não é.

Quando Deus fala sobre o devorador, não é sobre o demônio, eles querem aterrorizar o povo dizendo que o diabo vai segurar tuas finanças se não der o dizimo, são mentirosos, e filhos das trevas, pois esse devorador a qual o texto se refere é um tipo de gafanhoto que devorava a plantação, não tem nada a ver com dinheiro e nem com o diabo. 

E o dízimo no novo testamento? Esse nunca existiu

Querem usar Mateus 23;23 para dizer que Jesus mandou dá o dizimo , vamos ver o que o texto diz:
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.

A quem foi direcionado essas palavras? Está claro que foi aos escribas e fariseus, judeus, a quem de fato era ordenado o dízimo, nós somos igreja, gentios, tempo da graça, jesus não ordenou para sua igreja dizimar, e outra coisa muito clara nessa passagem, que são: Hortelã, endro, cominho, isso é dinheiro? Mas uma prova que o dízimo não era dinheiro.
Hortelã, endro, cominhos, são temperos, especiarias que fazia parte do principio dos dízimos que eram de mantimentos.
Os escribas e fariseus, queriam ser  tão fieis nas mínimas coisas , que até das menores especiarias eles davam o dízimos, mas esqueciam do juízo, da misericórdia e da fé. Jesus disse que eles poderiam continuar dando o dízimo mas que praticassem também essas outras coisa. Está claro que nunca foi sobre dinheiro.

Vamos fingir que acreditamos que o dízimo é sobre dinheiro, então; teria que ser distribuído para os irmãos pobres da igreja, para as viúvas, órfãos, estrangeiros e etc. Eu pergunto isso acontece? Claro que não, tem pessoas que passam necessidades nessas denominações, é um sistema terrível, em que existe um "pastor" presidente que arrecada todo o dinheiro das congregações, pra ir tudo para o templo central, nas mãos do pastor presidente, e as congregações ficam com quase nada, os irmãos tiram dinheiro dos próprios bolsos, fora os dízimos e ofertas, para comprar as coisas que faltam na igreja.

E sobre ofertas? Sim ofertas tem base bíblica, pois para pagar luz, água, aluguel e o que precisa para a igreja, é necessário ter a oferta, não por obrigação, mas por amor, sem estipular quantia, mas tudo com clareza, mostrando aos membros o que está sendo feito com o dinheiro.
Base bíblica no novo testamento para ofertar Luc 12:41-44
Jesus sentou-se em frente do lugar onde eram colocadas as contribuições, e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias.  Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor
Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: “Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver.

Os discípulos não pediam dízimos na igreja primitiva, em 2 Coríntios 9:7 diz:
Cada um contribua conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.
Isso era oferta voluntária,  pois quem ama a Deus e a sua obra, contribui com alegria, não para aparecer, nem por obrigação, mas com alegria, para ajudar aqueles que precisam, pois esse era o intuito do apóstolo Paulo quando escreveu essa passagem, era pra ajudar os necessitados, e não para enriquecer a nenhum lobo devorador. 

Portanto, meus amados peça ao Espírito santo para te esclarecer, se depois desse estudo você ainda quer dá o teu dinheiro para homens enriquecerem ai é com você e Deus.

Que Deus em Cristo Jesus nos abençoe com essa palavra.


Cristina M Silvano do Nascimento