Translate

19 de fevereiro de 2011

A Rhema de Deus na vida daqueles que receberam o seu chamado



Rhema é a palavra de Deus revelada; é quando Deus fala conosco nos dando a revelação da Sua Palavra. Logos é a Palavra de Deus escrita. A bíblia é o logos de Deus. Rhema é a revelação de Deus que vem sobre o logos, e sobre as nossas vidas. Quando recebemos a Rhema de Deus em nossas vidas, temos que cumpri-la, custe o que custar, mesmo que isso custe a nossa própria vida.
Quando Deus nos revela a Sua Palavra, e a Sua vontade, e o Seu propósito, Ele nunca nos obrigará a aceitá-los, o nosso livre arbítrio continua valendo, e, nós decidimos  aceitar ou não Rhema de Deus em nossas vidas.
 
Na bíblia temos vários exemplos de servos valorosos que receberam, amaram, e cumpriram a Rhema de Deus.
Mas vamos falar sobre os apóstolos Paulo, e Pedro; homens que tiveram um chamado glorioso quando aceitaram a Rhema de Deus em suas vidas.
 A nossa vida nunca mais será a mesma quando recebemos a Rhema de Deus. Vejamos o que aconteceu na vida do apóstolo Paulo após ter recebido a Rhema de Deus.
 
No capitulo 9, de Atos dos apóstolos vemos claramente o seu chamado e a rhema de Deus mediante uma pergunta que ele faz quando ouve a voz do Senhor, ele diz: Quem és Senhor? E o Senhor revela-se a ele dizendo-lhe: Eu sou Jesus a quem tu persegues. Note que primeiro Saulo manifesta o desejo de saber quem é o Senhor.

Quando verdadeiramente queremos conhecer a Deus, e temos o coração sincero diante Dele, Ele nos alcança, nos transforma e nos liberta e traça um novo plano em nossas vidas, e nos revela a Sua vontade.

Nessa passagem o Senhor revela-se a Saulo. No versículo 15 Deus revela a Sua Rhema a Paulo quando diz: Este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome perante os gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei  quanto deve padecer pelo meu nome.
Deus estava mostrando que o plano Dele na vida de Saulo era que, o perseguidor seria perseguido, é que ele deveria cumprir o chamado do Senhor que era levar a Sua Palavra no mundo, e padecer por amor do evangelho. Paulo poderia ter aceitado ou não. Se ele quisesse teria continuado a sua vida perseguindo o povo de Deus, mas ele creu na Palavra revelada que Deus lhe dera, e viu a glória de Deus.

A Rhema de Deus quando vem, trás experiências, e são experiências tão evidentes que ninguém as pode negar. Foi assim na vida de Paulo. Ele passou por um processo doloroso, mas aquela experiência de ouvir diretamente a voz do Senhor lhe dirigindo os passos, jamais o levaria a duvidar e não deixar de cumprir a Rhema de Deus em sua vida.
Foi preciso ele cair com o rosto em terra, ficar cego, para ouvir a voz do Senhor.
É preciso cairmos do nosso eu, da altivez, do orgulho, arrogância e ficarmos cegos para as coisas naturais. Não enxergarmos as coisas terrenas, que querem ofuscar a nossa visão espiritual. E assim Deus nos dará a Sua Rhema e transformará totalmente o nosso ser.

Paulo viu a glória de Deus. Operou maravilhas em nome do Senhor. Escreveu parte do Novo Testamento, e em cada momento de sua vida, fez valer a Palavra de Deus. Glorificou o nome do Senhor em todos os momentos, fazendo declarações tais que nunca foram ouvidas por outro homem. Não amando a sua própria vida quando disse: Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. Não enxergou dificuldades quando declarou: Posso todas as coisas naquele que me fortalece (Fl 4:13). Resumiu toda história da sua vida quando declarou: Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. (2 Tm 4:7).

Quem vive a Rhema de Deus tem certeza de que quando partir desta terra terá a coroa da justiça, guardada para ser entregue pelas mãos do próprio Senhor.
Paulo tinha essa certeza quando declarou: Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda (2 Tm 4:8).
 O apóstolo Pedro andou com o Senhor. Participou de vários episódios, de curas, milagres, maravilhas extraordinárias, mas ainda não tinha recebido a Rhema de Deus em sua vida. Um dia chegou a Rhema de Deus para ele quando o Senhor o restaurou, perguntando se Pedro o amava.

Pedro havia negado ao Senhor três vezes; E três vezes Jesus lhe perguntara se Pedro o amava (Jo 21:15-19). Na terceira vez que o Senhor perguntou, Pedro se entristecera e disse: Tu o sabes Senhor. Cada vez que Pedro reconhecia e declarava o seu amor pelo Senhor,  foi sendo restaurado daquela dor que sentira quando negara a Jesus. E toda vez que ele dizia: Te amo, O Senhor lhe dava a Sua Rhema que é: apascenta as minhas ovelhas.

Deus confiou a Pedro o ministério pastoral, declarando-lhe qual era o seu ministério. Deus o restaurou e lhe confiou algo maravilhoso que foi cuidar das ovelhas do aprisco do Senhor.
Em 2 Pedro 1:14, Pedro declara: ... certo de que estou prestes a deixar o meu tabernáculo, como efetivamente nosso Senhor Jesus Cristo me revelou.
O Senhor revelara para Pedro que brevemente ele partiria desta terra.

A Rhema de Deus foi cumprida em sua vida.
O que acontece quando a Rhema de Deus nos alcança?
Quando a Rhema de Deus nos alcança, ela que cumprir o seu propósito em nossas vidas, mesmo que esse propósito não pareça aprazível aos nossos olhos. Pois, quando a Rhema de Deus vem em nossa direção, é necessário que haja renúncias.

Para que Ela opere em nos é necessário darmos liberdade e aceitemos o chamado que ela nos trás. Haja o que houver, custe o que custar!
Se a Rhema de Deus ainda não chegou até você, ore, clame, busque ao Senhor, pois Ele disse: Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que ainda não sabes (Gr 33:3).

O Senhor quer te revelar a Sua vontade; quer direcionar a tua vida através do Seu Espírito, pois é o Espírito Santo que faz se cumprir a Rhema de Deus em nós.
Jesus é a Rhema de Deus revelada a nós. Andemos Nele, vivamos para Ele, morramos por Ele, e por meio Dele veremos todas as Suas promessas serem cumpridas em nós.

Por:Cristina Silvano/cris-silvano@hotmail.com

Esforça-te e tem bom ânimo!

No livro de Josué capítulo 1: 6, 7, 9, 18, Deus fala quatro vezes para Josué: “Esforça-te e tem bom ânimo”. E isso me chamou bastante atenção pelo fato de que os números na bíblia falam poderosamente conosco. O número quatro simboliza uma operação de Deus para atingir os quatros cantos da terra; e isso me levou a meditar, e a buscar em Deus a revelação. E pensei: O número cinco simboliza o livre arbítrio, então a frase “esforça-te e tem bom ânimo” deveria constar cinco vezes, pois o livre arbítrio é algo que parte do homem. É o poder, dado por Deus, de decidir, de escolher.

O Espírito Santo me levou para o livro de Deuteronômio 31:7 quando é dito para Josué se esforçar e ter bom ânimo. Então, foi dito para Josué ter esforço e ânimo por cinco vezes. Isso é fantástico, pois essas são as atitudes que tem que ser tomadas pelo homem.
Deus nos diz para nos esforçarmos, pois Ele não nos esforça, nós é que temos de decidir se queremos ou não. O esforço tem que partir de nós, Deus disse que daria aquela terra ao seu povo, mas também disse que eles teriam que se esforçar.
Esforçamos-nos porque temos um alvo, e o nosso alvo é o céu. Está na bíblia  que: O reino dos céus é tomado a força (Mt 11:12). Temos que todos os dias nos levantar em nome do Senhor e possuir com bom ânimo e esforço as bênçãos que Ele preparou para nós.
 
