Translate

19 de fevereiro de 2011

Deus é Deus de propósitos; e Ele quer que Seus filhos vivam uma vida com propósitos

Propósito é uma decisão; e como a nossa vida é composta de escolhas e decisões, decidimos servir a Cristo e ir com Ele até a morte.
Em Lucas 9:51 diz que: “Jesus manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém”. Já estava aproximando-se o tempo do mestre cumprir a Sua missão e Jerusalém seria o lugar onde esse propósito seria consumado. O nosso Senhor manteve-se firme até o fim. Ele manteve firme o propósito de nos amar e se entregar por amor as nossas vidas. Temos que, a cada dia, manter firme o propósito de irmos ate o fim, mesmo mediante a aparição das lutas, das dificuldades e as sugestões do diabo. Se, não mantivermos firme o nosso propósito, com certeza, seremos abatidos e destruídos e com isso não veremos a glória de Deus.
 
O nosso Deus é um Deus de propósito. Ele manteve firme o  propósito de enviar o Seu Filho a este mundo para morrer e nos salvar da condenação do inferno. Esse Deus de propósito, nos amou de uma tal maneira que não voltou atrás na decisão que tomou; foi separado do Seu Filho, mas cumpriu o Seu propósito, o Seu objetivo que era o de nos redimir e salvar as nossas vidas da condenação eterna.
 
Jesus tinha um propósito: O de cumprir a Sua missão. Missão essa determinada pelo Pai, em que Ele aceitou e cumpriu até o fim. E do alto daquela cruz Ele bradou: “está consumado”. Ele quis dizer: Cumpri a minha missão e mantive firme o propósito. Cumpri o meu objetivo e agora estou com vocês todos os dias até a consumação dos séculos.
 
O Espírito Santo tem um propósito, um objetivo, que é o de: Convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo. Todos os dias Ele fala ao nosso espírito e nos consola, nos exorta, nos edifica, e intercede por nós com gemidos inexprimíveis, pois não sabemos orar como convém. Devemos seguir como exemplo o nosso Deus (Pai, Filho, Espírito Santo), que mantiveram firme o propósito por amor as nossas vidas. Devemos a cada dia manter firme o propósito de amar a Palavra de Deus e cumpri-la, sermos praticantes dessa Palavra maravilhosa e com isso honrarmos o nosso Senhor e Rei.
 
Quem vive a vida com propósitos, decide cumprir a Palavra de Deus, custe o que custar, mesmo que isso custe a sua própria vida. Somente uma pessoa que tem propósito abre os seus lábios e declara como declarou o apóstolo Paulo: “Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”.
Quem tem propósito, tem um objetivo, tem um alvo, e esse alvo é o céu. Quem tem propósito passa por provas, pois,  Deus irá nos provar. E através das provas saberemos se colocaremos o nosso propósito de servir a Deus em primeiro lugar ou se desistiremos diante da primeira dificuldade. Não desista! Não esqueça que em Cristo somos mais que vencedores.
 
Na bíblia encontramos vários servos do Senhor que tiveram um propósito e cumpriram até o fim o seu objetivo, mas um que me chamou a atenção foi o servo aprovado Daniel.
Vejamos:
Daniel manteve firme o propósito de não se contaminar com os manjares do rei, pois comer esses alimentos significava que com isso a pessoa estava prestando um ato de lealdade aos deuses pagãos. E o único Deus que Daniel era leal, somente ao Deus da bíblia, o único e verdadeiro Deus.
 
Daniel tinha o firme propósito de orar três vezes ao dia, ele tinha propósitos que exaltava e glorificava a Deus. Para Daniel, nada era mais importante do que obedecer a Deus. Nada era mais importante do que manter a comunhão com o seu Deus.
 
Algumas características que tem na vida de quem tem propósitos:
1 - Quem tem uma vida com propósitos: Age diferente de todos os que estão a sua volta. Em Daniel 1:8 isso aparece claramente. Daniel não esperou Sadraque, Mesaque, e Abedenego tomarem alguma decisão, ele mesmo tomou a iniciativa de não se contaminar com os manjares do rei. Ninguém tomou essa decisão, mas Daniel tomou a iniciativa, pois, para ele o mais importante era agradar a Deus e não aos homens. Não devemos esperar ninguém fazer algo para fazermos também, temos que sempre buscar em Deus a direção e agirmos diferente de todos os que estão a nossa volta. Pois quem age dessa maneira é recompensado por Deus, pois aos amigos de Daniel Deus deu o conhecimento, e a inteligência em todas as letras, mas a Daniel deu entendimento em toda visões e sonhos ((1:17).
Seja fiel a esse Deus maravilhoso e será dito a teu respeito: mas ao Meu servo, foi dado algo diferente, pois Deus honra aqueles que o coloca em primeiro lugar.
 
