Translate

19 de fevereiro de 2011

Qual o significado dos ossos na bíblia?

Ao meditar na santa Palavra de Deus o Espírito Santo levou-me ao livro de Salmos 32:3 que diz: “Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido todos os dias”. E chamou-me a atenção, o porquê da bíblia mencionar tanto os ossos; busquei em Deus e Ele me revelou o significado dos ossos na bíblia. Creio que depois de ler esse estudo você entenderá com clareza o que Deus tem a nos dizer quando os ossos são mencionados. Tudo o que está escrito na Palavra de Deus tem o seu significado e o seu propósito; busque sempre em Deus a revelação, que Ele te esclarecerá. Pois Ele nos prometeu quando disse: “Clama a mim, e eu te responderei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que ainda não sabes” (Jr 33:3). Ele quer nos revelar a Sua Palavra, mas para que isso aconteça temos que clamar e buscar a Sua face e o Seu poder continuamente.
 
Particularidades dos ossos:
 
- Os ossos são a base do corpo humano. Base é estrutura. Logo podemos dizer que base é principio, é essência, é firmeza, é solidez.
 
- O osso é um tecido vivo com imensa capacidade de se refazer. Em caso de fissura ou fratura o osso regenera-se totalmente.
 
- Os ossos crescem até o inicio da vida adulta, mesmo depois que param de crescer. Eles passam por um processo de formação continua, renovando-se ao longo de toda vida. Os ossos velhos são absorvidos por células criando espaço para que se produzam novos tecidos.
 
Baseado nesses princípios naturais dos ossos, e nos versículos que leremos a seguir, concluímos que: espiritualmente ossos simbolizam a vida espiritual do homem e da mulher.
 
Vejamos:
 
Salmos 32: 3 - O salmista confessa que enquanto ele se calou os seus ossos envelheceram. Mas como? Como os seus ossos naturais poderiam envelhecer se a Ciência diz que os ossos se renovam continuamente? No contexto do capitulo fica claro que enquanto ele não tinha confessado o seu pecado os seus ossos estavam envelhecendo, ou seja, se ele não confessasse o seu pecado, a sua vida espiritual iria envelhecer, morrer, sucumbir. Devemos todos os dias fazer um concerto com o Senhor e confessar os nossos pecados, para que venhamos ter crescimento espiritual em todos os dias das nossas vidas.
 
Jó 2:5 – “Estende, porém, a tua mão, e toca-lhe nos ossos e na carne e verás se não blasfema de ti na tua face”.
Nesta passagem o diabo pede para que Deus toque em Jó, alegando com isso que Jó O negaria. Só que o diabo pede não só para que Deus toque na carne de Jó, mas para que Deus toque nos ossos de Jó. Isso significa que Satanás queria atingir a vida espiritual de Jó. Mas ele só conseguiu tocar na carne de Jó, pois a vida espiritual de Jó estava intacta e integra diante de Deus.
Amados, Satanás tem sede das nossas almas. Ele quer tocar na nossa vida espiritual, pois só assim perdemos o contato com Deus. E se a vida espiritual estiver degenerada, Satanás entra e passa a dominar o homem, fazendo desse homem a sua imagem e semelhança .
 
Mas na vida de Jó, Satanás foi derrotado, e, será também na sua, se tão somente você guardar os seus ossos (vida espiritual) em Cristo e se encher cada vez mais da Sua Palavra. Nunca se esqueça de que o nosso Deus é quem está no controle, e Satanás só vai até onde o nosso Deus permite. A palavra final está com o nosso Deus.
Satanás te apresentará situações para te conduzir ao pecado, mas você tem o livre arbítrio e pecará se quiser. Jó decidiu ser fiel ao Senhor e no final da sua prova Deus virou o seu cativeiro, lhe restituindo tudo em dobro.
 
Salmos 6:2 – “Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor porque os meus ossos estão perturbados”.
Em meio a angústia e a adversidades devemos clamar ao Senhor por suas misericórdias, e pedir ao Senhor para que cure a nossa alma. Os ossos se perturbam quando é travada aquela batalha do nosso espírito contra a nossa carne; é quando lutamos para não pecarmos contra o nosso Deus. Nesses momentos não pense que você sozinho é capaz de vencer! Essa luta só é vencida com a ajuda do Espírito Santo, quando O convidamos para guerrear por nós, e ser o Senhor das nossas vidas. Por isso quando você estiver se sentindo fraco, e o seu espírito perturbado, clame ao Senhor, pois não falhará e te enviará socorro, pois Ele é o socorro bem presente na hora da angustia (Sl 46:1).
 
Em 2 Reis 13:21, há o relato sobre a morte de Eliseu, e, de um homem, que foi lançado na sua sepultura, e após ter tocado em seus ossos, o homem ressuscitou. Isso significa que a unção, a base, a essência que estava na vida de Eliseu não havia morrido, e que ainda estava pairando naquele lugar. Não foram os ossos em si que operaram o milagre, mas a unção que nunca morre foi que realizou aquele prodígio, mesmo depois de Eliseu estando morto.  A unção que tinha Eliseu ainda estava em evidência, devido ao fato dele ter tido uma vida integra e cheia da Palavra de Deus. Isso nos leva a entender que mesmo quando partimos desta terra, a unção que há em nós poderá realizar proezas para honra e glória do nosso Deus.
 