Esforçar: É movimentar-se tanto física como espiritualmente; é você arrancar lá do teu profundo ser uma força extra, além da que você já possui. E isso só é possível através da Palavra de Deus que nos fortalece, nos levanta e nos anima.  É a Palavra que nos dá a força que precisamos para vencer.
 
Ter ânimo: É ter coragem e ser valente; é não ter dentro de nós espaço para o desânimo. Interessante é que Deus diz: ter bom ânimo. Não é só ter ânimo, mas bom ânimo. Tem tanta gente que tem ânimo só para as coisas naturais, só pensam nas coisas da terra, esse é um mau ânimo, porque o bom ânimo busca primeiro o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas serão acrescentadas (Mt 6: 33)
 
Deus quer contar conosco como servos valentes que tem bom ânimo, que não teme aos homens e nem tão pouco ao diabo. Ele quer contar conosco como servos aprovados que maneje bem a Palavra da Verdade, e cumpra o Seu chamado e propósito custe o que custar. Pois se não tivermos bom ânimo, em meio à batalha Ele dirá para nós tal qual disse para Gideão: “Os covardes voltem para casa”.
 
Dentre tantas pessoas de coragem que a bíblia nos mostra, uma que me chamou bastante à atenção foi Raabe (Js 2:9-11). Ela arriscou a própria vida quando escondeu os espias que foram enviados por Josué a Jericó. Pois se aqueles homens da cidade tivessem descoberto, Raabe com certeza morreria; mas ela foi valente, creu no Senhor e se esforçou. Não adianta somente dizer que crê, tem que ter atitudes, e Raabe agiu com coragem e valentia, se esforçou e foi vencedora. Com essa atitude de fé ela foi mencionada na genealogia bíblica (Mt 1: 5).
 
Observe que com esse ato de fé e coragem de Raabe não somente ela foi salva, mas todos os seus parentes que estavam escondidos dentro de sua casa. O fio de escarlata que foi posto na janela da sua casa para que os espias reconhecessem a sua casa, simbolizava o Sangue do Cordeiro. Somente se tivermos escondidos em Cristo e cobertos pelo Seu Sangue, Satanás não poderá nos tocar.
 
Quem se esforça e tem coragem tem o sinal de Deus em sua vida, é marcado pelo Sangue do Cordeiro, e o inimigo passa bem longe. É através das nossas atitudes de fé é prática em sua Palavra que Deus nos guarda e dá livramento aos nossos entes queridos. Portanto, você que conhece esse Deus nunca desista dos seus familiares, pois Deus está cuidando deles e dando-lhes livramentos através das suas orações, da sua atitude de fé e prática na Palavra de Deus. Uma vez Deus falou a seguinte frase para uma serva dele: Cuida nos meus negócios que eu cuido dos teus. Deus cuida dos nossos bens, da nossa família, da nossa vida enquanto estivermos fazendo a Sua obra e cumprindo a Sua Palavra. Creia nessa Palavra e deixe o Sangue do Cordeiro estar na tua vida, nos umbrais da tua porta e o anjo da morte passará e você terá vida e vida com abundância em Cristo.
 
Alguns elementos que nos impedem ter bom ânimo e nos esforçarmos:
 
- Medo
O medo demonstra falta de fé. Em Mt 14: 22-31, nos fala do episódio em que Pedro andou sobre as águas, ao lermos toda a passagem observamos que Pedro só caminhou sobre as águas enquanto ele estava ligado na ordem do Senhor. Quando ele começou a atentar para as circunstâncias que estava à sua volta (o vento forte) teve medo e começou a afundar. Se desviarmos os nossos olhos do alvo que é Cristo, iremos afundar como foi o caso de Pedro.
O medo é a porta para a dúvida entrar. No inicio Pedro teve coragem, mas depois deixou o medo dominar o seu ser. Só sentimos medo quando desviamos os nossos olhas do Senhor, e olhamos para as circunstancias naturais.
 
-Desânimo
Deus me deu um estudo fantástico que é: “O desânimo faz cessar a obra na casa de Deus”. Isso é uma verdade inquestionável, pois se dermos lugar ao desânimo a obra pára em nossas vidas. Se dermos lugar ao desânimo ficaremos para trás.
Em l Rs 19:1-4 nos relata episódio em que Elias fugiu com medo das ameaças de Jezabel. Primeiro ele sentiu medo e, logo depois, veio o desânimo. O medo o impulsionou a fugir, e, o desânimo o impulsionou a desejar a morte. Observe que isso aconteceu logo após Deus ter lhe dado vitória contra os profetas de Baal. Ele não vigiou e temeu as ameaças do diabo. Devemos estar sempre vigiando, pois Satanás não desiste. E pode ter a certeza de que ele fará tudo para nos parar, mas em nome e na força do Senhor nos levantemos e marchemos contra ele.
 
- Baixa alto estima, sentir -se inferior.
Esse é um mal terrível! A pessoa sempre se sente inferior a todos e sempre dá desculpas para não fazer a obra de Deus. Vejamos alguns homens que agiram assim:
Moisés – Ex 4: 11-13
Jeremias – Jr 1: 6-8
Gideão – Jz 6: 15
 
Observe que esses homens deram desculpas parecidas para o Senhor. Algumas delas: “Eu não sei falar”, “Eu sou o menor na casa do meu pai”, “Eu sou uma criança”. Todas essas respostas desses homens não adiantaram de nada, pois Deus não está interessado em nossas desculpas. Se nos achamos capazes ou não isso não importa, pois é Ele quem nos capacita, quem nos ensina, basta somente crermos em Sua Palavra e aceitar o seu chamado em nossas vidas, nos esforçarmos e termos bom ânimo. Li uma vez uma frase em algum lugar sobre a vida de Moisés que muito me chamou a atenção, a frase é a seguinte: Moisés passou 40 anos pensando que era alguém (no palácio).
Passou 40 anos aprendendo que não era ninguém (cuidando das ovelhas do seu sogro)
E passou 40 anos descobrindo o que Deus pode fazer com um ninguém (no deserto). Isso é fantástico! Deixe Deus ser Deus em tua vida!
 
Observe o que foi a vida desses homens quando resolveram crer na palavra de Deus.  Foram homens que marcaram a história quando decidiram banir das suas vidas o medo, o desânimo, a inferioridade. Simplesmente homens! Mas que deram lugar à Palavra de Deus e abriram mão das suas desculpas e se deixaram ser guiados pelo Espírito de Deus.
Tenha bom ânimo e creia que a mão do Senhor estará com você como esteve com Josué!
 
E chamou Moisés a Josué e lhe disse aos olhos de todo o Israel: “Esforça-te e anima-te, porque com esse povo entrará na terra que o Senhor jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la” (Dt 31:7)
 
“Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria” (Js 1:6).
 
 “Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou;  dela não te desvieis, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares “(Js 1: 7).
 
Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares” (Js 1:9).
 
“Todo homem que for rebelde à tua boca e não ouvir as tuas palavras em tudo quanto lhes mandares morrerá; tão somente ESFORÇA-TE E TEM BOM ÂNIMO” (Js 1: 18).
 
Por: Cristina Silvano - cris-silvano@hotmail.com

A ausência da Glória de Deus

A glória de Deus é a Sua constante presença conosco. É a Sua Shekinah cobrindo a nossa vida em todos os momentos e nos livrando dos ataques satânicos.
O livro do profeta Ezequiel nos fala acerca de quando a glória de Deus ausentou-se do templo. A glória do Senhor ausentou-se aos poucos até que saiu totalmente; isso fica bem claro no capítulo 10:4,18,19; 11:23. Aprendemos com isso, que Deus é o Deus de oportunidades. Ele nos adverte e nos dá tempo de nos arrependermos, e, se não atentarmos para a Sua voz, chegará o dia de Sua cobrança em nossas vidas.
 