2 – Quem tem uma vida com propósitos: Não se curva diante da lei dos homens.
Pois o mais importante é a lei do seu Deus. Quando Daniel ficou sabendo do decreto do rei, ele entrou no seu quarto e fez o que ele sempre fazia, foi orar ao seu Deus. Não se importou com as leis humanas, pois ele tinha um propósito e iria cumprir até o fim, mesmo que isso custasse a sua própria vida. Valorize a liberdade que você tem de servir ao Senhor, mas mesmo que venha um decreto dizendo que você está proibido de cultuar ao Senhor, não se intimide. Seja fiel até o fim, pois o Deus de Daniel é o mesmo, e continua livrando os Seus servos da boca dos leões, como fez com o Seu servo Daniel (6:10).
 
É amado e desejado de Deus, e Deus o olha de maneira diferente.
Em Daniel 9:23, o anjo diz para Daniel que ele é homem mui amado, e no 10:11 e 19 diz que Daniel é homem mui desejado. As atitudes de Daniel de confiar e cumprir a palavra mantendo firme o propósito de servir ao senhor, e não negar o seu Nome; agradou tanto a Deus ao ponto de Deus o chamar de homem mui amado e desejado. Uma pessoa desejada é aquela que todos têm o prazer de estar próximo a ela, é uma pessoa agradável e amável.
Deus quer nos encontrar nesta hora, e declarar ao nosso respeito: Não temas servo mui amado e desejado. Eu Sou contigo! Tenho prazer em estar contigo, pois, verdadeiramente, amas a Minha Palavra.
 
4 – Quem tem uma vida com propósito: Suas orações são ouvidas e Deus manda respostas. Deus disse pra Daniel: “Não temas, porque desde o primeiro dia, em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras” (10:12).
Que coisa maravilhosa! Deus mandou resposta porque as palavras de Daniel dirigidas a Ele, em forma de oração, tocou o Seu coração e Ele enviou a resposta ao Seu servo.
Deus quer nos responder, mas Ele quer ouvir a voz da nossa súplica, do nosso clamor. Como diz um pastor que conheço: “A oração que Deus responde é aquela que eu creio que Ele recebeu.” Mantenha firme o propósito de servir ao Senhor e não desanime! Com toda certeza Ele te dará a resposta e você cantará o hino da vitória. Tão somente mantenha firme o propósito.
 
5 – Quem tem uma vida com propósito: O nome de Deus é exaltado através da sua vida. Quando Daniel foi lançado na cova dos leões, o rei Dario no dia seguinte foi até lá e quando viu que Daniel estava vivo declarou em alto e bom som que não existia Deus como o Deus de Daniel. Até fez um decreto em que todos deveriam temer e tremer diante do Deus vivo que livrou a Daniel da cova dos leões (6:26,27). Deus quer que todos olhem para você e vejam frutos e que através do teu testemunho de vida, todos exaltem e glorifiquem ao Senhor; e que através da tua vida todos desejem servir ao Deus que você serve.
 
Como está a tua vida? Você tem propósitos diante de Deus? O propósito que você tem é um propósito que glorifique ao Senhor? Ou é um propósito que somente satisfaça o seu eu e a sua vontade? “Muitos propósitos há no coração do homem, mas o conselho do Senhor permanecerá” (Pv 19:21). O propósito que Deus quer ver em nossos corações é o de buscarmos o Seu reino em primeiro lugar, crendo em Sua promessa e que as demais coisas serão acrescentadas. Pois “Ele é o mesmo, ontem, hoje, e será eternamente”.
Muitos propósitos podem surgir em nossos corações, mas sempre deveremos orar e consultar ao Senhor para sabermos se aquilo é o melhor de Deus para as nossas vidas.
Se assim fizermos, como Ele foi com Daniel, será conosco.
S assim fizermos, veremos todos os nossos propósitos em Deus serem cumpridos.
 
 
Por Cristina Silvano /cris-silvano@hotmail.com  

Jesus está voltando! Ele te ama e te chama vem!

Image Hosted by ImageShack.us