João 19:36 nos relata a respeito dos ossos de Cristo que não foram quebrados. Isso tem um simbolismo fantástico! Os ossos de Cristo não podiam ser quebrados, pois simbolizavam a sua vida espiritual, a sua comunhão com Deus. A sua essência, o seu principio não podia ser quebrado. Mostrando-nos com isso que a nossa essência, a nossa base espiritual não pode ser quebrada, pois Ele venceu, e nos dá o poder de vencer. Ele deu o brado:Está consumado! E consumou a sua vontade, e todos os dias nos dá forças, nos renova, para que tenhamos estreita comunhão com o Pai através do Seu Sangue. E é essa comunhão que nos liga a Deus, que impede Satanás quebrar a nossa vida, pois estamos guardados pelo Sangue do Cordeiro e pela Palavra do Testemunho e que nos faz vencer (Ap 12:11).
 
Gênesis 50:25 -  Nessa passagem, José fez os filhos de Israel jurar que tirariam os seus ossos da terra do Egito. E quatrocentos anos depois os filhos de Israel cumpriram a sua palavra, e levaram para Canaã os ossos de José. Essa passagem nos revela que a nossa vida espiritual não pode ficar enterrada no Egito (no mundo), mais na Canaã celestial que é o céu. Por isso José se preocupou tanto, e pediu aos seus irmãos que não deixassem os seus ossos no Egito. E essa uma lição ficou para nós: que a nossa essência não pode ser enterrada no mundo que jaz no maligno.
 
Ezequiel 37:1-14 - Esse episódio fala dos ossos sequíssimos que Deus mostrou a Ezequiel em uma visão. Esses ossos sequíssimos simbolizam a vida espiritual do povo de Israel. Israel estava morto em suas práticas de iniqüidades e transgressões. A expressão ossos sequíssimos, sugere um estágio avançado de degradação na vida espiritual do povo de Israel. Há muitos anos o povo de Israel estava padecendo por falta de entendimento, por isso Deus permitiu o cativeiro, mas logo fez a promessa que ressuscitaria o seu povo. Essa palavra se cumpriu em parte quando Israel foi liberto do cativeiro, e quando foi considerada uma nação independente. Resta se cumprir a segunda parte, que se dará quando Israel na guerra do Armagedom, reconhecer que Jesus Cristo é o Senhor.
 
Nesta hora, profetiza sobre a tua vida! Profetiza em nome de Jesus a tua vitória, pois os teus sonhos, a tua esperança, a tua paz, ressuscitarão quando você estiver fazendo uso da Palavra de Deus.
Quando Ezequiel obedeceu a Palavra e Deus lhe deu para profetizar, começaram a surgir tendões, nervos, carne, pele, sobre aqueles ossos. Deus quer fazer surgir hoje em tua vida uma restauração tal, que muitos venham dizer: Como pode ser? Pode ser porque Deus é o mesmo que operou no passado. Hoje Ele quer operar em tua vida! E como Ele deu vida aqueles ossos, que aparentemente ,não havia mais esperança, hoje Ele vai renovar as tuas forças, creia! Ele te ressuscitará espiritualmente.
 
Assim como em casos de fissura e fratura, os ossos regeneram-se totalmente, Deus quer regenerar a tua vida espiritual. Não importa o erro, ou o pecado que você cometeu. Deus quer te renovar, e te dar uma nova chance.
 
O que Deus tem para a tua vida é algo extraordinário, e Satanás tentará sempre para ver se você desistirá. Mas prossiga, se concerte com o Senhor, e seja mais que vencedor.
 
Isaias 58:11 diz: “E o Senhor te guiará continuamente fartará a tua alma em lugares secos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial cujas águas nunca faltam”.
Deus quer fortalecer a tua vida espiritual, e te colocar como fonte de bênçãos na vida de todos os que te cercam.
Deus quer que as águas, que é a Sua Palavra, nunca falte em tua vida, e que você venha alimentar os famintos e sedentos de Deus.
 
Isaias 66:14 diz: “Vós o vereis, e alegrar-se-á o vosso coração, e os vossos ossos reverdecerão como a erva tenra; então, o poder do Senhor será notório aos seus servos, e Ele se indignará contra os seus inimigos”.
Deus tirará toda a sequidão da tua vida, e te fará reverdecer, e todos os teus inimigos saberão que não há outro Deus senão o Senhor.
Toma posse da vitória! Mergulha na Palavra e Deus te abençoará rica e abundantemente
Se os teus ossos estão secos, clame ao Senhor!
Hoje Ele avivará a tua vida e te ressuscitará para o louvor e glória do Seu Nome.
 
 
 
Cristina Silvano /cris-silvano@hotmail.com
 

Jesus está voltando! Ele te ama e te chama vem!

Image Hosted by ImageShack.us