Ouvi um testemunho de um rapaz que: “Certo jovem, dirigente de mocidade e envolvido na igreja, vivia uma vida de aparências; sempre que acabava o culto esse jovem ia para as casas de prostituições, isso por longo tempo. Mas certo dia ele estava com uma prostituta, e ele próprio teve uma visão em que uma pomba branca toda ensangüentada saia do peito dele e ia embora”.
Que coisa terrível ele mesmo contemplou, que o Espírito Santo estava ausentando-se dele! Mas isso não aconteceu de uma hora para outra, pois todos os dias, Deus nos chama ao arrependimento. O Espírito Santo ausentou-se daquele jovem ferido, por aquele jovem ter pisado no sangue de Jesus, e não ter aceitado o seu convencimento, pois Ele nos convence do pecado, da justiça e do juízo.
 
Se a presença de Deus não estiver conosco seremos presa fácil nas mãos do diabo, e dos nossos inimigos. Moisés entendeu isso muito bem quando disse: “Se a tua presença não for conosco, não nos faça subir daqui” (Ex 33:15).
A arca da aliança simbolizava a presença de Deus. Quando a arca foi tomada os dois filhos de Eli morreram (1Sm 4:11). Se a presença de Deus ausentar-se de nós também morreremos.
Se não vigiarmos a glória de Deus nos deixará como foi o caso do rei Saul.
 
1Sm 16:14 diz: “O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e o assombrava um espírito mau, da parte do Senhor”. Que coisa terrível! Saul, um homem que outrora fora usado por Deus, escolhido por Deus, agora estava vivendo atormentado por um espírito maligno. Esse espírito mal da parte de Deus, nos mostra que tudo está no controle de Deus, ou seja, o diabo só age se Deus o permitir; e Deus permitiu que um demônio fosse atormentar a vida de Saul. Observe que Deus só permitiu após o Seu Espírito ter se ausentado da vida de Saul. Isso só aconteceu depois que Saul desobedeceu a Deus, não se arrependeu e continuou vivendo uma vida de iniqüidades. Logo entendemos que Deus só permitiu que aquele espírito maligno atormentasse Saul, por causa dos seus próprios pecados e da dureza do seu coração.
 
Que triste fim teve Saul sem a presença de Deus em sua vida! Um homem que outrora fora usado pelo Senhor, e, para o Senhor profetizara, (1Sm 10:10,11) agora estava profetizando para o diabo, sendo porta-voz de Satanás (1Sm 18:10). O seu fim foi trágico, pois acabou suicidando-se sobre a sua própria espada (1Sm 31:4). Que coisa triste! Que isso nos sirva de lição, e venhamos sempre vigiar e não esquecer que com Deus, o Justo Senhor, não se brinca, e, horrenda coisa é cair nas mãos do Deus Vivo.
 
Em Juizes 16:16-21 encontramos a história de Sansão. Um homem que foi chamado por Deus para julgar o seu povo, teve o seu chamado anunciado e confirmado por Deus, mas que no final se desviou desse chamado. Brincou com Deus envolvendo-se com a prostituta Dalila, e por isso teve a ausência da glória do Senhor em sua vida.
 
Vejamos:
 
E disse Dalila: Os filisteus vêm sobre ti. E despertou do sono e disse: Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei. PORQUE ELE NÃO SABIA QUE JÁ O SENHOR SE TINHA RETIRADO DELE. (Jz 16:20). Observe que o texto diz que ele não sabia que a presença de Deus já havia se ausentado dele.
Hoje, quantos estão dentro das igrejas brincando de ser crente; levando uma vida de aparências, mentindo, roubando, se prostituindo, adulterando e etc., e pensam que Deus está com eles. Estão enganados, pois Deus não compactua com o erro, porque Ele é santo. Deus já se ausentou da vida desses há muito tempo só que ainda não perceberam. E só irão perceber quando vier o dia mal, quando se depararem com uma situação difícil, então só  aí perceberão que o Senhor não está mais com eles, como foi o caso de Sansão. E quando se depararem com esse dia serão envergonhados e julgados pelo Senhor.
 
Sansão foi levado pelos filisteus, furaram os seus olhos, zombaram dele e do nome do Senhor, ele foi motivo de chacota e escárnio aos olhos de toda aquela nação ímpia, tudo isso porque desobedeceu ao Senhor, e a glória de Deus ausentou-se dele.
 
Por isso examine a tua vida, e corra enquanto há tempo para um conserto com o Senhor. Amanhã, poderá ser muito tarde, e quando o dia mal chegar te abaterá. Deus nos criou para louvor da Sua glória, para sermos templos e morada do Seu Espírito. Se nos desviarmos desse propósito, Ele nos dará tempo para nos arrependermos, mas chegará um dia em que Ele tratará conosco pessoalmente, e se não estivermos inocentes diante Dele, com certeza iremos perecer, pois ao culpado Ele não tem por inocente.
 
 
Vejamos:
 
- Perde a visão espiritual. A pessoa só passa a enxergar as coisas naturais, não vê mais com os olhos da fé, torna-se uma pessoa totalmente carnal, buscando somente as coisas do mundo, e se esquece do reino de Deus e da Sua justiça.
 
- É motivo de escândalo para os ímpios. Só faz coisas que enegrecem o evangelho. Dá mal testemunho na vizinhança, e só se ouve a seu respeito a seguinte frase: “Fulano é crente? Crente como fulano eu não quero ser jamais!” Pessoas zombam do nome do Senhor por causa do falso crente.
 
- É possuído por espíritos malignos. Como foi o caso de Saul. É aquela pessoa que acha que pode servir a Deus e ao mundo ao mesmo tempo, empresta os seus lábios para o diabo, fala palavrões terríveis, e acham que quem está na sua vida é o Senhor, mas, na verdade tais pessoas estão sendo usadas por espíritos malignos, pois quem tem o Espírito de Deus não empresta os seus lábios para o diabo.
 
-Seu fim é a morte. Além da morte espiritual, muita das vezes acontece à morte física como foi o caso de Sansão e Saul. Os dois tiveram fins terríveis devido à desobediência que gerou a ausência de Deus. Deus não suporta o pecado, ele nos convida todos os dias a estarmos em Sua presença, e a nos convertermos dos nossos maus caminhos.
 
Portanto, devemos preferir a morte a perder a presença do Senhor em nossas vidas.
Louvemos e exaltemos ao Senhor, porque Ele nos prometeu estar conosco todos os dias das nossas vidas, se formos fieis a Ele e a Sua palavra.
 
 
 
Cristina Silvano/ cris-silvano@hotmail.com

Qual o significado dos ossos na bíblia?

Ao meditar na santa Palavra de Deus o Espírito Santo levou-me ao livro de Salmos 32:3 que diz: “Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido todos os dias”. E chamou-me a atenção, o porquê da bíblia mencionar tanto os ossos; busquei em Deus e Ele me revelou o significado dos ossos na bíblia. Creio que depois de ler esse estudo você entenderá com clareza o que Deus tem a nos dizer quando os ossos são mencionados. Tudo o que está escrito na Palavra de Deus tem o seu significado e o seu propósito; busque sempre em Deus a revelação, que Ele te esclarecerá. Pois Ele nos prometeu quando disse: “Clama a mim, e eu te responderei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que ainda não sabes” (Jr 33:3). Ele quer nos revelar a Sua Palavra, mas para que isso aconteça temos que clamar e buscar a Sua face e o Seu poder continuamente.
 
Particularidades dos ossos:
 
- Os ossos são a base do corpo humano. Base é estrutura. Logo podemos dizer que base é principio, é essência, é firmeza, é solidez.
 
- O osso é um tecido vivo com imensa capacidade de se refazer. Em caso de fissura ou fratura o osso regenera-se totalmente.
 
- Os ossos crescem até o inicio da vida adulta, mesmo depois que param de crescer. Eles passam por um processo de formação continua, renovando-se ao longo de toda vida. Os ossos velhos são absorvidos por células criando espaço para que se produzam novos tecidos.
 
Baseado nesses princípios naturais dos ossos, e nos versículos que leremos a seguir, concluímos que: espiritualmente ossos simbolizam a vida espiritual do homem e da mulher.
 
Vejamos:
 
Salmos 32: 3 - O salmista confessa que enquanto ele se calou os seus ossos envelheceram. Mas como? Como os seus ossos naturais poderiam envelhecer se a Ciência diz que os ossos se renovam continuamente? No contexto do capitulo fica claro que enquanto ele não tinha confessado o seu pecado os seus ossos estavam envelhecendo, ou seja, se ele não confessasse o seu pecado, a sua vida espiritual iria envelhecer, morrer, sucumbir. Devemos todos os dias fazer um concerto com o Senhor e confessar os nossos pecados, para que venhamos ter crescimento espiritual em todos os dias das nossas vidas.
 
Jó 2:5 – “Estende, porém, a tua mão, e toca-lhe nos ossos e na carne e verás se não blasfema de ti na tua face”.
Nesta passagem o diabo pede para que Deus toque em Jó, alegando com isso que Jó O negaria. Só que o diabo pede não só para que Deus toque na carne de Jó, mas para que Deus toque nos ossos de Jó. Isso significa que Satanás queria atingir a vida espiritual de Jó. Mas ele só conseguiu tocar na carne de Jó, pois a vida espiritual de Jó estava intacta e integra diante de Deus.
Amados, Satanás tem sede das nossas almas. Ele quer tocar na nossa vida espiritual, pois só assim perdemos o contato com Deus. E se a vida espiritual estiver degenerada, Satanás entra e passa a dominar o homem, fazendo desse homem a sua imagem e semelhança .
 
Mas na vida de Jó, Satanás foi derrotado, e, será também na sua, se tão somente você guardar os seus ossos (vida espiritual) em Cristo e se encher cada vez mais da Sua Palavra. Nunca se esqueça de que o nosso Deus é quem está no controle, e Satanás só vai até onde o nosso Deus permite. A palavra final está com o nosso Deus.
Satanás te apresentará situações para te conduzir ao pecado, mas você tem o livre arbítrio e pecará se quiser. Jó decidiu ser fiel ao Senhor e no final da sua prova Deus virou o seu cativeiro, lhe restituindo tudo em dobro.
 
Salmos 6:2 – “Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor porque os meus ossos estão perturbados”.
Em meio a angústia e a adversidades devemos clamar ao Senhor por suas misericórdias, e pedir ao Senhor para que cure a nossa alma. Os ossos se perturbam quando é travada aquela batalha do nosso espírito contra a nossa carne; é quando lutamos para não pecarmos contra o nosso Deus. Nesses momentos não pense que você sozinho é capaz de vencer! Essa luta só é vencida com a ajuda do Espírito Santo, quando O convidamos para guerrear por nós, e ser o Senhor das nossas vidas. Por isso quando você estiver se sentindo fraco, e o seu espírito perturbado, clame ao Senhor, pois não falhará e te enviará socorro, pois Ele é o socorro bem presente na hora da angustia (Sl 46:1).
 
Em 2 Reis 13:21, há o relato sobre a morte de Eliseu, e, de um homem, que foi lançado na sua sepultura, e após ter tocado em seus ossos, o homem ressuscitou. Isso significa que a unção, a base, a essência que estava na vida de Eliseu não havia morrido, e que ainda estava pairando naquele lugar. Não foram os ossos em si que operaram o milagre, mas a unção que nunca morre foi que realizou aquele prodígio, mesmo depois de Eliseu estando morto.  A unção que tinha Eliseu ainda estava em evidência, devido ao fato dele ter tido uma vida integra e cheia da Palavra de Deus. Isso nos leva a entender que mesmo quando partimos desta terra, a unção que há em nós poderá realizar proezas para honra e glória do nosso Deus.
 
João 19:36 nos relata a respeito dos ossos de Cristo que não foram quebrados. Isso tem um simbolismo fantástico! Os ossos de Cristo não podiam ser quebrados, pois simbolizavam a sua vida espiritual, a sua comunhão com Deus. A sua essência, o seu principio não podia ser quebrado. Mostrando-nos com isso que a nossa essência, a nossa base espiritual não pode ser quebrada, pois Ele venceu, e nos dá o poder de vencer. Ele deu o brado:Está consumado! E consumou a sua vontade, e todos os dias nos dá forças, nos renova, para que tenhamos estreita comunhão com o Pai através do Seu Sangue. E é essa comunhão que nos liga a Deus, que impede Satanás quebrar a nossa vida, pois estamos guardados pelo Sangue do Cordeiro e pela Palavra do Testemunho e que nos faz vencer (Ap 12:11).
 
Gênesis 50:25 -  Nessa passagem, José fez os filhos de Israel jurar que tirariam os seus ossos da terra do Egito. E quatrocentos anos depois os filhos de Israel cumpriram a sua palavra, e levaram para Canaã os ossos de José. Essa passagem nos revela que a nossa vida espiritual não pode ficar enterrada no Egito (no mundo), mais na Canaã celestial que é o céu. Por isso José se preocupou tanto, e pediu aos seus irmãos que não deixassem os seus ossos no Egito. E essa uma lição ficou para nós: que a nossa essência não pode ser enterrada no mundo que jaz no maligno.
 
Ezequiel 37:1-14 - Esse episódio fala dos ossos sequíssimos que Deus mostrou a Ezequiel em uma visão. Esses ossos sequíssimos simbolizam a vida espiritual do povo de Israel. Israel estava morto em suas práticas de iniqüidades e transgressões. A expressão ossos sequíssimos, sugere um estágio avançado de degradação na vida espiritual do povo de Israel. Há muitos anos o povo de Israel estava padecendo por falta de entendimento, por isso Deus permitiu o cativeiro, mas logo fez a promessa que ressuscitaria o seu povo. Essa palavra se cumpriu em parte quando Israel foi liberto do cativeiro, e quando foi considerada uma nação independente. Resta se cumprir a segunda parte, que se dará quando Israel na guerra do Armagedom, reconhecer que Jesus Cristo é o Senhor.
 
Nesta hora, profetiza sobre a tua vida! Profetiza em nome de Jesus a tua vitória, pois os teus sonhos, a tua esperança, a tua paz, ressuscitarão quando você estiver fazendo uso da Palavra de Deus.
Quando Ezequiel obedeceu a Palavra e Deus lhe deu para profetizar, começaram a surgir tendões, nervos, carne, pele, sobre aqueles ossos. Deus quer fazer surgir hoje em tua vida uma restauração tal, que muitos venham dizer: Como pode ser? Pode ser porque Deus é o mesmo que operou no passado. Hoje Ele quer operar em tua vida! E como Ele deu vida aqueles ossos, que aparentemente ,não havia mais esperança, hoje Ele vai renovar as tuas forças, creia! Ele te ressuscitará espiritualmente.
 
Assim como em casos de fissura e fratura, os ossos regeneram-se totalmente, Deus quer regenerar a tua vida espiritual. Não importa o erro, ou o pecado que você cometeu. Deus quer te renovar, e te dar uma nova chance.
 
O que Deus tem para a tua vida é algo extraordinário, e Satanás tentará sempre para ver se você desistirá. Mas prossiga, se concerte com o Senhor, e seja mais que vencedor.
 
Isaias 58:11 diz: “E o Senhor te guiará continuamente fartará a tua alma em lugares secos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial cujas águas nunca faltam”.
Deus quer fortalecer a tua vida espiritual, e te colocar como fonte de bênçãos na vida de todos os que te cercam.
Deus quer que as águas, que é a Sua Palavra, nunca falte em tua vida, e que você venha alimentar os famintos e sedentos de Deus.
 
Isaias 66:14 diz: “Vós o vereis, e alegrar-se-á o vosso coração, e os vossos ossos reverdecerão como a erva tenra; então, o poder do Senhor será notório aos seus servos, e Ele se indignará contra os seus inimigos”.
Deus tirará toda a sequidão da tua vida, e te fará reverdecer, e todos os teus inimigos saberão que não há outro Deus senão o Senhor.
Toma posse da vitória! Mergulha na Palavra e Deus te abençoará rica e abundantemente
Se os teus ossos estão secos, clame ao Senhor!
Hoje Ele avivará a tua vida e te ressuscitará para o louvor e glória do Seu Nome.
 
 
 
Cristina Silvano /cris-silvano@hotmail.com
 

A Arca da Aliança

A arca da aliança para Israel, simbolizava a presença de Deus. Era através do propiciatório que Deus manifestava a sua shekinah. Para nós não somente a arca, mas todos os utensílios do templo, apontam para Cristo; Ele é a nossa arca e a presença constante de Deus em nós.
Pela misericórdia de Deus e com a indispensável ajuda do maravilhoso Espírito Santo, iremos analisar profundamente, a arca e os objetos existentes dentro dela.
 
Em Êxodo 25:10-22, lemos os detalhes a respeito da arca.
Vejamos algumas de suas particularidades :
 
A arca era de madeira e coberta de ouro, por dentro e por fora (vs 10,11)
Na simbologia bíblica, árvore e madeira é símbolo do homem. Isto significa que Cristo veio aqui na terra como homem (madeira), mas foi revestido da glória de Deus (ouro). Farás sobre ela uma bordadura de ouro ao redor (Revista e Atualizada). Algumas versões dizem: Uma coroa de ouro em redor (Revista e corrigida). Uma moldura de ouro ao redor (Thompson). Entendemos com isso que a vida de Cristo seria marcada com um sinal glorioso, e que todos veriam esses sinais de glórias em Sua vida. Essa marca sobre arca simbolizava a aprovação da vinda e do ministério de Cristo aqui na terra.
 
Quatro argolas de ouro e as porás nos quatro cantos dela... (vs 12)
Quatro na numerologia bíblica é o número que envolve uma operação de Deus que abrange os quatros cantos da terra. Essas quatro argolas simbolizam a aliança de Deus por meio de Cristo e que alcançaria os quatro cantos da terra. Deus estabeleceu a aliança com o homem fazendo a Sua parte: “Amando o homem de tal maneira que enviou o Seu Filho ao mundo, para que todo aquele que Nele crê não pereça mais tenha a vida eterna” (Jo 3:16). Agora o homem, também tem de fazer a sua parte nesta aliança, que é: Aceitar o senhorio de Cristo em sua vida, sendo fiel a Palavra de Deus até o fim.
 
Farás também varas de madeira de acácia e os cobrirás com ouro; (vs 13)
Deus perguntou a Jeremias: “Que vês tu, Jeremias? E Jeremias Lhe respondeu:Vejo uma vara de amendoeir; e disse-lhe o Senhor: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir” (Jr. 1:11,12). A vara é dos símbolos da Palavra. Isso significa que a Palavra de Deus (Cristo) seria glorificada e revelada ao mundo. A Palavra de Deus proclama a Sua Glória e Sua Majestade ao mundo. É necessário nos rendermos todos os dias a essa palavra para que a nossa vida reflita essa glória ao mundo que está em trevas.Somente com a Glória da Palavra libertaremos os cativos, que são presas fáceis nas garras do diabo.
 
Meterás os varais nas argolas aos lados da arca, para se levar por meio deles a arca (vs 14).  Isto significa que: É a Palavra de Deus que traz a aliança para os homens; sem a Palavra, os homens nunca alcançariam a aliança com o seu Deus; é a Palavra que nos aproxima mais do Senhor; é a Palavra que nos mantém em constante comunhão com o nosso Deus; é a Palavra que se fez carne e habitou entre nós; é a palavra que nos mantém de pé, que nos levanta e que nos dá a vitória todos os dias.
 
Os varais ficarão nas argolas da arca e não se tirarão dela (vs 15).
A vontade de Deus para as nossas vidas é que a palavra de aliança, que a Sua glória revelada a nós por meio de Cristo, nunca seja tirada das nossas vidas. O propósito de Deus para com o Seu povo é o de sempre está presente nas horas da angústia, das dificuldades, das tribulações. Ele quer que venhamos sempre estar em Sua presença. Ele não quer retirar a Sua presença e a Sua Palavra das nossas vidas. Observe a expressão: “Não se tirarão dela”. A palavra da aliança que uma vez nos foi entregue por meio de Cristo, não será tirada. Há a vontade de Deus de estar em aliança com o Seu povo. Não será tirada se cumprirmos a nossa parte, pois se negligenciarmos, nas nossas próprias atitudes, de pecar, e praticar a iniqüidade nos afastarão da aliança, e da vontade de Deus.
 
O propiciatório: Era a tampa da arca. Era no propiciatório que o sangue do sacrifício era aspergido pelo sumo sacerdote. É através do sangue de Cristo que somos perdoados dos nossos pecados. Cristo é o nosso propiciatório. Paulo diz que Ele se fez propiciação pelos nossos pecados. Era por cima do propiciatório que Deus vinha e falava com o sumo sacerdote. Isto significa que através do Seu Filho e do Seu sacrifício, Deus se revela ao homem.
 
Os dois querubins em cima do propiciatório, tinham as faces voltadas um para o outro, olhando para o propiciatório (vs 20).
Esses querubins simbolizavam a presença de Deus. Os querubins voltados para o propiciatório significava a aprovação de Deus, apontando para o sacrifício expiatório do Seu Filho na cruz do calvário.
O numero dois é o número do testemunho, da confirmação. Deus estava confirmando, através dos querubins, que sempre estaria presente, cuidando e dando vitória ao Seu povo, enquanto o mesmo estivesse voltado para Cristo.
Enquanto estivermos voltados para a Palavra, Deus sempre estará presente em nossas vidas, aprovando a obra por nós realizada.
Dentro da arca continha: As tábuas da lei, um pote de maná, e a vara de Arão.
Esses elementos têm dupla simbologia.
 
Primeira simbologia:
As tábuas da lei simbolizam o Pai, que trouxe para Moisés a antiga aliança. A vara simboliza o Espírito Santo, que nos convence do pecado, da justiça e do juízo. O pote de maná, simboliza Cristo, que é a nova aliança revelada ao homem, e é o pão vivo que desceu do céu.
 
Segunda simbologia:
As tábuas da lei simbolizam a Palavra que condena, pois se o homem não guardar os mandamentos, será condenado e lançado no fogo eterno. A vara de Arão simboliza a Palavra que corrige. A Palavra de Deus sempre nos corrige e nos alerta para não cairmos no pecado. O pote de maná simboliza a Palavra que salva, que nos liberta, e que alimenta as nossas almas.
 
Só quem podia tocar na arca eram os levitas, dos filhos de Coate (Nm 4:15). Quando Uzá, com boa intenção, pensando que poderia ajudar e tocou na arca, logo foi fulminado. Pois a ordem de Deus tem de ser cumprida custe o que custar. Deus não precisa da nossa ajuda. Ele é soberano. É Ele quem determina as regras, e como servos que somos, obedecemos.
Esse episódio simboliza a condução de Cristo ao calvário. Quem tentasse impedi-Lo de cumprir a Sua missão, morreria; pois era plano e propósito de Deus que Cristo chegasse até a cruz.
 
Quando a arca estava em Bete- Semes os homens foram feridos porque olharam para dentro da arca do Senhor. Deus havia ordenado que ninguém poderia olhar para os objetos sagrados para que não morressem (Nm 4:20). Eles demonstraram falta de temor e de reverência pela Palavra de Deus. Isso significa que quem escarnece de Cristo e não guarda a Sua Palavra, a própria Palavra os julgará e os matará.
 
A arca estava presente no primeiro templo, significando a oportunidade que Deus estava dando ao Seu povo de se arrependerem e se converterem dos seus maus caminhos, e de terem os seus pecados redimidos através do sangue do cordeiro.
A arca foi tirada do meio do povo de Israel e levada por outros povos, simbolizando com isso a rejeição do povo judeu ao Messias, e a aceitação dos gentios.
 
 No segundo templo, a arca não estava mais presente, ou seja, devido a dura cerviz, ao pecado de rebeldia, de idolatria, a presença de Deus havia se retirado. Esse segundo templo era menosprezado devido à ausência da arca. Se Cristo não estiver em nossas vidas, nada valerá a pena, pois é a Sua presença que nos dá forças, e nos torna mais que vencedores. Mas Deus havia lhes dado mais uma chance, a promessa de que: “A glória desse segundo templo será maior do que a do primeiro”. Pois agora o Seu filho estaria presente no templo, em carne, pois agora não seria mais simbolicamente e sim pessoalmente. Significando com isso que Deus estava dando uma oportunidade única do Seu povo se arrepender e de aceitar o Seu Filho Amado. Foi no segundo templo, que Cristo foi apresentado, e Simeão e Ana viram a glória de Deus. Foi no segundo templo que Cristo pregou, e operou sinais e maravilhas.
 
A arca da aliança desapareceu, nem a arqueologia encontrou nada a respeito da arca. Esse acontecimento simboliza a morte, ressurreição, e ascensão de Cristo. Até hoje nunca foi encontrado o corpo de Cristo, por mais que a ciência tente nunca irá encontrar, pois Ele ressuscitou e está vivo, e está assentado à direita do Pai, intercedendo por nós.
 
A cada dia devemos valorizar mais e mais a presença de Deus em nossas vidas, pois Ele prometeu que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos.
O preço já foi pago lá na cruz, a arca de Deus agora reside em nós que somos templo e morada do Seu Espírito. Se não valorizarmos a Sua Palavra, acontecerá conosco o que aconteceu com Israel: A glória de Deus ausentou-se do templo, e o povo foi destruído porque rejeitou o conhecimento, a palavra revelada que teve seu cumprimento em Cristo.
Que por meio desse estudo, Deus venha a cada dia, abrir o nosso entendimento para compreendermos e praticarmos a Sua Palavra.
 
 
 
Por: Cristina  Silvano /cris-silvano@hotmail.com

Deus é Deus de propósitos; e Ele quer que Seus filhos vivam uma vida com propósitos

Propósito é uma decisão; e como a nossa vida é composta de escolhas e decisões, decidimos servir a Cristo e ir com Ele até a morte.
Em Lucas 9:51 diz que: “Jesus manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém”. Já estava aproximando-se o tempo do mestre cumprir a Sua missão e Jerusalém seria o lugar onde esse propósito seria consumado. O nosso Senhor manteve-se firme até o fim. Ele manteve firme o propósito de nos amar e se entregar por amor as nossas vidas. Temos que, a cada dia, manter firme o propósito de irmos ate o fim, mesmo mediante a aparição das lutas, das dificuldades e as sugestões do diabo. Se, não mantivermos firme o nosso propósito, com certeza, seremos abatidos e destruídos e com isso não veremos a glória de Deus.
 
O nosso Deus é um Deus de propósito. Ele manteve firme o  propósito de enviar o Seu Filho a este mundo para morrer e nos salvar da condenação do inferno. Esse Deus de propósito, nos amou de uma tal maneira que não voltou atrás na decisão que tomou; foi separado do Seu Filho, mas cumpriu o Seu propósito, o Seu objetivo que era o de nos redimir e salvar as nossas vidas da condenação eterna.
 
Jesus tinha um propósito: O de cumprir a Sua missão. Missão essa determinada pelo Pai, em que Ele aceitou e cumpriu até o fim. E do alto daquela cruz Ele bradou: “está consumado”. Ele quis dizer: Cumpri a minha missão e mantive firme o propósito. Cumpri o meu objetivo e agora estou com vocês todos os dias até a consumação dos séculos.
 
O Espírito Santo tem um propósito, um objetivo, que é o de: Convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo. Todos os dias Ele fala ao nosso espírito e nos consola, nos exorta, nos edifica, e intercede por nós com gemidos inexprimíveis, pois não sabemos orar como convém. Devemos seguir como exemplo o nosso Deus (Pai, Filho, Espírito Santo), que mantiveram firme o propósito por amor as nossas vidas. Devemos a cada dia manter firme o propósito de amar a Palavra de Deus e cumpri-la, sermos praticantes dessa Palavra maravilhosa e com isso honrarmos o nosso Senhor e Rei.
 
Quem vive a vida com propósitos, decide cumprir a Palavra de Deus, custe o que custar, mesmo que isso custe a sua própria vida. Somente uma pessoa que tem propósito abre os seus lábios e declara como declarou o apóstolo Paulo: “Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”.
Quem tem propósito, tem um objetivo, tem um alvo, e esse alvo é o céu. Quem tem propósito passa por provas, pois,  Deus irá nos provar. E através das provas saberemos se colocaremos o nosso propósito de servir a Deus em primeiro lugar ou se desistiremos diante da primeira dificuldade. Não desista! Não esqueça que em Cristo somos mais que vencedores.
 
Na bíblia encontramos vários servos do Senhor que tiveram um propósito e cumpriram até o fim o seu objetivo, mas um que me chamou a atenção foi o servo aprovado Daniel.
Vejamos:
Daniel manteve firme o propósito de não se contaminar com os manjares do rei, pois comer esses alimentos significava que com isso a pessoa estava prestando um ato de lealdade aos deuses pagãos. E o único Deus que Daniel era leal, somente ao Deus da bíblia, o único e verdadeiro Deus.
 
Daniel tinha o firme propósito de orar três vezes ao dia, ele tinha propósitos que exaltava e glorificava a Deus. Para Daniel, nada era mais importante do que obedecer a Deus. Nada era mais importante do que manter a comunhão com o seu Deus.
 
Algumas características que tem na vida de quem tem propósitos:
1 - Quem tem uma vida com propósitos: Age diferente de todos os que estão a sua volta. Em Daniel 1:8 isso aparece claramente. Daniel não esperou Sadraque, Mesaque, e Abedenego tomarem alguma decisão, ele mesmo tomou a iniciativa de não se contaminar com os manjares do rei. Ninguém tomou essa decisão, mas Daniel tomou a iniciativa, pois, para ele o mais importante era agradar a Deus e não aos homens. Não devemos esperar ninguém fazer algo para fazermos também, temos que sempre buscar em Deus a direção e agirmos diferente de todos os que estão a nossa volta. Pois quem age dessa maneira é recompensado por Deus, pois aos amigos de Daniel Deus deu o conhecimento, e a inteligência em todas as letras, mas a Daniel deu entendimento em toda visões e sonhos ((1:17).
Seja fiel a esse Deus maravilhoso e será dito a teu respeito: mas ao Meu servo, foi dado algo diferente, pois Deus honra aqueles que o coloca em primeiro lugar.
 
2 – Quem tem uma vida com propósitos: Não se curva diante da lei dos homens.
Pois o mais importante é a lei do seu Deus. Quando Daniel ficou sabendo do decreto do rei, ele entrou no seu quarto e fez o que ele sempre fazia, foi orar ao seu Deus. Não se importou com as leis humanas, pois ele tinha um propósito e iria cumprir até o fim, mesmo que isso custasse a sua própria vida. Valorize a liberdade que você tem de servir ao Senhor, mas mesmo que venha um decreto dizendo que você está proibido de cultuar ao Senhor, não se intimide. Seja fiel até o fim, pois o Deus de Daniel é o mesmo, e continua livrando os Seus servos da boca dos leões, como fez com o Seu servo Daniel (6:10).
 
É amado e desejado de Deus, e Deus o olha de maneira diferente.
Em Daniel 9:23, o anjo diz para Daniel que ele é homem mui amado, e no 10:11 e 19 diz que Daniel é homem mui desejado. As atitudes de Daniel de confiar e cumprir a palavra mantendo firme o propósito de servir ao senhor, e não negar o seu Nome; agradou tanto a Deus ao ponto de Deus o chamar de homem mui amado e desejado. Uma pessoa desejada é aquela que todos têm o prazer de estar próximo a ela, é uma pessoa agradável e amável.
Deus quer nos encontrar nesta hora, e declarar ao nosso respeito: Não temas servo mui amado e desejado. Eu Sou contigo! Tenho prazer em estar contigo, pois, verdadeiramente, amas a Minha Palavra.
 
4 – Quem tem uma vida com propósito: Suas orações são ouvidas e Deus manda respostas. Deus disse pra Daniel: “Não temas, porque desde o primeiro dia, em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras” (10:12).
Que coisa maravilhosa! Deus mandou resposta porque as palavras de Daniel dirigidas a Ele, em forma de oração, tocou o Seu coração e Ele enviou a resposta ao Seu servo.
Deus quer nos responder, mas Ele quer ouvir a voz da nossa súplica, do nosso clamor. Como diz um pastor que conheço: “A oração que Deus responde é aquela que eu creio que Ele recebeu.” Mantenha firme o propósito de servir ao Senhor e não desanime! Com toda certeza Ele te dará a resposta e você cantará o hino da vitória. Tão somente mantenha firme o propósito.
 
5 – Quem tem uma vida com propósito: O nome de Deus é exaltado através da sua vida. Quando Daniel foi lançado na cova dos leões, o rei Dario no dia seguinte foi até lá e quando viu que Daniel estava vivo declarou em alto e bom som que não existia Deus como o Deus de Daniel. Até fez um decreto em que todos deveriam temer e tremer diante do Deus vivo que livrou a Daniel da cova dos leões (6:26,27). Deus quer que todos olhem para você e vejam frutos e que através do teu testemunho de vida, todos exaltem e glorifiquem ao Senhor; e que através da tua vida todos desejem servir ao Deus que você serve.
 
Como está a tua vida? Você tem propósitos diante de Deus? O propósito que você tem é um propósito que glorifique ao Senhor? Ou é um propósito que somente satisfaça o seu eu e a sua vontade? “Muitos propósitos há no coração do homem, mas o conselho do Senhor permanecerá” (Pv 19:21). O propósito que Deus quer ver em nossos corações é o de buscarmos o Seu reino em primeiro lugar, crendo em Sua promessa e que as demais coisas serão acrescentadas. Pois “Ele é o mesmo, ontem, hoje, e será eternamente”.
Muitos propósitos podem surgir em nossos corações, mas sempre deveremos orar e consultar ao Senhor para sabermos se aquilo é o melhor de Deus para as nossas vidas.
Se assim fizermos, como Ele foi com Daniel, será conosco.
S assim fizermos, veremos todos os nossos propósitos em Deus serem cumpridos.
 
 
Por Cristina Silvano /cris-silvano@hotmail.com  

Deus fala? Quem está falando com você: Deus, o homem, ou o diabo?

Verdadeiramente Deus fala! E eu aposto a minha vida, pois já ouvi e ouço a Sua voz. O que está faltando na vida de algumas pessoas é o dom de discernimento de espíritos. Com esse dom em nossas vidas, discernimos quem está falando: se é Deus, o homem, ou o próprio diabo. Pois, esse se utiliza dos seus servos e tenta confundir muitos crentes fracos, pois não tem o conhecimento da Palavra. Quantas vezes presenciei o diabo usando alguém e falando até em línguas estranhas, dentro das igrejas. E pode ter certeza que ele é um imitador das coisas de Deus.
 
Existem várias maneiras de Deus falar. E Ele fala como quer! Fala através de: Sonhos; visões; fala diretamente do Espírito Dele ao nosso; através de profetas, e etc. Mas, eu tenho observado que existem muitas confusões na cabeça das pessoas, principalmente, no meio chamado pentecostal. Alguns tradicionais acham mais fácil dizer que não existe o batismo com o Espírito Santo, o falar em línguas, e os dons. Eles na verdade dizem isso, porque não estão preparados espiritualmente, devido à tamanha confusão que existe no meio pentecostal, então, acham mais cômodo dizer que tais coisas não existem. A coisa é tão séria que nesse meio tradicional, que quando uma pessoa é possuída por espíritos malignos, a liderança manda leva-la para os fundos da igreja, para dar-lhe água com açúcar para acalmá-la. Isso é um absurdo! Dizer que não existe manifestação demoníaca, e que não existe o batismo com o Espírito Santo, isso para mim é negar a Palavra, pois vemos isso claramente na bíblia.
 
Devemos ter o discernimento para saber quando é o homem que fala, quando é Deus quem fala, e quando é o diabo quem fala.
 
Vejamos:
 
Quando é o homem quem fala: Às vezes o tal profeta até é usado por Deus, só que ele acrescenta algo que Deus não mandou. Deus lhe diz: Fala x para o meu servo! Ele fala x, mas logo em seguida acrescenta o y, e esse y foi da cabeça dele, Deus não o mandou falar. Com essa atitude pode ter a certeza que Deus cobrará duramente dele. Mas, e a pessoa que recebeu a palavra e pensa que o y também foi de Deus? Infelizmente ela ficará esperando e nada acontecerá, pois Deus não honra a palavra dada por homens, e sim, a Sua própria Palavra. Então, o que fazer? Busque o dom de discernimento que você jamais será enganado por esses profetas de meia tigela. Existem “profetas” que só querem sair por aí dando cambalhotas, pulando, (entenda, não que Deus não possa usar alguém assim, estou falando dos falsos) gritando, “profetizando”, mas as suas vidas são um escândalo. Dão mal testemunho dentro de casa, na vizinhança, são pedras de tropeço e são totalmente vazios da Palavra de Deus. O Espírito de Deus só habita onde a Palavra Dele está. É assim desde o princípio, pois o espírito de Deus pairava sobre a face das águas, e água é símbolo da Palavra. Portanto, é inadmissível que essas pessoas não conheçam nada da Palavra e se intitulem profetas de Deus. Com toda certeza estão equivocadas! Elas são profetas de si mesmas e profetizam loucas mentiras, pois Deus só conta com quem se enche de Sua Palavra.
 
Numa certa ocasião, um camarada que se dizia profeta, falou com um servo do Senhor a seguinte frase: “Sabe como é né, eu não tenho conhecimento da Palavra, não leio muito a bíblia, mais comigo Deus fala direto. Não preciso saber muito a bíblia, comigo é assim!” Mentiroso! Hipócrita! Quem não conhece a Palavra, não conhece Deus. Não sabe quem é Deus, pois Deus se revela através da Palavra. Querem criar atalhos! Querem ser usados por Deus, mais levar uma vida de qualquer maneira. Profetizam falsamente em nome do Senhor (Jr. 14:14). Muitos, falam: eu quero ser como o apóstolo Paulo, Pedro, Elias e etc. Dizem que querem ser iguais a esses homens, mas não querem pagar o preço que eles pagaram. Teve um outro canalha que chegou na casa de uma pobre iludida, que era membro da igreja dele, e lhe disse: Deus me mandou aqui para lhe dizer que a senhora tem que pegar o seu cartão, e, ir comigo na loja tal (essa loja só vende roupas caras) comprar roupas para mim. A mulher pensando que era Deus falando, fez o que o canalha falou, e comprou muitas roupas para ele. Que absurdo! Ela caiu nessa mentira porque não tinha o conhecimento da Palavra. Como disse Oséias 6:4; “O meu povo está sendo destruído porque lhe faltou o entendimento”.
 
Observa a vida dos profetas antigos. Tantos os profetas maiores, quanto os menores, eram homens cheio do conhecimento da Palavra, e, eram obedientes a Palavra do Senhor. Atente para a vida de Elias, Eliseu, Micaias, Paulo, Pedro, e etc. Esses foram homens que profetizaram coisas gloriosas e que realmente viveram a Palavra de Deus. Não queriam agradar aos homens, e sim, a Deus. Por isso, esses loucos que vemos hoje dando cambalhotas, pulando, gritando, vazios da bíblia, que estão profetizando somente palavras boas para agradar os homens, pode ter a certeza de que não falam segundo a Palavra de Deus, mais sim, segundo as suas invencionices. Pois, quando a profecia vem de Deus, não passa pela mente do homem, ou seja, a pessoa não fica pensando no que vai falar, pois a Palavra já vem revelada, direto do Espírito de Deus ao espírito do homem. Portanto, se você está esperando e nada acontece, busque em Deus a direção
 
Quando é o diabo quem fala: Quando é o diabo que fala isso é tão notório que o crente que não percebe isso, deveria se envergonhar de dizer que é crente. Dias atrás eu ouvi o diabo usando uma mulher e tentando profetizar para um servo de Deus, falando em línguas estranhas; logo para o servo de Deus que é cheio do Espírito Santo e, que também, possui o discernimento de espírito. Ele o repreendeu, em nome de Jesus, e o demônio foi expulso. Quando o diabo fala tentando se passar por Deus, sentimos uma sensação horrível, um arrepio diferente e até calafrios. Isso incomoda de tal maneira, que somente clamando o sangue de Jesus, essa sensação horrível passa (digo por experiência própria). Portando, se um dia você se deparar com uma situação dessa, repreenda em nome de Jesus! Tome posse da autoridade que Deus te deu, e envergonhe o diabo, pois o objetivo dele é enganar e iludir, até mesmo aqueles que servem ao Senhor. Mas se você tiver o discernimento, jamais será enganada por Satanás, que veio para roubar, matar, e destruir.
 
Muitos estão ouvindo o diabo e estão pensando que é Deus quem está falando com eles. Estão agindo, dizendo que foi Deus quem os mandou fazer uma determinada coisa, quando na verdade foi o diabo quem os mandou. Vemos isso claramente na mídia, quando algumas seitas de fanáticos se suicidam, e deixam mensagens escritas dizendo que foi Deus quem os mandou praticar tal ato. Deus jamais mandará alguém tirar a sua própria vida, e nem tão pouco mandar alguém matar outro, e muito menos mandar alguém entrar em propriedade alheia, e sair quebrando tudo, pois o Deus da bíblia atua com decência e ordem; quem gosta de arruaça e vandalismo é Satanás e a cada dia está inspirando os seus servos para praticarem tais atos. Pois pessoas que se dizem crentes estão causando escândalos e envergonhando o nome do Senhor, e o pior, de tudo, estão usando o nome de Deus, dizendo que receberam ordem de Deus, quando na verdade, estão obedecendo ordem do diabo, pois não se pode servir a dois senhores. Já disse antes e repito: Satanás veio matar, roubar e destruir, e, estão destruindo muitos, que não têm o conhecimento e nem pratica a Palavra. Pois não adianta somente dizer que conhece. Tem de pôr em prática a Palavra de Deus, pois, também, o diabo conhece a bíblia, e a cita para enganar aqueles que não andam em vigilância.
 
Cuidado! Busque somente ouvir a voz de Deus, rejeite ouvir o diabo e as suas sugestões. 
Quando é Deus quem fala: Quando Deus fala é maravilhoso! Mesmo que seja um não, soa ao nosso espírito como um sim. Quando Ele fala, traz paz ao coração. Ele falou com Elias de uma brisa, com uma voz mansa e delicada. A Sua voz trouxe ânimo e devolveu a coragem ao profeta Elias. E com a força da Palavra de Deus, ele se levantou e fez a obra. Uma coisa que devemos ter muito cuidado é com as nossas emoções, nossos desejos, pois eles não são anulados quando Deus fala conosco. Às vezes, Deus te responde algo que, naturalmente, você não queria. Então, você se entristece. Porque você ficou triste, não quer dizer que não foi de Deus, mais sim, porque não era aquilo que você queria. Muitos homens de Deus (como: Jeremias, Moisés) se entristeceram e quiseram dar desculpas para Deus, pois eles queriam a bênção de Deus mais não queriam que fosse daquela forma; Eles próprios não queriam ter que liderar a multidão, ter que profetizar para um povo de dura cerviz. Mas era isso que Deus queria e assim lhes falou; restava-lhes aceitar ou não. Quando Deus fala, o nosso livre arbítrio não é anulado. Decidimos crer ou não naquela Palavra.

Muitos dizem: Se Deus falou acontecerá, pois Ele é fiel a Sua Palavra. É verdade! Ele é fiel a Sua Palavra e não ao homem. E Ele vai cumprir se estivermos guardando a Sua palavra e na posição que Ele quer. Muitos, quando Deus lhes falou fazendo promessas, estavam na posição que Deus queria. Depois, saíram da posição, se desviaram, se rebelaram. Vivendo uma vida de iniqüidade, às escondidas, mesmo estando indo a igreja, e acham que Deus vai cumprir o que prometeu. Vão continuar achando e esperando, pois Deus não se deixa escarnecer. Querem a benção, mas, não querem ser fiel, não querem se santificar. A promessa de Deus é condicional: Ele cumprirá a Sua parte, se fizermos a nossa. Ele cumprirá todas as Suas promessas, se andarmos em santificação, em novidade de vida, dando frutos e testemunhando do Seu Nome.

Para que as promessas te alcancem, você tem que estar na mesma posição em que Ele te colocou. Olha o exemplo de Saul! Deus tinha algo na vida dele. Ele desobedeceu e quis fazer as coisas à sua maneira; ficou para trás e viu Davi, o seu sucessor, crescendo diante dos seus olhos. É hora de você atentar e saber! Se não está se cumprindo, é porque foi o homem quem falou e não foi Deus. Ou é porque foi Deus quem falou, mais você não está mais na posição, se desviou dos propósitos Dele. E aquela benção que te esperava, você perdeu porque não vigiou. Devemos está a todo tempo atento à voz do Espírito Santo. “Se hoje ouvires a sua voz não endureçais o coração”.

Portanto, se na hora em que o profeta estiver te entregando a profecia, e na hora Deus te deu o discernimento de que ele está se usando, desmascare o tal profeta na frente de todos. Se Deus te deu o discernimento de que é Satanás, expulse-o em nome de Jesus.
Mas se você tem a certeza que é o Senhor, tema e trema, e não saia da posição! Faça como José! Mesmo sendo escravo de Potifar, rejeitou o  pecado do adultério e foi para a prisão. Entre a casa de Potifar e a prisão, ele ficou cerca de treze anos; na posição, fiel ao seu Deus. E sendo assim, as promessas de Deus o alcançou. Ele viu se cumprir literalmente tudo o que Deus o havia mostrado em sonhos. Ele foi abençoado grandemente e o nome do Senhor foi glorificado.

Muitos já saíram do centro da vontade do Senhor, e ainda não o reconheceram; não se humilharam diante do Senhor; estão esperando algo que já perderam. Pois, Deus é, e sempre será fiel, mas você tem que ser fiel a Ele. Aí sim, Ele cumprirá na tua vida o que Ele prometeu. Se encha da Palavra, viva a Palavra, espera no Senhor, porque o que Ele prometeu certamente cumprirá, mas se você não tiver saído do propósito. Peça ao Senhor e Ele te dará discernimento e nunca mais serás enganado, nem pelos homens, nem por demônios. Um pastor que conheço fez para o Senhor a seguinte oração: “Senhor me ensina a ouvir a tua voz”! E Deus o ensinou. E esse homem, é um profeta aprovado nas mãos de Deus. Pois Deus o ensinou e  ele aprendeu a ouvir a voz do Senhor. Nesta hora peça com confiança, que com toda certeza Ele te ensinará, e te dará um sinal, se é Ele ou não que fala contigo.

Tenha toda a certeza que Deus fala! Não fique triste, desanimado, se as coisas não estiverem acontecendo. Busque em Deus e peça para Ele te mostrar! Pois, se você souber a causa da demora do que você está esperando, terá a chance de se humilhar, de clamar ao Senhor, pois Ele é longânimo, e tem prazer em responder os Seus servos.
Fique atento, pois você pode ter recebido promessas de Deus, dos homens ou até mesmo de demônios. Se encha e pratique a Palavra, e, então não serás mais confundido. E o teu espírito estará afinado e apto para receber somente a Palavra que é viva e eficaz, que é mais penetrante do que a espada de dois gumes, que é a Palavra de Deus (Hb 4:12).

Por: Cristina Silvano / cris-silvano@hotmail.com

Jesus está voltando! Ele te ama e te chama vem!

Image Hosted by ImageShack.us